Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

Ministro diz que Brasil não pretende dialogar com Otan por ameaça “descabida”

Ministro diz que Brasil não pretende dialogar com Otan por ameaça “descabida”
Mauro Vieira afirmou que a ameaça de sanção da Otan contra o Brasil é “totalmente descabida”. (Foto: EFE/André Coelho)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (17) que a ameaça de sanção feita pelo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, ao Brasil é “totalmente descabida”. Rutte alertou que os parceiros comerciais da Rússia podem ser atingidos por tarifas secundárias dos Estados Unidos contra Moscou.

Vieira destacou que o Brasil não pretende dialogar com a entidade. “Dialogar com a Otan, não. Nós não fazemos parte. A Otan, é preciso que fique claro: é uma organização militar, Organização do Tratado do Atlântico Norte. O Brasil não é parte, nem os outros dois países que o secretário-geral mencionou”, disse o chanceler em entrevista à GloboNews.

“Eu acho uma declaração dele totalmente descabida, fora de propósito, fora da área de competência dele. Ele tem que tratar da aliança militar”, acrescentou. Além do Brasil, o chefe da Otan afirmou que China e Índia também podem enfrentar sanções. Rússia, China, Índia e Brasil fazem parte do Brics, alvo de críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

VEJA TAMBÉM:

Na segunda-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aplicar tarifas de 100% sobre produtos importados da Rússia e impor uma taxação secundária no mesmo patamar a nações parceiras. O objetivo é forçar o líder russo, Vladimir Putin, a aceitar um acordo para interromper a guerra com a Ucrânia dentro de 50 dias.

A Otan é uma aliança militar formada por 31 países da América do Norte e da Europa. Vieira disse que “talvez” Rutte não saiba que a entidade “não tem alcance comercial”.

“Talvez ele esteja mal-informado, não saiba que é uma organização militar, não tem alcance comercial. Sobretudo porque, se for assim, países membros da Otan que são membros da União Europeia – e que comerciam com a Rússia e compram grandes quantidades de petróleo e de gás – teriam que ser também sancionados”, apontou o ministro.

O presidente dos EUA anunciou, no último dia 9, a taxação de 50% sobre produtos brasileiros. Além de motivos comerciais, Trump disse que o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e as decisões do ministro Alexandre de Moraes contra plataformas digitais americanas contribuíram para sua decisão.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.