Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedido do PSOL

Moraes decreta prisão preventiva de Alexandre Ramagem

Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin condenado a 16 anos de prisão.
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin condenado a 16 anos de prisão. (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decretou, nesta quarta-feira (19), a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão já foi remetida à Polícia Federal. Tanto a PF quanto a Procuradoria-Geral da República fizeram o pedido de prisão. A informação é da Globo News, daCNN Brasil e do portal Metrópoles. Em nota, a defesa de Ramagem disse que ainda não irá se manifestar.

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) recebeu a condenação de 16 anos de prisão na Ação Penal nº 2668 (núcleo 1), acusado de participar de um suposto planejamento de golpe de Estado no Brasil, entre o final de 2022 e 8 de janeiro de 2023. De acordo com uma reportagem do PlatôBR, Ramagem estaria nos Estados Unidos. Após a divulgação, a Câmara informou que ele não tem autorização para sair do país em missão oficial, e o PSOL pediu ao STF a sua prisão. No pedido ao Supremo, o PSOL alegou que Ramagem estaria tentando fugir da aplicação da lei penal, ao supostamente fugir para os Estados Unidos. A Polícia Federal estaria apurando a rota utilizada por Ramagem para deixar o Brasil. Não se sabe, porém, se a prisão tem relação com a suposta fuga, uma vez que a decisão está sob sigilo.

A PF acredita que o deputado saiu do país por meio de fronteira terrestre. Atualmente como "em exercício" nos sistemas da Câmara, Ramagem apresentou atestados, e continuou participando de atividades da Casa de forma remota. O deputado ainda não é considerado foragido, uma vez que não havia prisão preventiva decretada ou sentença transitada em julgado (sem possibilidade de recurso).

VEJA TAMBÉM:

Moraes ainda decidirá sobre prisão de Heleno e outros três

Além do deputado, o PSOL pediu a prisão do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, do general Augusto Heleno, do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres e do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira. De acordo com o partido, "há fatos amplamente divulgados pela imprensa" que detalhariam viagens internacionais dos réus, o que representaria risco de frustração da aplicação da lei penal. Moraes ainda não decidiu sobre esse pedido. No documento, o PSOL ainda citou o caso da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), como exemplo de supostos fugitivos.

Ramagem é acusado de coordenar um suposto esquema de monitoramento paralelo de autoridades públicas, caso que ficou conhecido como "Abin paralela".

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.