Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aos 86 anos

Morre Newton Cardoso, ex-governador de MG e um dos fundadores do MDB

Newton Cardoso também foi vice-governador de Minas Gerais, prefeito da cidade de Contagem e cumpriu três mandatos como deputado federal.
Newton Cardoso também foi vice-governador de Minas Gerais, prefeito da cidade de Contagem e cumpriu três mandatos como deputado federal. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Morreu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos, o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso. A informação foi confirmada pelo filho dele, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB-MG) — que na sexta-feira (31) já havia compartilhado uma nota sobre a internação do pai em um hospital de Belo Horizonte. A causa da morte não foi divulgada.

Um dos fundadores do MDB, Cardoso governou Minas Gerais entre 1987 e 1991. Também foi vice-governador do estado, prefeito da cidade de Contagem e cumpriu três mandatos como deputado federal. Além de político, era empresário dos setores agropecuário e siderúrgico.

Nas redes sociais, diversos políticos lamentaram a morte de Newton Cardoso. Entre eles o governador Romeu Zena (Novo-MG). “Minas Gerais se despede com pesar de Newton Cardoso, ex-governador que deixou sua marca na política. Sua trajetória, iniciada ainda na juventude, sempre foi marcada pelo diálogo, carisma e resiliência. Nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil”, disse.

“Minha solidariedade a todos os familiares, especialmente ao deputado federal Newton Cardoso Júnior, de quem fui colega na Câmara dos Deputados, e aos amigos e admiradores do ex-governador”, afirmou o senador Rodrigo Pacheco (PSD).

A executiva nacional do MDB também prestou condolências. “Como governador, marcou sua história pela enorme quantidade de obras que realizou e que até hoje são reconhecidas pelo povo mineiro”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.