Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sistema eleitoral

Motta anuncia comissão para discutir voto distrital misto

Motta anuncia comissão para discutir voto distrital misto
Motta informou que colegiado para analisar voto distrital será instalado após definições das comissões permanentes da Casa. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou a criação de uma comissão especial para discutir o projeto que estabelece o voto distrital misto nas eleições para deputados federais, distritais, estaduais e vereadores.

O colegiado será instalado após as definições das comissões permanentes da Casa. O projeto de lei 9212/17 estabelece que o eleitor deve votar diretamente em um candidato para representar seu distrito (sistema distrital) e também em um partido de sua preferência (sistema proporcional).

Hoje, as eleições para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores ocorrem na modalidade de voto proporcional. Nesse sistema, não se considera apenas a votação nominal (individual) do candidato, mas também o total de votos dados ao partido ou federação.

As propostas que dependem da avaliação de mais de quatro comissões são encaminhadas à uma comissão especial para facilitar a tramitação. O texto foi aprovado no Senado e enviado à Câmara.

Após se reunir com líderes partidários, Motta afirmou que a instalação das comissões deve acontecer depois do Carnaval, informou a Agência Câmara.

“Os líderes estão começando a discutir internamente, porque sempre tem um conflito. Mais de um partido sempre prioriza as comissões mais importantes. Espero poder resolver isso nos próximos dias e no início de março fazer a instalação”, disse.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.