Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Surpreendido pelo microfone

Múcio diz em reunião que fez mais que o Ministério das Mulheres “todinho”

O ministro da defesa, José Múcio, durante entrevista em que fala da invasão americana na Venezuela. (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A primeira reunião ministerial do ano de 2026 teve um momento inusitado envolvendo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o da Casa Civil, Rui Costa. Sem saber que o microfone ainda captava o som do que dizia, o primeiro disse que “fez mais” que o Ministério das Mulheres “todinho”, em tom de confidência. Rui Costa riu da declaração.

“A gente só aparece quando tem problema. Fiz mais do que o Ministério das Mulheres... Todinho!”, disse o ministro da Defesa. O titular da Casa Civil havia se desculpado por fazer uma apresentação de Powerpont sucinta para não tomar muito tempo do encontro. Costa se eximia de não ter incluído anteriormente um espaço para a pasta de Múcio em sua apresentação. O Ministério da Defesa explicou e contextualizou a declaração (leia a íntegra da nota mais abaixo).

VEJA TAMBÉM:

Costa deixou de elencar no espaço que tinha para falar das realizações de governo um balanço dos três anos da gestão do Ministério da Defesa sob Lula. É costume que o titular da Casa Civil apresente as realizações da gestão.

Inclusão feminina

Procurado, o ministério da Defesa explicou a aparente gafe. Segundo a pasta, está programada uma homenagem à primeira mulher que ocupará a patente de general do Exército, além do início do recrutamento de jovens, com o ingresso de quase 1,5 mil mulheres. O Ministério das Mulheres ainda não comentou o episódio.

“Teremos nesta quarta-feira, 1º de abril, a promoção da primeira general mulher do Exército, a médica Claudia Lima. E tivemos, no último dia 2 de março, o início do serviço militar voluntário feminino, com a entrada de 1.467 mulheres de 18 anos nas Forças Armadas”, disse o ministério em nota.

Confira a íntegra da explicação:

O contexto da fala do ministro José Mucio Monteiro ao ministro Rui Costa foi logo após a leitura da prestação de contas do governo, em que não é citada nenhuma realização do Ministério da Defesa. Não há queixas do ministro à atuação da pasta da Mulher. O que houve foi a constatação da ausência das inúmeras realizações do Ministério da Defesa, ao longo de mais de 3 anos, no compilado feito pelo Palácio do Planalto.

O exemplo em relação às políticas de inclusão das mulheres ocorreu por conta da proximidade das datas de eventos práticos e concretos. Teremos nesta quarta-feira, 1º de abril, a promoção da primeira general mulher do Exército, a médica Claudia Lima. E tivemos, no último dia 2 de março, o início do serviço militar voluntário feminino, com a entrada de 1.467 mulheres de 18 anos nas Forças Armadas.

Houve, ainda, outras nove promoções de mulheres ao posto de Oficial-General durante essa gestão, das quais cinco na Marinha e quatro na Força Aérea, além da médica Cláudia Lima.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.