Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforma ministerial

Múcio diz que saída do governo será decisão de Lula mesmo sob pressão

José Múcio Monteiro
Múcio vem sendo pressionado pela família a deixar o governo, além de membros do PT. (Foto: Iano Andrade/CNI)

Ouça este conteúdo

O ministro José Múcio Monteiro, da Defesa, afirmou nesta quarta (8) que a saída da Esplanada dos Ministérios não dependerá apenas dele, mas do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir.

A possibilidade de Múcio deixar a Defesa vem sendo discutida nos bastidores do governo desde o ano passado, em que ele teria relatado a Lula um pedido da família que o quer mais perto, e não possíveis divergências na relação com as Forças Armadas.

“Nós ainda estamos conversando. Ele é que tem o bilhete de saída. Meu partido se chama Lula. Faço o que ele mandar”, disse Múcio ao Estadão após a cerimônia de memória dos dois anos dos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com interlocutores, Lula não quer que Múcio saia do governo por conta da boa relação que tem com os militares. Isso, apontam, foi fundamental para não agravar a desconfiança após os atos de 8/1 de 2023, em que membros da caserna – alguns de alta patente – teriam envolvimento.

Múcio, inclusive, teve a palavra dirigida por Lula durante o evento desta quarta (8), com um afago aos militares em parte do discurso.

“Quero agradecer José Múcio, que trouxe os três comandantes das Forças Armadas para mostrar a esse país que é possível a gente construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional”, disse o presidente na cerimônia.

As investigações da suposta tentativa de golpe de Estado levou ao indiciamento de, pelo menos, 25 militares por participação nos planos.

Por outro lado, Múcio é visto com ressalvas por membros do PT, que o criticam por defender fervorosamente os militares mesmo em meio às revelações da investigação. No entanto, o ministro tem uma relação mais pessoal com Lula, que também prefere não entrar em atrito com as Forças Armadas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.