i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Aliados

Quem são os “neobolsonaristas”, a nova força de apoio ao presidente no Congresso

  • Brasília
  • 13/10/2020 20:40
Neobolsonaristas almoçaram com Bolsonaro na semana passada: novos aliados do Centrão reduziram o espaço dos apoiadores ideológicos.
Neobolsonaristas almoçaram com Bolsonaro na semana passada: novos aliados do Centrão reduziram o espaço dos apoiadores ideológicos.| Foto: Marcos Correa/PR

O presidente Jair Bolsonaro promoveu um concorrido almoço com senadores na última quarta-feira (7). Participaram do convescote parlamentares "neobolsonaristas" de partidos como PP, MDB, PSDB e DEM. O encontro não teve a presença dos senadores Major Olímpio (SP) e Soraya Thronicke (MS), ambos filiados ao PSL e eleitos com discurso bolsonarista em 2018.

A relação dos presentes (e a ausência de alguns) é uma demonstração de um processo que já está em curso há alguns meses e que tem se intensificado nas últimas semanas: a aproximação de Bolsonaro com forças "neobolsonaristas" que compõem o centro no Congresso Nacional. O governo tem ampliado o diálogo com grupos que até pouco tempo não compunham o chamado bolsonarismo e, por extensão, deixado de lado apoiadores "de primeira hora" do presidente da República.

Um processo que determinou com precisão o quadro foi a decisão de Bolsonaro de trocar seu líder e os vice-líderes do governo na Câmara. Em agosto, Vitor Hugo (PSL-GO) deu lugar a Ricardo Barros (PP-PR) — Hugo é um deputado de primeiro mandato, enquanto Barros figura entre os parlamentares mais experientes do Congresso.

Nas vice-lideranças, foram removidos em setembro nomes "ideológicos" como Carla Zambelli (PSL-SP), Carlos Jordy (PSL-RJ) e Caroline de Toni (PSL-SC) para dar lugar a deputados "neobolsonaristas" de nove partidos distintos, de forma a consolidar o novo cinturão de forças no entorno de Bolsonaro. No Senado e no Congresso, as lideranças já eram ocupadas por veteranos: respectivamente, os senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Eduardo Gomes (MDB-TO).

O fato de Bolsonaro estar próximo do Centrão que tanto atacou durante o período eleitoral desagrada a base mais fiel do presidente. Às críticas, Bolsonaro responde que precisa de apoio para governar o país e que é criticado por tudo o que faz — segundo ele, quando não dialogava com o Congresso era contestado, assim como recebe ataques agora que se aproxima de parlamentares de diferentes partidos, os "neobolsonaristas".

"Hoje, nós temos uma relação de absoluta reciprocidade entre governo e Parlamento. É um processo extremamente saudável", destacou o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), vice-líder do governo no Congresso. Ele menciona a atuação do ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, como um elemento-chave para o alcance do novo status. Em julho, Ramos foi criticado nas redes sociais por um "bolsonarista raiz", o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que acusou o ministro de realizar manobras para privilegiar o Centrão.

Um dos vice-líderes do governo na Câmara que chegou ao cargo em setembro, o deputado Giovani Cherini (PL-RS) define que o quadro se modificou "quando o presidente passou a valorizar o processo político, que depende de acordos, de diálogos".

"O Brasil é um país semiparlamentarista. Sem o Congresso, ninguém consegue governar. E agora o perfil do líder e dos vice-líderes na Câmara mudou completamente. Antes, a maioria deles era de primeiro mandato. Deputados bons, cheios de boas intenções, mas que não têm a experiência de quem tem mais mandatos", disse. "O governo como um todo percebeu a importância de diminuir a força nas extremidades", resumiu.

Cherini é um dos parlamentares "neobolsonaristas" que representa os novos pontos de apoio de Bolsonaro dentro do Congresso Nacional. Confira abaixo o perfil de outros integrantes do grupo:

Ricardo Barros (PP-PR)
No último dia 29, ao falar sobre propostas do governo Bolsonaro para a área econômica, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou: "a economia está voltando aos trilhos. Com uma novidade, é que tem eixo político rodando".

O "eixo político" a que o ministro se referia poderia ser resumido na atuação do deputado Ricardo Barros como líder do governo na Câmara. O parlamentar assumiu a função em agosto e, desde então, tem dado outra dinâmica ao relacionamento entre governo e Parlamento. O modo de escolha dos vice-líderes, com as vagas distribuídas pelos diferentes partidos, é uma criação do paranaense.

O prestígio de Barros com Bolsonaro é tamanho que sua reputação com o governo não sofreu qualquer abalo após ser alvo de uma operação do Ministério Público do Paraná, em 16 de setembro.

Arthur Lira (PP-AL)
Se a declaração de Paulo Guedes simbolizou o ápice da parceria entre Bolsonaro e o Centrão, o momento que caracterizou o pontapé inicial do acordo teve outro deputado como protagonista: Arthur Lira. Em abril, Lira visitou o presidente no Palácio do Planalto e gravou um vídeo para as suas redes sociais. As imagens indicavam um novo tempo na relação entre as forças.

De lá até os dias atuais, Lira ganhou mais reputação com o governo — a ponto de ser considerado como um dos nomes que Bolsonaro gostaria de ver vencendo a eleição para a presidência da Câmara, agendada para fevereiro. O alagoano lidera uma bancada que reúne sete partidos e 155 deputados.

Márcio Bittar (MDB-AC)
O senador apoia Bolsonaro desde a corrida eleitoral de 2018. Mas sua influência no Congresso e sua importância para o governo têm crescido de forma significativa nos últimos tempos.

Márcio Bittar é o relator do Orçamento de 2021 e também relata duas propostas de emenda à Constituição (PECs) importantes para o governo, mais especificamente para o ministro Paulo Guedes: as do pacto federativo e a emergencial. É com Bittar que está o desafio de encontrar receita para a implantação do Renda Brasil, o programa social da gestão Bolsonaro.

Roberto Rocha (PSDB-MA)
O líder do PSDB no Senado esteve entre os presentes no almoço do último dia 7 e registrou o encontro em suas redes sociais. Mais do que isso: divulgou que está planejando uma ida de Bolsonaro a seu estado, o Maranhão.

Roberto Rocha tem sido importante para evitar o processo de rompimento entre o PSDB e o governo, ensaiado desde o início da gestão Bolsonaro, mas jamais concretizado — o partido tem ainda um vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas (DF). Além disso, Rocha é do mesmo estado do governador Flávio Dino (PCdoB), potencial adversário de Bolsonaro na disputa presidencial de 2022.

Marcos Pereira (Republicanos-SP)
Ele é deputado federal em primeiro mandato, mas tem relevância de veterano no Congresso. É o vice-presidente da Câmara e presidente nacional do Republicanos. Também não é exatamente um novo aliado de Bolsonaro, já que simpatiza com o governo desde o início, mas sua atuação tem ganhado mais peso para o chefe do Executivo, até pelo fato de seu partido abrigar dois filhos do presidente: o senador Flávio e o vereador Carlos.

Marcos Pereira, que é deputado por São Paulo, declarou na quinta-feira (9) que foi "sondado" por integrantes do governo para ser o titular de um possível Ministério do Desenvolvimento, que seria recriado após desmembramento do Ministério da Economia. Ele negou a oferta e disse que é pré-candidato à Presidência da Câmara.

Ciro Nogueira (PP-PI)
Presidente nacional do PP e um dos maiores expoentes do Centrão no Congresso. Na eleição de 2018 militou pela vitória de Fernando Haddad (PT) e do governador Wellington Dias (PT-PI). O passado, porém, não importa, e hoje Ciro Nogueira é forte apoiador de Bolsonaro. Somando Câmara e Senado, o PP tem 47 representantes no Congresso. É um contingente do qual Bolsonaro não quer abrir mão.

Além disso, Nogueira contribui para que Bolsonaro adquira popularidade no Nordeste, região em que o presidente teve seu pior desempenho eleitoral em 2018.

Quem ainda pode entrar no grupo dos "neobolsonaristas"

A entrevista do senador Renan Calheiros (MDB-AL) à CNN Brasil — em que ele elogiou Bolsonaro por ter "desmontado o estado policialesco" — abriu especulações sobre a possibilidade de o emedebista aderir ao movimento de "neobolsonaristas" recém-alinhados ao governo. Calheiros disputou a presidência do Senado em 2019 e foi derrotado em uma votação marcada por polêmicas. Anunciou oposição a Bolsonaro, mas teve atuação discreta ao longo dos últimos meses.

Agora, pode voltar aos holofotes. Ele tem promovido encontro de senadores com o desembargador Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal.

Quem também tem participado da organização de encontros é a senadora Kátia Abreu (PP-TO). A parlamentar foi ministra do governo de Dilma Rousseff (PT) e lutou contra o impeachment da petista, mas sua trajetória em Brasília, no início, era mais vinculada com a direita. Abreu é também representante do agronegócio, segmento próximo de Bolsonaro.

63 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 63 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JP1980

    ± 16 dias

    Vendeu a alma ao diabo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Ciro Bachtold

      ± 19 dias

      Infelizmente não há quem chegue ao Poder e não precise se ajoelhar diante do sistema. Vemos mais um presidente cedendo ao Congresso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcos Ctba

        ± 20 dias

        ESSES ********* NÃO ME REPRESENTAM. NA ELEIÇÕES VAMOS VER SE O POVO APRENDE E VOTAM EM PESSOAS DO BEM OU VÃO PEDIR BENÇÃO DESSES VIGARISTAS.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • K

          Klin

          ± 20 dias

          Mais do mesmo. Os conluios da nova velha política. Estelionato eleitoral. Vergonha.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            Neanderthal

            ± 20 dias

            Interesses pessoais, verbas, propinas, apadrinhamento, desvios, tudo é uma corja ! Coitado dos brasileiros

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Dilbert

              ± 20 dias

              Interessante a mudança no discurso bolsonarista. Antes era “o presidente é honesto”. Agora é “ele rouba também, mas todos fazem isso”. Antes era “o Centrão é um bando de ladrão”. Agora “são políticos que ajudam a governar o país”. Antes era “não vamos tolerar corrupção”. Agora é “acabamos com o combate a corrupção para todo mundo se dar bem”. E com isso vamos ficando um país cada vez mais amoral e sem respeito ao próximo, no qual o grupo de agora repete as mesmas velhas práticas para se manter no poder.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • C

                Cidadão Brasileiro

                ± 20 dias

                Comentário perfeito, Dilbert.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • T

              Tiago Fichtner

              ± 20 dias

              Eu acho que essa gente que crítica em demasia tinha que olhar para seus prefeitos e governadores. Ao menos em POA e no RS foram duas tremendas decepções. Não privatizaram nada, não cortaram nenhum penduricalho, continuamos quebrados e até querem aumentar impostos!. Dá até vergonha de falar qualquer coisa contra o gov federal

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • V

                VivaoBrasil

                ± 20 dias

                tiago, muda o disco. Sempre comparando com o pior. "O pt roubava mais". "Todo mundo rouba". Esqueçam os outros. Quem está agora no governo é o bolsonaro, e não está governando como prometeu.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • C

              Cristiano Quaresma da Silva

              ± 20 dias

              O nome disso é Fazer Política, para quem ficou cobrando articulação o tempo inteiro, não está sendo como sonhamos, mas está sendo da maneira que dá #Bolsonaro2022

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • V

                VivaoBrasil

                ± 20 dias

                Meu Deus do céu. "Fazer política" com Ricardo Barros. Estamos caminhando para os "fins justificam os meios". Triste caminho segue o Brasil. Notícia de agora : Relator no Senado diz que erros no currículo não desabonam Kassio Nunes. Quer dizer, o homem está sendo indicado para ser ministro do STF, mas não importa se "falsificou" informações no currículo. E segue o baile.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • J

              JP

              ± 20 dias

              Foram-se os anéis, os dedos também. Não sobrou nem o braço, que dirá o antebraço. Foram-se as ilusões, as esperanças e junto o futuro do Brasil.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JOSE MUNIZ SOBRINHO

                ± 20 dias

                Lamentavelmente, o PR se rendeu à escória do Congresso. Se não o fizesse, não governaria.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Cidadão Brasileiro

                  ± 20 dias

                  Bolsonaristas.... ainda conservando ilusões? Vão logo fazer o B.O. de vítimas de estelionato ideológico!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    TIAGO

                    ± 20 dias

                    Pela matéria se deduz que o líder Ricardo Barros está fazendo um trabalho melhor do que o feito pela parlamentar mais votada da câmara, futura prefeita de sp: Joice Hellmans.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • V

                      VivaoBrasil

                      ± 19 dias

                      TIAGO: a mesma resposta de sempre. O pt roubava mais.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • T

                      TIAGO

                      ± 20 dias

                      Entre Joice Hellmans e Bolsonaro, Haddad e Bolsonaro eu fico com Bolsonaro pq mesmo ele sendo um bandido safado inspira mais confiança que a oposição. A Peppa ( futura prefeita de SP) já tinha se aliado ao centrão desde 2019. Agora ou vc vai pra rua pedir o impeachment (e o Mourão ou Maia assume) ou espera 2022 pra reeleição dele que parece bem provável.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • V

                      VivaoBrasil

                      ± 20 dias

                      Corrupto se dá bem com corrupto. Simples.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • S

                    salcutrim

                    ± 20 dias

                    O PR ta certo. Para governar precisa do congresso, que alias, é composto por representates do povo. Se o povo nao quisesse que o PR negociasse com eles, nao deveria ter votado nesses caras. Eu nao votei em nenhum deles, só em quem apoiava o PR, mas ele não tem maioria, tem que negociar ou nao governa. Então, espero que na proxima, quem votar no PR, tambem vote nos que o apoiam.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      PARREIRAS RODRIGUES

                      ± 20 dias

                      Bolsonaro votou contra o Plano Real, além de se alinhar ao PT em diversas atitudes e votações. Seus mandatos se reduziram à apresentação de projetos que beneficiavam única e exclusivamente seus colegas de farda. Da bancada da bala, sonhava com o fuzilamento de pelo menos trinta mil brasileiros conterrâneos dele e nossos, e se alguém pensa que o herói dele era um Batman, um Capitão Marvel, enganou-se r e d o n d a m e n t e. Um tal de Ustra, especialista em pendurar uns e outros em paus-de-arara. Pois é, esse homem se elegeu combatendo tudo o que agora abraça em nome da intocabilidade da "famiglia" e objetivando sua permanência no Poder. Reclamemos para o bispo..

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Arno Winter

                        ± 20 dias

                        Concordo em grau, gênero e número com Icaro Rocha Pinto ! Se votarmos em ladrão, ele se torna político ladrão ! Simples assim!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • K

                          Kristian

                          ± 20 dias

                          Povao coloca parlamentares deste nivel, o sistema nao permite o presidente governar sozinho, vao os aneis e que fiquem os dedos....esta é a política....Bolsonaro 2022

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luca

                            ± 20 dias

                            O problema não é fazer alianças no congresso, mas com quem fazer! E Bolsonaro está escolhendo os velhos ratos que estão há anos e anos e sempre trabalharam pra suas bases corporativistas

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Juraci Gomes de Menezes

                              ± 20 dias

                              Buscar apoio dos congressistas, é necessário para que o presidente Jair Messias Bolsonaro possa governar. O que não se pode fazer, é tirar os olhos dos oportunistas de plantão. Que sempre que um novo presidente assume o comando do país, eles se aproximam com o objetivo de tirar sua s vantagens próprias. Alguns, até metendo a mão no dinheiro público. Não se pode tirar os olhos.deasaa velhas raposas da.politica. que estão sempre no poder.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • P

                                PAULO 1950

                                ± 20 dias

                                A grande maioria que hoje o apoia estão envolvidos em corrupção.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • V

                              VivaoBrasil

                              ± 20 dias

                              Pelos comentários tem gente que acredita que essa turma vai "trabalhar" para o bem do BRASIL. Parece que nunca ouviram falar do "toma lá dá cá". Inocência ou fanatismo ?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • V

                                VivaoBrasil

                                ± 20 dias

                                UvinHA : o que tem uma coisa a ver com a outra ? Pare de tomar cloroquina, já está afetando o seu raciocínio.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • I

                                IvoHM

                                ± 20 dias

                                VivaaChina: Como se trabalhar pela China fosse para o bem do Brasil...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • V

                              VivaoBrasil

                              ± 20 dias

                              A legenda embaixo da foto poderia ser : PROCURA-SE. Só tem bandido.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Franklim Irapuam Maderna Leite

                                ± 20 dias

                                O importante é aprovar as reformas e que estas sejam boas para o Brasil, os fins justificam os meios

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                4 Respostas
                                • I

                                  IvoHM

                                  ± 19 dias

                                  VivaaChina: Vive justificando, sim, fazer vista grossa às atrocidades que o PCChinês comete contra as minorias, em favor dos negócios. Isto é muito pior do que se aliar a deputados adversários para conseguir um pouco de governabilidade. Aliás, me conte, o quê ele deveria fazer? Continuar batendo de frente até ser impichado? Puxa vida, que atitude mais intelgente, Aposto que você e toda a comunistada iriam adorar essa tática,,,

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • V

                                  VivaoBrasil

                                  ± 20 dias

                                  UvinHA : E daí ? O que EU prego ? A China é sim o nosso maior parceiro comercial. Não tem nada a ver com o "toma lá dá cá". Essa desculpa que precisa se aliar com CORRUPTOS para poder governar o BRASIL é conversa para "boi dormir". O bolsonaro foi deputado federal por 27 ANOS. Não sabia como funcionava ? Se elegeu PROMETENDO que era contra o "toma lá dá cá". Enganou um monte de trou......

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  IvoHM

                                  ± 20 dias

                                  VivaaChina: É mais ou menos o quê você prega quando diz que o Brasil não deve se intrometer na política interna dos teus patrões, ignorando agressões aos direitos humanos ou ameaças a vizinhos mais à direita, pois eles são o nosso maior parceiro comercial...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • V

                                  VivaoBrasil

                                  ± 20 dias

                                  Essa foi ótima : "Os fins justificam os meios". O presidente se aliou a um monte de CORRUPTOS, mas tudo bem. Isso terá um preço, ou esse pessoal que se aliou está pensando no melhor para o BRASIL ?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • I

                                Icaro da Rocha Pinto

                                ± 20 dias

                                Temos que considerar nossa participação nestes episódios. Quem vota em Calheiros , Lira, etc....deve rever seu voto. Se queremos mudança, temos que votar melhor....é nosso processo e única arma pq pra "tocar" o Brasil neste regime, somente a "coalisão" resolve. Acordem, temos que renovar em todas as eleições!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • C

                                  Clovis

                                  ± 20 dias

                                  Icaro, estou de acordo. Só que para isso ser mais efetivo, o voto não pode ser obrigatório. Sem obrigatoriedade, possibilita maior e mais rápida mudança como você propõe.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  WILSON ZETI

                                  ± 20 dias

                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Gerson Luis Maciel

                                ± 20 dias

                                Infelizmente , de desculpa em desculpa, Bolsonaro se mostra tudo o que criticou.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Austríaco-PR

                                  ± 20 dias

                                  Preocupado com Renan e Kátia. De resto, o centrão continua sendo uma porcaria, mas foi uma porcaria que barrou o terceiro mandato do nine fingers, barrou legislação pró-aborto e retirou a Dilma do poder, reforma trabalhista e o fim do imposto sindical obrigatório, entre outras.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 20 dias

                                    austríaco, agora vai defender o CENTRÃO ?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  IvoHM

                                  ± 20 dias

                                  Se nós vivêssemos em Narnia, a Congresso seria composto somente por Paulos Martins, Carlos Jordys, Bias Kicis, Luis Philippes, Eduardos e Flavios. Escresências como Joyces, Majores Ímpios, Delegados Waldir, Tucaínas Pascoais e Alexandres Fruta nem chegariam perto. Na Suprema Corte, somente juristas do nível de um Gandra Martins, uma Amy Barret. Mas, como vivemos no Brasil, o povo elegeu este Congresso e os governos comunistas indicaram este STF, é o que temos para a fila do pão. Esbravejem, pois agora a coisa vai andar. E se houver qualquer indício de corrupção, por favor avisem, pois a rua será a serventia da casa.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  9 Respostas
                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 19 dias

                                    UvinHA : tem que fazer a conta com os valores corrigidos atualmente. 5,3 milhões em 10 anos. 530 mil por ano . 44 mil por mês . Você acha possível ? Se a resposta for sim, realmente você é o maior fanático defensor do bolsonaro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    IvoHM

                                    ± 19 dias

                                    Cool Solta Gases: Só pra tua cara levar a sério acusações forçadas de promotores claramente petistas, e torná-las um crime mais hediondo que a família, esta sim FAMIGLIA, Lula da Silva.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    IvoHM

                                    ± 19 dias

                                    VivaaChina: Vamos fazer umas continhas. R$ 3 milhões em 10 anos dá uma média de R$ 300 mil por ano, ou R$ 25 mil por mês. Onde está o crime, se os dois contribuíram para a aquisição dos imóveis?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CSG

                                    ± 20 dias

                                    A turma da direita que acreditou em Bolsonaro falava do Lulinha, mas ao que parece os meninos de sobrenome Bolsonaro são piores que o tratador de elefantes

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 20 dias

                                    IvoHM: aproveita e responde essa também, sobre a ex-mulher do bolsonaro que foram casados por 10 anos. Levantamento feito com base em quase 40 escrituras de compra e venda e 20 registros em cartórios no Rio de Janeiro e em Brasília mostra que Ana Cristina comprou, com Bolsonaro, 14 apartamentos, casas e terrenos. Esses imóveis, somados, são avaliados em cerca de R$ 3 milhões na data de separação, em 2007 — o equivalente a R$ 5,3 milhões em valores corrigidos pela inflação. Na compra de cinco desses 14 imóveis, o pagamento ocorreu em dinheiro vivo. Fico no aguardo da explicação.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 20 dias

                                    IvoHM: Essa é a mais RECENTE que encontrei. Datada de 28 de setembro de 2020. "Ministério Público denuncia Flávio Bolsonaro e Queiroz por 'rachadinha' na Alerj".

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    IvoHM

                                    ± 20 dias

                                    VivaaChina: O "creme" do Flavio é tão evidente que quase três anos depois, ainda nem inquérito foi instaurado, e ele ainda colocou em suspeição, abrindo uma sindicância, a lisura da atuação da promotora Patricia do Couto Villela, notoriamente conhecida por sua militância #LulaLivre e #EleNão. Mas essa narrativa já está desgastada. Qual é a desta semana?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    IvoHM

                                    ± 20 dias

                                    Ops.: Escrescências.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 20 dias

                                    Se é para avisar sobre CORRUPÇÃO, estou avisando. RACHADINHA é crime. Vamos apurar. O filho do presidente tem que se defender e PROVAR que não houve rachadinha. Até agora só se escondeu ou tentou adiar e atrapalhar o andamento do processo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Denis Sebascon

                                  ± 20 dias

                                  Só "gente boa" na foto.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • V

                                    VivaoBrasil

                                    ± 20 dias

                                    denis, faltou escrever em baixo : PROCURA-SE

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Eden Lopes Feldman

                                  ± 20 dias

                                  Se de tudo isto resultar que Maia não seja reeleito Presidente da Câmera, valerá a pena. Pois uma nova liderança deverá estar ao lado do governo para as reformar andarem. E maia acaba de postergar a reforma administrativa para 2021. Caso contrário será inútil e comprometedor para a imagem de Bolsonaro.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    PastorRosevaldo

                                    ± 20 dias

                                    só a nata!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      Joaquim

                                      ± 20 dias

                                      Imaginem se tudo fosse necessário aprovar leis através de plebiscitos. O país não teria condições de ser governado. O país passa por uma transição para aprovar reformas necessárias para o desenvolvimento do país. Por isso é necessário o entrosamento do Presidente Bolsonaro com o parlamento. Esse mesmo parlamento foi quem nos livrou da Dilma e sua corja de esquerdistas. Caso contrário Hoje Esse país estaria igualmente a Venezuela.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                        ± 20 dias

                                        Política o mal necessário . Hipocrisia de cabo a rabo ..

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • T

                                          TIAGO SILVA

                                          ± 20 dias

                                          Centrao Neobolsonaristas....... o prox a vir Renan Calheiros....... aiai..... Neopolitic vai muito bem...... PR fraquissimo

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            Juacastro

                                            ± 20 dias

                                            Alianças perigosas, mas necessárias com muita cautela. A política sempre e, infelizmente será sempre, momentos de sustos e traições. O interesse próprio sempre estará em 1º lugar. Se pudesse trocar o interesse pessoal pelo interesse pelo bem do país, seria uma beleza e uma benção.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • V

                                              VivaoBrasil

                                              ± 20 dias

                                              juacastro, o problema é esse SE. Quando "essa turma" legislou pensando no BRASIL ?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            Juacastro

                                            ± 20 dias

                                            Alianças perigosas, mas necessárias com muita cautela. A política sempre e, infelizmente será sempre momentos de sustos e traições. O interesse próprio sente estará em

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Carvalhaes

                                              ± 20 dias

                                              To fora doravante!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                CSG

                                                ± 20 dias

                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • C

                                                  CSG

                                                  ± 20 dias

                                                  A Gazeta não admite que critiquem a direita...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.