Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Falta de transparência

Nikolas questiona governo Lula por “apagão de dados” sobre alfabetização no Brasil  

nikolas ferreira, governo, Lula, MEC, educação, dados, informação
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou o governo Lula sobre o fim da divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), principal avaliação sobre a qualidade da educação básica do país.

O Saeb contempla as provas de português e matemática que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados questionados pelo deputado são da edição do Saeb de 2023. O ministro da Educação, Camilo Santana, vinha prometendo divulgar os dados desde o ano passado.

O deputado resolveu questionar o governo Lula após a publicação de uma reportagem da Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (27), em que o jornal afirma ter conseguido acesso a um ofício assinado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep), Manuel Palácios, onde estaria determinado somente a "publicação dos microdados das avaliações do Saeb 2023 do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino médio de Língua Portuguesa e Matemática".

VEJA TAMBÉM:

“O Ministério da Educação decidiu omitir os resultados da principal avaliação nacional de alfabetização (Saeb – 2º ano), comprometendo a transparência e impedindo que especialistas, gestores e a sociedade avaliem o real estado da aprendizagem das nossas crianças”, disse Nikolas em publicação no X, nesta sexta-feira (28).

“Diante deste absurdo, solicitei sua convocação na Comissão de Educação para que preste esclarecimentos pessoalmente. Também protocolei um Requerimento de Informações ao Ministro exigindo explicações sobre o apagão de dados. O futuro das nossas crianças não pode ser vítima da covardia ideológica de quem tem medo da verdade”, continuou.

O que diz o governo

A Gazeta do Povo entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), que indicou ao jornal o envio da demanda para o Inep. A Gazeta questionou o Instituto Nacional de Estudos Educacionais sobre a omissão dos dados e aguarda retorno.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.