• Carregando...
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante cerimônia de investidura no cargo.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante cerimônia de investidura no cargo.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A cientista e pesquisadora da Fiocruz, Nísia Trindade, assumiu nesta segunda-feira (2), o cargo de ministra da Saúde no governo do presidente Lula. Ela é a primeira mulher a comandar a pasta da Saúde na Esplanada dos Ministérios e já deixou explícito no seu primeiro discurso, que vai atuar em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos, ou seja, a favor da legalização do aborto pelo SUS.

Nísia ressaltou que a sua gestão será pautada pela ciência e pelo diálogo com a comunidade científica, e ainda reforçou que pretende revogar uma série de decretos publicados durante o governo de Jair Bolsonaro, inclusive a nota técnica do Ministério que alertava sobre os riscos do aborto.

Segundo a ministra, as portarias e normas que serão revogadas “ofendem a ciência, os direitos humanos, os direitos sexuais e reprodutivos e que transforma várias posições do Ministério da Saúde em uma agenda conservadora e negacionista”.

A ministra tem uma histórico de ligação com o PT e não possui graduação na área de ciências biológicas ou medicina: possui graduação e doutorado em Sociologia com mestrado em Ciência Política.

Entre as áreas dos decretos que serão revistos, estão: saúde mental, incluindo atos que contrariam a luta antimanicomial; saúde da mulher; e atos que contrariem a recomendação científica, citando especificamente a prescrição de cloroquina e hidroxicloroquina.

A nova ministra ainda garantiu que irá reforçar o programa de vacinação contra a Covid-19 para que os brasileiros completem o esquema vacinal. “A pandemia mostrou a nossa vulnerabilidade. O rei está nu. Precisamos afirmar, sem nenhuma tergiversação, e superar essa condição”, disse.

Confira os nomes dos secretários que foram empossados nesta segunda-feira (2):

  • Swedenberger Barbosa: Secretaria Executiva;
  • Nésio Fernandes: Secretaria de Atenção Primária;
  • Helvécio Magalhães: Secretaria de Atenção Especializada;
  • Ana Estela Haddad: Secretaria de Informação e Saúde Digital;
  • Ethel Maciel: Secretaria de Vigilância de Saúde e Ambiente;
  • Ricardo Weibe Tapeba: Secretaria de Saúde Indígena;
  • Carlos Gadelha: Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos;
  • Isabela Cardoso: Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde;
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]