i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pressão dos EUA

O que Trump pode fazer para que o Brasil desista do 5G da China

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 17/01/2020 20:19
  • Atualizado em 31/01/2020 às 15:47
O presidente norte-americano, Donald Trump, já fez vários alertas a outros países sobre os riscos da adoção de tecnologia chinesa para suas infraestruturas 5G.
O presidente norte-americano, Donald Trump, já fez vários alertas a outros países sobre os riscos da adoção de tecnologia chinesa para suas infraestruturas 5G.| Foto: AFP

O Brasil é um dos países no centro de uma batalha entre Estados Unidos e China relacionada à implementação da infraestrutura de redes 5G no país. E, nos últimos meses, há sinais de que os Estados Unidos poderão tomar medidas fortes para evitar que uma empresa chinesa, a Huawei, seja a responsável pela instalação do 5G brasileiro.

O presidente norte-americano, Donald Trump, já fez vários alertas públicos a outros países sobre os riscos da adoção de tecnologia chinesa para suas infraestruturas 5G. Segundo diversas fontes, os Estados Unidos também já teriam feito pressão direta para que o governo brasileiro impusesse restrições à Huawei em território nacional.

A implementação do 5G no país, prevista inicialmente para este ano, vai ficar para 2021 ou 2022. Além da pressão norte-americana, que coloca o Brasil em uma situação diplomática delicada, burocracia e a necessidade de preparação por parte das operadoras de telefonia também retardam o processo.

Como Trump pode ameaçar o Brasil por causa do 5G chinês?

Em dezembro de 2019, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou via Twitter que retomaria tarifas para a importação de aço e alumínio do Brasil e da Argentina, vários analistas – especialmente alguns opositores do governo – levantaram a hipótese de que isso seria, em certa medida, uma retaliação à postura do Brasil em relação ao 5G chinês.

Um ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, foi um dos que acusou essa possibilidade. “Talvez seja um recado em relação à tecnologia 5G, à expansão da Huawei por aqui. De qualquer forma, acho que o Brasil vai ser o principal palco da maior batalha tecnológica e comercial do século 21”, disse Amorim em entrevista à revista Carta Capital.

Outro caminho dos EUA para ameaçar o Brasil poderia ser a quebra do acordo de Alcântara, assinado em fevereiro de 2019 entre os dois países. Uma reportagem do site HuffPost diz que esse acordo está em risco porque o governo brasileiro não se opôs à Huawei.

Citando “diplomatas e interlocutores do governo”, a reportagem diz que o governo dos Estados Unidos enviou um recado a Bolsonaro sobre o temor de espionagem e o risco de se realizar testes com sua tecnologia espacial num país cuja infraestrutura 5G seja gerenciada por chineses. Por isso, o acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) estaria ameaçado caso o Brasil abrisse o leilão 5G para os chineses.

O AST é um pacto de proteção mútua de dados tecnológicos para evitar uso ou cópia não autorizada de tecnologias. O acordo assinado no ano passado entre Estados Unidos e Brasil autoriza o lançamento de foguetes e espaçonaves com componentes tecnológicos norte-americanos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O ministro Marcos Pontes estima um faturamento de US$ 3,5 bilhões anuais para o Brasil por conta desse acordo.

A reportagem do Huffington Post afirma que o brigadeiro do ar Rogério Veríssimo, coordenador de grupo de trabalho sobre o acordo, classificou a informação sobre a ameaça dos EUA como “fake news”.

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil também desmentiu a matéria. “Qualquer reportagem citando que os EUA cancelarão o Acordo de Salvaguarda de Tecnologia (AST), como publicado no HuffPost Brasil, é falsa”, afirmou o órgão via Twitter. Procurado pela Gazeta do Povo, o Itamaraty disse que não se pronunciaria sobre a questão.

General Heleno admite que governo está avaliando os riscos

Em novembro do ano passado, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, disse que o governo está ciente das alegações dos EUA sobre os riscos de espionagem por parte da Huawei, segundo a agência Bloomberg.

Heleno afirmou que o Brasil não considera vetar a empresa chinesa, mas admitiu que o governo está avaliando os riscos. "A grande ameaça que é colocada nessa história é que o 5G vai permitir a quem possuir a tecnologia saber quem você é, quanto você ganha, sua conta bancária", disse ele na entrevista à Bloomberg.

No começo de janeiro, segundo reportagem da Bloomberg, o ministro Marcos Pontes afirmou que o Brasil não aceitará pressão norte-americana para impedir a participação da Huawei no leilão 5G, “da mesma forma que o Brasil não fez pleito aos EUA sobre quais negócios fazer com a China e como isso afeta ou não nossa agricultura”. O ministro também disse à agência que “um bom parceiro sempre entende as necessidades do outro” e ressaltou que a escolha do 5G será absolutamente técnica.

Por que o leilão do 5G brasileiro vai atrasar

O leilão das frequências 5G no Brasil, que estava previsto para março de 2020, foi adiado no fim do ano passado. Em dezembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que ainda não havia aprovado uma proposta de edital com as regras para o leilão. Sem isso, é provável que o leilão ocorra só em 2021.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, estimou que a implementação de um projeto piloto do 5G no Brasil deverá ocorrer “no final de 2021 e começo de 2022”.

A falta de celeridade em uma questão tão importante para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país não se deve só a entraves técnicos e burocráticos. Por um lado, o adiamento atende a um pedido das próprias grandes operadoras de telefonia (Claro, Oi, Tim e Vivo), que ainda não se sentem suficientemente preparadas para a implementação da tecnologia. Além disso, a pressão exercida pelo governo norte-americano contra a adoção da tecnologia chinesa pesa para retardar a decisão do governo brasileiro, que busca a melhor solução diplomática para a questão.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • T

    tamotsu kashino

    ± 5 minutos

    Diferente de midias internacionais, aqui,falam pouco sobre recrudecimento entre Trump e China comunista nos ultimos dias, 70% dos americanos inclusive as Democratas apoiam esta guerra comercial e Trump está aproveitando para sua reeleição, o congresso americano estão para confirmar uma grande indenização contra china por causa do coronavirs, Haiwuei está enfrentando grave crise devido falta de componentes do Japáo e EUA, China está enfrentando maior crise economica e social com explosão de desempregos que já somam mais de 400 milhões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 178 dias

    O BRASIL ESTÁ COM PERDAS DE COMPETIÇÃO DENTRO E FORA DO PAÍS A MAIS DE TRINTA ANOS. DESDE DE OS TEMPOS EM QUE A SOCIAL DEMOCRACIA IMPERA DISFARÇADA DE UM SISTEMA COMUNISTA MALDITO E PERVERSO QUE EM TUDO ATRAPALHA A LIBERDADE DO CAPITAL E DO TRABALHO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fluminense

    ± 178 dias

    Essa tecnologia 5g, sei não. Tá muito estranho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Curitibano

    ± 178 dias

    Triste destino de um país que nunca investiu seriamente em educação e tecnologia: vivermos a mercê dos interesses de quem fez o seu "dever de casa".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AdrianeNG

    ± 178 dias

    amigos, amigos, negocios a parte..... Brasil precisa aprender isso. Brasil precisa pensar e agir independente do que Trump quer. Agora acena com a indicação para OCDE para que o Brasil fique ao lado do EUA e não ao lado da Europa na questão Irã, se afaste da China. Ou Bolsonaro aceita como um carneirinho as ordens de Trump ou assume seu lugar no mundo do comercio junto a seus parceiros coemrciais (Irã e China)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 178 dias

    Muito G demais...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabiam Fagner

    ± 178 dias

    Há um erro na reportagem. A Huawei nunca participou e não participará do leilão da frequência de 5G. Quem participa são as operadoras, e são elas que escolhes os fornecedores da tecnologia, que pode ser: Huawei; Ericsson ou Nokia. Hoje para as redes 3G e 4G as operadoras dividem suas redes entre esses 3 fornecedores por questões técnicas e financeiras. Todas operadoras: TIM; Vivo: Oi é Claro e Sercomtel possuem equipamentos desses 3 principais fornecedores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSÉ KRUPA

    ± 178 dias

    O Brasil não investe em nenhum tipo de tecnologia, daí fica refém de todo mundo. Já poderia ter sua própria versão do 5G. Tem lugares próximos a Curitiba que nem telefone celular não pega porque as operadoras não estão nem aí se tem gente morando lá ou não. Mesma história da TV Digital e não aprenderam nada. Aqui só se pensa em soja, em agronegócio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      WMVIEIRA

      ± 178 dias

      Aqui e a república dos bachateis, não dá pesquisa

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO_RJ_70

      ± 178 dias

      Aqui não temos nem a fabricação de componentes eletrônicos, o que dirá fazer uma 5G...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Krupa

    ± 178 dias

    Cadê o 5G brasileiro? Ja estamos anos luz da China...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 178 dias

    Já que é um relaxa e goza, eu prefiro ter meus dados controlados pelos EUA...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      José Luis Orlandeli

      ± 176 dias

      Marco Antonio Severo de Souza: Corroboro com você. Confiar nos chineses é coisa de petralha. TRUMP é mais confiável, apesar de que busca o melhor aos interesses dos EUA. Mas ele também precisa de bons parceiros e nós somos a bola da vez. Creio que poderemos obter do governo TRUMP uma ótima contrapartida.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Antonio Severo de Souza

      ± 178 dias

      Concordo. Não confio nos americanos, mas confio menos ainda nos chineses!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 178 dias

    Lembro da minha bisavó falando da ameaça amarela que ia acabar com a Europa...Negócio da China bom só pra eles!!! Comunista só quer ***** os outros e ganhar para si mesmo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 178 dias

    Publicar um a opinião de Celso Amorim na revista Carta Capital é decepcionante para a linha editorial da Gazeta do Povo, pois normalmente estas opinião são mais ideológicas do que lógicas. Mas no geral, sabemos que é uma posição delicada para o Brasil, mas já pudemos perceber que o atual governo é mais pragmático e saberá manobrar esta situação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      WMVIEIRA

      ± 178 dias

      Celso orin, petista, amigo do criminoso de 9 dedos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eden Lopes Feldman

      ± 178 dias

      ....estas opinião = estas opiniões...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 178 dias

    Lembrem-se que a China é comunista e ditatorial...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marco aurelio silva

    ± 178 dias

    manda uma suastica em ouro...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    ± 178 dias

    Um país q não tem foco em formar técnicos tem q ficar refém dos bichões e da ignorância mesmo. No Brasil, foram formados pouco mais de 200 profissionais de Segurança da Informação em 2018. Pessoal q poderia servir para auditar essa tecnologia, q é complexa e avançada sim, mas não é de outro mundo. Fora q VPNs servem justamente para contornar esse tipo de situação. A Huwaei seria como um carteiro, q dificilmente iria interceptar uma mensagem criptografada. Estamos tão atrasados nessa área q chega a ser desolador.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    D. Garcia.

    ± 178 dias

    Apenas uma sugestão à Gazeta do Povo: poderiam colocar mais opções sobre como nos sentimos com relação aos conteúdos. Sobre esta, poderia ser: "mais informado", "satisfeito".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO_RJ_70

    ± 178 dias

    Huawei significa China Vitoriosa, China Grande ... daí se imagina o governo sim, por detrás da empresa. Na China TODA empresa de fora que quiser operar por lá , tem de abrir sua tecnologia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]