• Carregando...

O PIX começou a funcionar oficialmente nesta semana e, como toda operação financeira, traz preocupações sobre a segurança do serviço. Saiba como usar o PIX com segurança.

Entenda com a gente como o PIX é seguro e o que fazer para se prevenir de golpes em um minuto.

Saiba como usar o PIX como segurança. Não caia em armadilhas

As informações que podem ser usadas como chave PIX são emails, telefone e CPF. Ao serem cadastrados, eles se tornam um tipo de endereço de uma conta bancária dentro do sistema do Banco Central.

Para especialistas, a principal vantagem do PIX é que ele funciona em ambiente logado. Portanto, se alguém tentar utilizar o CPF de outra pessoa, a informação não vai bater com os dados do banco.

O PIX conta não só com os protocolos de segurança já utilizados em outras transações, mas também com novos criados especificamente para ele.

Golpes ainda podem ocorrer, mas seria mais provável que fossem ataques de phishing, que é quando o usuário é direcionado para uma área simulado o ambiente verdadeiro. Por isso é importante não clicar em links enviados e sempre acessar diretamente o site ou aplicativo do banco.

Para evitar golpes é importante garantir que email e telefone estejam protegidos, com acesso apenas do titular e login em dois passos. Caso troque o número de telefone, email, ou perca o acesso, é preciso desassociar como chave PIX.

Recebeu alguma notificação de cadastro que você não fez? Rejeite. Salve o o aviso e entre em contato com a instituição financeira. Caso esteja transferindo dinheiro ou fazendo pagamento, confira sempre os dados na tela antes de dor o ok final.

Conteúdo editado por:Jenifer Ribeiro dos Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]