Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escândalo no INSS

Oposição comemora queda de Lupi e reforça mobilização por CPI

Líder da oposição, deputado Zucco: permanência de Lupi se tornou insustentável. (Foto: Assessoria Zucco)

Ouça este conteúdo

Parlamentares da oposição comemoraram a saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, anunciada nesta sexta-feira (2). O ministro pediu demissão após a revelação de um esquema bilionário de fraudes no INSS.

Em nota divulgada à imprensa, o líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), diz que a demissão confirma que a permanência de Lupi no cargo havia se tornado insustentável. “Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração”, afirma.

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) classificou a saída do ministro como “uma vitória grandiosa da oposição”, ainda que tardia. “Ele deveria ter feito isso há muito tempo, ou o Lula deveria tê-lo demitido”. O próximo passo, na avaliação do parlamentar, é a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo no INSS. “Que essa CPI investigue a fundo como se deu esse rombo e por que Lula levou tanto tempo para tomar uma providência”.

Outros deputados também citaram o presidente Lula. Em postagem na rede X, Carlos Jordy (PL-RJ) publicou: “Fraude bilionária contra aposentados faz ministro de Lula cair. Lupi pediu demissão para tentar aliviar pro descondenado, mas não vamos dar vida fácil pra bandido”. Nikolas Ferreira (PL-MG) disparou: “Lupi caiu. Falta o chefe dele.”

Para o senador Jorge Seif (PL-SC), Carlos Lupi “já foi tarde”. “Agora, vamos ver quanto tempo esse desgoverno vai demorar para ressarcir os aposentados de todos os danos causados por essa fraude do INSS”, afirmou também em publicação no X.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros