• Carregando...
Eduardo Paes
Prefeito do Rio afirma que não avaliou o risco de nomear um aliado suspeito de participação no crime.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), reconheceu neste fim de semana que cometeu um erro ao nomear o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) para uma secretaria da prefeitura mesmo em meio às investigações da morte de Marielle Franco, em 2018. Foi a primeira declaração após a prisão do aliado, na semana passada.

Paes nomeou Brazão para comandar a Secretaria Especial de Ação Comunitária (Seac) em 2023 e o exonerou em fevereiro deste ano, e diz que falhou na avaliação do risco que a escolha representava.

“Foi um erro da minha parte colocar no governo uma pessoa que tinha suspeita no caso. É óbvio que posso aqui ter todas as desculpas do mundo, foram seis anos [de investigação] e todo mundo já tinha sido acusado de tudo, mas errei. O mais importante quando se erra é consertar o erro”, afirmou Paes durante um evento no sábado (30).

A indicação de Chiquinho Brazão como secretário municipal foi parte de um acordo político entre Paes e o Republicanos, com o intuito de obter apoio nas eleições municipais. A nomeação ocorreu em outubro de 2023, porém, após a operação da Polícia Federal que resultou na prisão do deputado, Eduardo Paes exonerou diversos aliados da família Brazão que ocupavam cargos na Seac.

Ricardo Martins David, conhecido como Ricardo Abraão, que havia substituído Chiquinho como suplente da pasta, foi um dos exonerados. A secretaria foi assumida por Marli Peçanha, subprefeita de Jacarepaguá.

Chiquinho Brazão, que já havia pedido exoneração do cargo em fevereiro após ter o nome citado em delação, é irmão de Domingos Brazão, também suspeito de envolvimento no caso Marielle. Domingos, que tem foro privilegiado como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi preso junto com Chiquinho e o ex-chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, por suspeita de obstrução das investigações.

Apesar da exoneração dos aliados da família Brazão, Eduardo Paes reiterou o compromisso do governo em manter os “melhores quadros” e em não compactuar com irregularidades. O prefeito destacou que o episódio serve como aprendizado e reforçou a necessidade de corrigir os erros cometidos.

"
"
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]