Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repercussão

Parlamentares apontam Moraes como alvo dos EUA em restrição de vistos por censura

Ministro Alexandre de Moraes já foi denunciado por parlamentares nos EUA por censurar perfis nas redes sociais. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad)

Ouça este conteúdo

Parlamentares da oposição repercutiram nesta quarta-feira (28) a decisão do Estados Unidos de impor restrições de visto a líderes e autoridades estrangeiras acusados de serem “cúmplices de censura a norte-americanos”. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, por meio da rede social.

VEJA TAMBÉM:

Em resposta à publicação do secretário, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o Brasil está cheio de “cúmplices de censura”. A América está trazendo esperança para todos os lutadores pela liberdade”, escreveu o congressista licenciado.

Apesar do secretário Rubio não mencionar os nomes de autoridades brasileiras, alguns parlamentares apostas que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), constará na lista de restrição de visto. 

“Hoje é aniversário do Marco Rubio, mas quem ganha o presente é o Moraes”, escreveu o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

A deputada Júlia Zanatta (PL-SC) destacou que a medida dos EUA é uma “resposta direta contra a tirania e o autoritarismo que também enfrentamos no Brasil”. “A medida vale para quem persegue cidadãos americanos por postagens nas redes e para quem pressiona empresas dos EUA a aplicar censura no mundo. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão, seguimos firme na luta. A liberdade irá vencer!”, escreveu a deputada no X.

O senador Marcos Pontes (PL-SP) celebrou a decisão dos EUA como um “grande dia”. “Grande Dia! O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou restrição de visto contra autoridades estrangeiras cúmplices de censurar americanos”, escreveu.

Governistas classificam como "absurdas" medidas dos EUA

Para o vice-líder do governo, deputado Zarattini (PT-SP) a sanção imposta pelo governo Trump ao ministro Alexandre de Moraes e outras decisões como a suspensão de visto para estudantes e o aumento de tarifas são "absurdas".

"Parece até mentira, mas não é: o governo Trump determinou a suspensão dos vistos para estudantes nos EUA. Essa é mais uma das decisões absurdas que Trump vem tomando, além do aumento das tarifas contra outros países, inclusive aliados, como o Canadá e o Brasil. Agora, surge a suposta tentativa de aplicar a Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras, uma lei que, até hoje, só foi utilizada contra criminosos e nunca contra autoridades estrangeiras", escreveu o petista.

Por outro lado, integrantes do Itamaraty avaliam que a medida é mais branda do que se imagina e não deve impactar na relação com o Brasil. Em uma audiência na Câmara, nesta quarta (28), o ministro Mauro Vieira afirmou 

Segundo Vieira, a diplomacia brasileira vem conversando com os americanos para que a situação seja apaziguada. Interlocutores avaliam que uma eventual punição a Moraes nos EUA poderia representar uma forma de interferência internacional no judiciário brasileiro, o que não seria tolerado pelo Palácio do Planalto.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.