• Carregando...
Entrevista coletiva com o Secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia,
Entrevista coletiva com o Secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia,| Foto: Reprodução/MJSP

Ao participar de uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (15), sem dar muitas explicações sobre a fuga de dois detentos no presídio federal em Mossoró, o Secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, disse que a perícia no local da fuga será concluída até essa sexta-feira (16).

De acordo com Garcia, a força-tarefa tem como missão a recaptura dos foragidos e "tornar esse fato irrepetível".  Ele evitou dar detalhes de como os dois homens fugiram do local e se ocorreu alguma facilitação por parte dos agentes penitenciários. Segundo o secretário, "por questões de segurança e estratégia". O anúncio deve ser feito "na medida que houver a conclusão da perícia"

"Todos os policiais estão esperançosos em ter algo mais claro, nos próximos dias, nas próximas horas, e que nos permita um desfecho desse episódio. Tudo o que falar em relação ao que está sendo feito pode atrapalhar nosso trabalho", completou.

Apesar de evitar dar detalhes sobre a fuga, o secretário sugeriu que houve alguma falha na segurança e por isso deverá ser instaurado um processo administrativo para apurar responsabilidades. "Não há possibilidade de se ter em uma unidade prisional uma fuga se os procedimentos de segurança forem observados", disse.

"Várias equipes e recursos 24 horas por dia empenhados nessa busca. Recursos de tecnologia, serviço de inteligência integrados, aeronaves, drones, equipamentos que aferem a temperatura corporal, drones com equipamentos termais, helicópteros da Polícia Rodoviária Federal, Policia Federal, Polícia Militar do Ceará, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte também", detalhou.

O secretário também informou que os nomes dos dois presos que fugiram, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, foram incluídos na lista vermelha da Interpol.

A fuga aconteceu na manhã da quarta-feira (14) e foi a primeira fuga de uma penitenciária federal de segurança máxima desde que o sistema foi criado em 2006.

As informações preliminares apontam que os fugitivos são ligados ao Comando Vermelho e estavam detidos anteriormente em Rio Branco, no Acre.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]