• Carregando...
Maioria dos brasileiros desaprovam o governo de Jair Bolsonaro, de acordo com pesquisa CNI/Ibope
Maioria dos brasileiros desaprovam o governo de Jair Bolsonaro, de acordo com pesquisa CNI/Ibope| Foto: Isac Nóbrega/PR

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (20) mostrou que 53% dos brasileiros desaprovam a maneira do presidente Jair Bolsonaro governar. Entre os entrevistados, 41% aprovam o governo e 6% não quiseram responder. A desaprovação ao jeito de Bolsonaro governar foi aumentando ao longo do ano, na comparação com os outros levantamentos: eram 40% em abril, passou para 48% em junho e 50% em setembro. A pesquisa, feita pelo Ibope a pedido da CNI, foi feita entre os dias 5 e 8 de dezembro – antes de qualquer menção ao caso de Flávio Bolsonaro voltar ao noticiário.

INFOGRÁFICO: Veja os principais resultados da pesquisa CNI/Ibope

Ainda de acordo com a pesquisa, menos brasileiros dizem confiar em Bolsonaro: 56% dos entrevistados não confiam no presidente e 41% confiam. A avaliação do governo também oscilou: 29% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom. A avaliação negativa, aqueles que consideram o governo ruim ou péssimo, é de 38%. Já os que rotulam o governo como regular somam 31%.

"Na comparação com a pesquisa de setembro, todos os três indicadores de popularidade oscilaram, para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais e para menos", observa a pesquisa.

Áreas do governo

A pesquisa da CNI/Ibope também perguntou sobre áreas específicas do governo. A segurança pública foi a mais bem avaliada pelos brasileiros, com 50% de aprovação. Na sequência, aparece educação, com 45% de aprovação. O combate ao desemprego subiu posições em relação à pesquisa feita em setembro e aparece na terceira posição, com 41% de aprovação – esse desempenho fez com que o tema deixasse de ter a terceira pior avaliação para ser o terceiro mais bem avaliado. Com indicador semelhante, de 40% de aprovação, aparecem o combate à fome e à pobreza, combate à inflação e meio ambiente. As outras áreas de governo que foram avaliadas possuem índices de desaprovação maiores. É o caso de saúde (60% de desaprovação), taxa de juros (62% de desaprovação) e impostos (64% de desaprovação).

Os entrevistados também responderam sobre a percepção do noticiário sobre o governo. Para 42%, há mais notícias desfavoráveis ao governo. Outros 26% disseram que não sã nem favoráveis, nem desfavoráveis. Na avaliação de 17%, há mais notícias favoráveis. Por fim, 15% não responderam.

Metodologia da pesquisa CNI/Ibope: Pesquisa realizada pelo Ibope de 05 a 08/12/2019 com 2.000 entrevistados em 127 municípios (Brasil). Contratada por: CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Nível de confiança: 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]