• Carregando...
Lula
Aumento de preços dos alimentos, contas em geral e combustíveis, além de falas polêmicas, refletiu na avaliação de Lula após um ano.| Foto: Ricardo Stuckert/Secom

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu no país de acordo com a pesquisa Quaest divulgada na manhã desta quarta (6), principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Os números desta nova rodada apontam uma disparada na rejeição ao petista principalmente entre os evangélicos, pelo aumento de preços de combustíveis, contas e alimentos, e após a polêmica fala em que comparou a reação de Israel contra o Hamas ao Holocausto nazista.

Segundo a Quaest, a desaprovação a Lula cresceu 5 pontos percentuais desde a última pesquisa de dezembro de 2023, passando de 29% para 34% no levantamento geral. A aprovação caiu de 36% para 35%.

A Quaest ouviu presencialmente duas mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

As regiões Sul e Sudeste são as que mais passaram a desaprovar a gestão do petista, com 51% e 52% respectivamente. No Centro-oeste e Norte, a aprovação diminuiu de 51% para 50%, enquanto que a desaprovação se mantém em 47% desde dezembro.

Já no Nordeste, reduto eleitoral de Lula, a aprovação do governo petista também vem caindo, de 70% para 68% na comparação com dezembro, enquanto que a desaprovação subiu de 28% para 31%.

A desaprovação especificamente ao trabalho de Lula também cresceu no país segundo a pesquisa, passando de 43% em dezembro para 46%. As regiões Sul e Sudeste têm as piores avaliações, com 51% e 52% de desaprovação.

A aprovação caiu de 54% para 51%, com uma redução no Nordeste (70% para 68%) e no Centro-oeste e Norte (51% para 50%).

Em um cenário mais amplo considerando todo o período do terceiro governo de Lula, a avaliação negativa alcançou o maior nível. Na primeira rodada, em fevereiro de 2023, 20% dos entrevistados desaprovavam o petista.

De lá para cá, a avaliação negativa vinha oscilando e alcançava 29% em dezembro de 2023, chegando a 34% em fevereiro de 2024. A aprovação está em 35%, portanto, dentro da margem de erro.

Desaprovação disparou entre evangélicos

O maior aumento na desaprovação de Lula ocorreu principalmente entre os evangélicos, grupo religioso que corresponde a cerca de um terço da população, com um salto de 36% para 48%.

A fala sobre Israel que levou a uma crise diplomática entre os dois países foi considerada exagerada para 60% dos entrevistados, enquanto que 28% não viram exagero.

A Quaest também perguntou como os eleitores de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam o trabalho do petista, e revelou que a aprovação vem caindo e a desaprovação subindo.

Entre os que votaram em Lula no segundo turno de 2022, a aprovação caiu de 90% para 85%. Entre os que votaram em Bolsonaro, a desaprovação subiu de 83% para 88%.

Economia preocupa os brasileiros

A piora na aprovação ao governo Lula aconteceu também pela percepção de piora da economia brasileira para 38% dos entrevistados, contra 31% apurados em dezembro de 2023. A sensação de melhora nos últimos 12 meses despencou de 34% para 26%.

Segundo a Quaest, 73% dos brasileiros sentiram um aumento nos preços dos alimentos, 63% das contas em geral e 51% dos combustíveis.

Para os próximos 12 meses, a expectativa é de piora da economia brasileira para 31% dos entrevistados, enquanto que a melhora é citada por 46% (eram 55% em dezembro de 2023).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]