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Eleições 2026

Pesquisa mostra Flávio à frente de Lula no 2º turno pela 1º vez

Flávio Bolsonaro aparece pela primeira vez à frente de Lula em pesquisa Gerp. (Foto: André Borges / (EPA) EFE)

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Anunciada por Jair Bolsonaro na semana passada, a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a presidente da República teve o efeito de “consolidar” sua identidade eleitoral, indicou pesquisa do instituto Gerp. O senador pela primeira vez aparece a superar o presidente Lula em um eventual segundo turno – ainda que em empate técnico.

A mais recente pesquisa Gerp parece mostrar esta consolidação do nome do filho primogênito de Jair Bolsonaro no cenário eleitoral. Se antes ele registrava 17% nas intenções de voto, neste levantamento suas intenções de voto saltaram para 25% em um eventual segundo turno na corrida eleitoral de 2026.

"Analistas consideram esse crescimento espontâneo um indicador precoce de consolidação de identidade eleitoral", escreveu o Gerp.

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Veja os cenários pesquisados:

Cenário estimulado (1º turno atual):

• Lula — 34%

• Flávio Bolsonaro — 25%

• Ratinho Jr — 8%

• Ciro Gomes — 7%

• Ronaldo Caiado — 6%

• Romeu Zema — 4%

• Pablo Marçal — 4%

• Nenhum — 6%

• NS/NR — 5%

Flávio antes da oficialização: 17%

Flávio após a oficialização: 25%

Simulações de segundo turno:

• Lula — 40% × Jair Bolsonaro — 43%

• Lula — 41% × Flávio Bolsonaro — 42%

• Lula — 41% × Ratinho Jr — 39%

• Lula — 40% × Ronaldo Caiado — 34%

• Lula — 40% × Romeu Zema — 34%

• Lula — 38% × Ciro Gomes — 33%

• Lula — 43% × Pablo Marçal — 31%

Metodologia

O levantamento foi realizado entre 06 e 10 de dezembro de 2025, por telefone, via sistema CATI (entrevista pessoal assistida por computador). Foram ouvidos 2.000 eleitores em todo o país.

A margem de erro máxima é de ±2,24 pontos percentuais, com nível de confiança de 95,5%. Os resultados foram ponderados por sexo, idade, renda e região, garantindo representatividade da amostra.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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