
Ouça este conteúdo
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (14) mostra que a maioria dos brasileiros não acredita que Luiz Inácio Lula da Silva mereça um novo mandato. Para 56% dos entrevistados, o presidente não tem mérito para mais quatro anos de governo. A fatia dos que defendem a continuidade oscilou para baixo, chegando a 40%, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento revelou ainda que a aprovação do governo (47%) permanece inferior à desaprovação (49%). Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os números mantêm o empate técnico observado desde outubro do ano passado.
VEJA TAMBÉM:
Popularidade
A recuperação da popularidade parece ter estagnado em um patamar inferior ao de dezembro de 2024, quando Lula contava com 52% de aprovação popular. No seu pior momento, em maio de 2025, a desaprovação chegou a atingir 57%.
No que diz respeito à avaliação qualitativa, 39% dos entrevistados classificam a gestão como "negativa" — variação de um ponto para cima em relação ao mês anterior. Já a avaliação "positiva" sofreu queda de dois pontos, recuando para 32%. Por outro lado, o grupo que considera o governo "regular" cresceu para 27%.
Metodologia
A pesquisa Quaest realizou 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa no TSE é 00835/2026.






