Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Abertura do ano judiciário

Presidente da OAB parabeniza Messias por indicação ao STF

Presidente da OAB diz esperar sucesso na sabatina de Messias.
Presidente da OAB diz esperar sucesso na sabatina de Messias. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Ouça este conteúdo

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, usou sua fala na abertura do ano Judiciário de 2026, nesta segunda-feira (2), para parabenizar o advogado-geral da União, Jorge Messias, por sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

"Cumprimento, com a permissão de Vossa Excelência, senhor presidente, nesta sessão, o advogado-geral da União, Jorge Messias. Destaco que é uma alegria para a advocacia ver seu nome indicado ao Supremo Tribunal Federal. Desejamos pleno êxito na sabatina que se aproxima, sendo certo que sua judicatura em muito irá contribuir para a garantia do Supremo Tribunal Federal em seu trabalho de defesa da Constituição, da democracia e também da advocacia."

O nome de Messias gerou um mal-estar entre o presidente Lula (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O senador já tinha seu nome para o STF: o do também senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Após a indicação, o presidente do Senado chegou a pautar assuntos delicados para o governo, além de deixar prazo de dez dias para que Messias buscasse apoio nos gabinetes. Lula, então, atrasou o envio da mensagem oficial de indicação, o que fez com que Alcolumbre cancelasse a sabatina.

VEJA TAMBÉM:

Além da tensão no Senado, a indicação de mais um homem branco causou descontentamento em movimentos identitários feministas e negros. A promessa por um nome que atendesse a essas características já passou, no atual mandato, por três indicações: Cristiano Zanin, Flávio Dino e, agora, Jorge Messias.

O impacto positivo previsto por Lula, na verdade, era entre o eleitorado evangélico, uma vez que Messias pertence à religião. Parlamentares de oposição, no entanto, resgataram um parecer em que o advogado-geral da União abre espaço para um procedimento abortivo. Com isso, rejeitam o nome, dizendo que Jorge Messias é "mais petista do que evangélico".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.