Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Parceria com a Coreia do Sul

Primeiro foguete comercial do Brasil será lançado de base em Alcântara (MA)

FAB lança de base aérea de Alcântara primeiro foguete comercial a ser lançado do país.. (Foto: Artvill / Wikimedia Commons)

Ouça este conteúdo

O Brasil lança na tarde desta quarta-feira (17), da base de Alcântara (MA), o primeiro foguete espacial de uso comercial do país. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), a operação é uma parceria com a empresa sul-coreana Innospace, que desenvolveu o foguete Hanbit-NANO.

A bordo do foguete, serão levados ao espaço cinco satélites que trabalharão em pesquisas espaciais e análise de dados. O lançamento será realizado em dois estágios e poderá ser visto sem a ajuda de binóculos por quem estiver próximo da base. Uma equipe de 400 pessoas, entre civis e militares, do Brasil e da Coreia do Sul, participa da operação.

VEJA TAMBÉM:

A capacidade total do foguete será de oito cargas úteis dentro da coifa na parte superior do veículo de lançamento: além dos cinco pequenos satélites para colocação em órbita, haverá mais três dispositivos experimentais. A propulsão do equipamento utiliza combustível sólido e líquido.

“Será um voo inaugural a partir do Brasil, simbolizando a entrada do país no mercado global de lançamentos espaciais”, disse o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, citado pela Agência Brasil.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.