• Carregando...
Podcast 15 Minutos: Bolsonaro ajuda o PT; caixa preta BNDES; major nazista; Enem 2020.
Podcast 15 Minutos: Bolsonaro ajuda o PT; caixa preta BNDES; major nazista; Enem 2020.| Foto:

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 também no streaming do Spotify.

***

#4: Bolsonaro ajuda o PT; caixa preta BNDES; major nazista; Enem 2020

  • Sinopse - 4 de julho

1) O governo Bolsonaro acelerou o pagamento de emendas de parlamentares ao Orçamento da União nos últimos meses. Em maio foram quase R$ 600 milhões, segundo dados do portal Siga Brasil. Mas o partido mais beneficiado não foi o PSL do presidente. A bancada do PT foi a que mais recebeu recursos de emendas entre janeiro e maio deste ano – R$ 69 milhões –, considerando apenas os parlamentares da atual legislatura que foram beneficiados. O jornalista Lúcio Vaz traz os números dos principais beneficiados.

2) Os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras de infraestrutura em países da América Latina e África, principalmente nos casos de países sob regimes ditatoriais, são o principal alvo dos questionamentos ao banco na famosa “caixa-preta” que o governo Bolsonaro exige que seja aberta. Mas, afinal, onde e por que o BNDES empresta recursos para operações no exterior? O repórter Roger Pereira detalha os números.

3) O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá provas em meio digital a partir de 2020. Em 2026, a avaliação será feita apenas online, também a redação. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, órgão responsável pela avaliação. A editora de Educação, Denise Drechsel, explica a novidade.

4) O Exército brasileiro homenageou um major alemão que lutou na Segunda Guerra Mundial pelo exército nazista. De acordo com as Forças Armadas, Otto Maximilian foi assassinado no Brasil em 1º de julho de 1968 em um "ato terrorista insano e covarde". O repórter Paulo Polzonoff Jr. explica a polêmica.

***Ficha técnica - 15 Minutos

O ’15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]