i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Um partido aprisionado

Até quando o PT vai dividir a mesma cela com Lula?

  • PorFilipe Albuquerque, especial para a Gazeta do Povo
  • Curitiba
  • 05/04/2019 21:03
O ex-presidente Lula é conduzido á prisão pela PF em Curitiba, em abril de 2018. Foto: Suamy Beydou/Estadão Conteúdo
Para especialistas, é hora de o PT deixar a prisão de Lula para trás se quiser retomar posição relevante junto à oposição ao governo Bolsonaro. Foto: Suamy Beydou/Estadão Conteúdo| Foto:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 365 dias na cadeia no próximo domingo, 7 de abril. Há um ano, vive em um espaço de 15 metros quadrados, no quarto andar da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O petista cumpre a pena de 12 anos e um mês de prisão ao qual foi condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Órfão de seu grande líder e marcado pela corrupção que açoitou a Petrobras, o PT se vê hoje igualmente aprisionado. E busca a todo custo uma redenção improvável – provar a inocência de Lula. Mas até que ponto isso é prejudicial ou benéfico ao partido?

Leia também: FHC vai a Harvard e ‘ensina’ como Guedes e Bolsonaro deveriam negociar com Congresso

Desde a prisão do ex-presidente, o partido tem ocupado boa parte da agenda em defender a liberdade dele. O partido conseguiu manter a militância mobilizada por essa "causa". Um acampamento batizado de 'Lula Livre' foi instalado em um terreno ao lado do prédio da PF onde o petista permanece preso.

O Comitê Nacional Lula Livre, que reúne lideranças do PT, PSOL e PCdoB, mais artistas, intelectuais, movimentos sociais e sindicais, segue organizando atos pedindo a liberdade do petista, indiferentes à condenação por corrupção e lavagem de dinheiro em duas instâncias da Justiça Federal.

Analistas políticos avaliam que essa é uma luta perdida e já passou da hora de o PT olhar para o futuro, entendendo que a liberdade ou a manutenção da prisão de Lula não pode ser a única agenda do partido. Focado demais na tentativa de provar a suposta inocência do ex-presidente, a legenda perdeu o protagonismo oposicionista que sustentou durante décadas.

Ressaca e 'messias único'

“O PT de hoje ainda vive a ressaca dos efeitos catastróficos de 2018”, avalia Gerson Moraes, professor e filósofo político da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Por catástrofes, Moraes entende a condenação em segunda instância e a prisão de Lula, além da derrota do partido nas urnas, sobretudo para um rival estreante no pleito para presidência da República.

“A eleição de [Jair] Bolsonaro, não tenho dúvida, é a vitória do antipetismo. Daquela votação expressiva, o capital político do Bolsonaro girou em torno de 20% ou 30%. O restante é de pessoas descontentes com o PT”, avalia.

Leia também: Luciano Huck critica o governo e fala em construir um projeto para o país

Moraes entende que o grande erro do PT foi ter depositado todas as fichas “em um único messias.” “A necessidade de construir outros quadros deveria ter sido pensada há muito tempo”, analisa. O filósofo entende que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, escolhido de última hora para concorrer à presidência na impossibilidade de Lula, nunca foi uma unanimidade política por ter feito uma prefeitura regular, e que por isso não teria condições de ser alçado à posição de liderança da esquerda, herdeiro político do ex-presidente.

“Ao longo de sua história, Lula foi afastando todo mundo que pudesse fazer sombra a ele. Aquela atitude messiânica dele fez com que ele acreditasse ser a única luz que deveria brilhar. Isso foi um problema quando o partido precisou de novos quadros com carisma, com projeto, para em um momento de dificuldade, ocupar esse espaço. O partido não tinha”, observa.

Essa parece ser uma situação que interessa ao ex-presidente. Nesse último ano, várias vezes ele recebeu a visita de lideranças petistas para ser consultado e tomar decisões sobre os rumos do partido mesmo estando atrás das grades.

Demorou

O PT só oficializou a candidatura de Haddad à presidência da República no dia 11 de setembro do ano passado. Já preso à época, Lula teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa pela condenação por lavagem de dinheiro e corrupção passiva por um colegiado de juízes.

“A gente percebeu como essa estratégia de ficar em cima da questão do Lula foi equivocada diante das eleições presidenciais de 2018”, analisa Leandro Consentino, professor e cientista político do Insper. Ele vê méritos na vitória de Bolsonaro, mas atribui muito da votação expressiva dele a, por exemplo, o atentado a faca contra o então candidato do PSL, que em tese o tirou dos debates, e ao antipetismo que tomou conta do país.

Leia também: Esquerda entra na ‘bancada da bala’. Mas o que eles estão fazendo lá?

“Essa rejeição se baseia muito no fato de que o PT colou um carimbo nele próprio, no sentido de dizer ‘somos o partido que quer o Lula livre’”, analisa. Para ele, essa associação constante com a condenação e prisão do ex-presidente cobrou um preço.

Para Consentino, Haddad representa, de certo modo, o PT que venceu as eleições em 2002, que se aproximou mais do centro com a Carta ao Povo Brasileiro, em junho daquele ano, com objetivos claros de acalmar o mercado financeiro. “Ele [Haddad] encarna esse PT social democrata, nem tão à esquerda, mas que caminha para o centro-esquerda, que quer conquistar essa parte da classe média, que foi o grande lance daquele momento [2002], quando o PT se consolidou como uma alternativa interessante.”

Na outra ponta, vê a presidente do partido Gleisi Hoffmann – que participou da posse de Nicolás Maduro, reeleito presidente da Venezuela – como a representação do PT das décadas de 1980 e 1990, “mais combativo, no sentido de buscar tese numa esquerda que não faz mais muito sentido, de apoiar um governo ditatorial”.

Um elemento dessa polarização veio à tona em fevereiro deste ano, quando Gleisi e Haddad se estranharam em reunião da Executiva Nacional do PT, em São Paulo.  Os dois se desentenderam a respeito da decisão da presidente do partido de ir à "posse" do ditador venezuelano.

Setores da sigla também reclamaram do fato de Gleisi ter tomado a iniciativa sem consultar a direção e viram no gesto dela um movimento rumo à esquerda petista e aos movimentos sociais em busca de apoio para sua reeleição. O mandato de Gleisi termina este ano.

PT deixou vácuo de poder na esquerda

Após as eleições, outros partidos como PSOL e PDT tentaram ocupar o vácuo de poder deixado pelo PT, mas ainda sem muito sucesso.

O debate sobre a reforma da Previdência, que começou quente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (3) é, para Moraes, a oportunidade ideal para o PT tentar retomar sua relevância junto à oposição. “O PT vai ter que afinar seu discurso, porque o PSOL cresceu. Hoje você tem uma oposição muito mais vinculada ao PSOL, que talvez represente os anseios de uma classe trabalhadora, e a imagem do PT está muito arranhada nesses setores”, avalia.

Consentino entende que as eleições de 2018 demonstraram um enfraquecimento da esquerda e também do centro – ele concorda com o colega ao lembrar que as trapalhadas do governo Bolsonaro acabam eclipsando o papel da oposição. E que para arrumar a casa, o PT precisa tentar “superar a questão Lula”. “O partido precisa ter postura forte”, sugere.

“Com essa postura, o PT se coloca no banco dos réus junto com o Lula. Se a gente pensa em um partido como um agrupamento de pessoas que busca ganhar eleições para implantar políticas públicas, essa não é a melhor alternativa para eles. Se eles querem se converter em uma central de defesa do Lula, ótimo, mas isso não é o objetivo de um partido político. Não é o que vai trazer o partido de volta para uma vitória nas eleições.”

Novos ventos sopram do Nordeste

Consentino vê, no entanto, sinalizações positivas dentro do partido. E cita governadores petistas de estados do Nordeste como nomes mais abertos ao diálogo com outras lideranças.

Ele lembra do governador reeleito do Ceará, Camilo Santana, que demonstrou apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. E defendeu o desabafo do senador Cid Gomes (PDT-CE), que criticou o PT por não fazer uma autocrítica durante as eleições presidenciais. “Talvez se o PT caminhar nesse sentido tenha mais sucesso do que permanecer isolado, como vinha fazendo.”

Também reeleito ao Executivo da Bahia, o petista Rui Costa defendeu, no último dia 1º, a aprovação da reforma da Previdência, proposta pelo governo federal, com apenas quatro alterações. Ele bate de frente com o partido, que é contra todo o texto.

Costa criticou o PT pelo boicote à posse de Bolsonaro e defende uma trégua da oposição em início de mandato. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, disse estar “perplexo” com o que avalia como vazio de propostas de Bolsonaro. Mas defendeu que a desarticulação do Planalto não interessa a ninguém, nem à oposição.

“Os governadores do Nordeste não estão buscando uma postura de isolamento, e sim de diálogo. Talvez se o PT caminhar nesse sentido, tenha mais sucesso do que permanecer isolado como vinha fazendo”, conclui.

20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 20 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Paulo G. Hansen

    ± 0 minutos

    E qdo muda de prisão a matéria não diz!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      WILSON PAULO BETTEGA

      ± 19 minutos

      A VERMELHIDÃO ME TRAZ HORROR É SINAL DE INFECÇÃO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Diz

        ± 3 horas

        Vamos falar menos do PT et caterva, já deu, já cansou, já tá podre, enterra. É melhor Jair se acostumando.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • T

          TAIFU

          ± 19 horas

          Lula é pt e pt é lula, símbolo maior da corrupção Nacional.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Fernando tichauer

            ± 21 horas

            Gerson Moraes e Leandro Consentino não são boas referências para falar do PT. Moraes afirma que Haddad foi um prefeito regular. Consentino afirma que Haddad representa um PT de centro esquerda. Dá para perceber que, ou são petistas fantasiados de isentões ou não conversaram com nenhum morador de São Paulo que viveu sob os chicotes e porretes em forma de radares do Haddad. Haddad fez a pior administração de SP e tem um estilo inequivocamente autoritário. Impôs aos motoristas de SP toda sorte de medidas para os atingirem no bolso. Sequestrou 400km de ruas e avenidas de SP, pintando-as com a cor do seu partido para nada! Nenhuma bicicleta passa por 80% das "ciclovias" vermelhas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              APJr

              ± 21 horas

              O PT é o substituto político da guerrilh@. Sempre foi uma qu@drilh@, nunca pensou em ser um partido. Nunca foi democrático, nem sua ideia foi fazer política. O ideário sempre foi fascista. Para o bem do país e da democracia, bom seria, que permanecessem eternamente enjaulados ...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Manoel Dias de Moraes

                ± 22 horas

                O PT tem que ser extinto e o Lula apodrecer na cadeia!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  FERNANDO LUIZ POZZOBON

                  ± 23 horas

                  Tem espaço para o pt? Como ainda se ousa em falar do pt? Formado por guerrilheiros, anarquistas, sindicalistas do quanto pior melhor, e terroristas, que tiverem a oportunidade de governar e simplesmente por incompetência destruíram uma nação não merecem nem ser mencionados na atual vida política e social do país. Esqueçamo-os.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Flavio Teixeira

                    ± 23 horas

                    Nunca duvide da *******idade de um povo. Essa praga barbuda deve ficar presa até sua morte (que demore muito, só para sofrer bastante).

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ADERVAL C FORSTER

                      ± 24 horas

                      Chamar palpiteiro de política de cientista faz Einstein revirar na tumba. Política nunca foi e nunca será ciência. Petralhada inventou até uma faculdade do impeachment. É hilário

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CLAUDIA FREIRE

                        ± 24 horas

                        O PT já teve gente muito boa em seus quadros mas Lula, se achando o messias, destruiu o partido.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JBN

                          ± 24 horas

                          Lugar de facção criminosa é cadeia mesmo, essa quadrilha há tempo deveria estar extinta e o patrão dos mortadelas está no lugar que merece.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • N

                            Nara

                            ± 24 horas

                            A pergunta correta seria: Até quando o PT vai existir? Não houve já provas suficientes de que é um Partido do Crime? Num País onde a Justiça fizesse jus ao próprio nome, o partido seria extinto e os crimes de caixa 2 só iriam para o TSE porque lá o julgamento seria implacável contra os criminosos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 1 dias

                              >>> A culpa é da Justiça, na parte da execução da pena. Lula foi condenado à prisão, mas deram um jeito para ele se hospedar em lugar bem tranquilo, com bastante segurança, onde é recebido por diversos "advogados". Uma vergonha. Repito: a culpa é da Justiça.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                antiesquerdopata

                                ± 1 dias

                                O fato de o partido não se desligar de um ladrão e sem caráter, mostra qual a sua intenção.¨¨Diz-me com quem andas , que te direi quem és¨¨

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  carlos

                                  ± 1 dias

                                  Por mim, que se acabem os dois

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                    ± 1 dias

                                    Luladrão o mega bandido e seu partido quadrilha que afundou o Brasil nunca mais.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Felipe Martinelli

                                      ± 1 dias

                                      Que fiquem lá com ele pra sempre, ********.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Maquiavel

                                        ± 1 dias

                                        Lula nunca mais

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • A

                                          antonio carvalho

                                          ± 1 dias

                                          Solta ele pra ver

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.