Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TV do partido

PT pede credencial ao STF para transmitir julgamento de Bolsonaro

Pedido foi apresentado ao STF pelo secretário de Comunicação do PT, deputado Jilmar Tatto (SP). (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O Partido dos Trabalhadores (PT) encaminhou um ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, solicitando credenciamento para acompanhar um eventual julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A legenda alega interesse em enviar sua própria equipe ao plenário para cobrir as sessões, previstas para o segundo semestre.

VEJA TAMBÉM:

"O caso em questão trata de matéria de notório interesse público, envolvendo a tentativa de golpe de Estado, um evento de grande repercussão nacional e internacional", afirmou o secretário de Comunicação do partido, deputado federal Jilmar Tatto, no documento enviado ao STF.

Tatto também argumenta que a TVPT poderá ampliar a audiência do julgamento, destacando seu alcance a "milhares de brasileiros" e ressaltando a importância da liberdade de imprensa.

Embora o credenciamento solicitado pelo partido não seja essencial para a transmissão do julgamento, visto que a TV Justiça já disponibiliza o conteúdo das sessões, a legenda quer garantir presença física no plenário para acompanhar os desdobramentos do caso.

Em declaração ao jornal O Globo, Tatto enfatizou a relevância do evento e disse que o julgamento “será histórico".

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outras 33 pessoas inclui acusações de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do estado democrático de direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.

Com a formalização da acusação, a expectativa é que o STF avance no processo e inicie o julgamento ainda neste ano, durante o primeiro semestre.

A Gazeta do Povo entrou em contato com o STF para saber se o pedido do PT será aceito e quais são os critérios para a transmissão do julgamento, mas ainda não teve retorno. O espaço segue aberto para atualização.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.