i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

Quanto custa e quem paga a vacinação contra a Covid-19 no Brasil

  • Brasília
  • 19/01/2021 12:42
Caixa com doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19: primeiros lotes começaram a ser distribuídos aos estados pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18).
Caixa com doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19: primeiros lotes começaram a ser distribuídos aos estados pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18).| Foto: Gilson Abreu/AEN

Após a liberação do uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford, o Brasil deu início nesta semana à vacinação contra a Covid-19. Os brasileiros serão imunizados inicialmente com 6 milhões de doses da Coronavac. A previsão do Ministério da Saúde é que 354 milhões de doses sejam aplicadas até o fim do ano, quantidade suficiente para vacinar pouco mais de 84% da população maior de 18 anos não gestante, público-alvo do plano nacional de imunização.

Mas, afinal, quanto custará toda essa campanha? E quem pagará a conta?

Governo federal vai pagar as doses e toda a campanha de vacinação

O Ministério da Economia informou à Gazeta do Povo que a campanha de vacinação contra a Covid-19 custará cerca de R$ 20 bilhões aos cofres públicos. Esse valor engloba a aquisição das doses necessárias para cobertura da população, despesas com insumos, logística, comunicação e publicidade, além de outras eventuais necessidades para implementar a imunização contra o coronavírus.

O valor foi autorizado pela medida provisória de crédito extraordinário nº 1.015, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 17 de dezembro de 2020, em favor do Ministério da Saúde. Os recursos serão desembolsados conforme o governo federal for adquirindo as vacinas dos institutos responsáveis pela fabricação e importação.

Até o fim da segunda-feira (18), o governo gastou apenas R$ 56,7 milhões dos R$ 20 bilhões autorizados, segundo dados do Tesouro Nacional. Mas a previsão é de que R$ 3 bilhões sejam desembolsados nas próximas semanas.

O governo, por meio da Fiocruz, vai pagar R$ 59,4 milhões para a importação de 2 milhões de doses prontas da vacina da Universidade de Oxford, produzida pelo Instituto Serum. O instituto é um dos centros capacitados pela AstraZeneca para a produção do imunizante na Índia.

O valor cobre a vacina, custos de operação, armazenagem e transporte dos imunizantes. O lote era para ter chegado no fim de semana ao Brasil, mas o governo indiano barrou a exportação. Não há nova data de entrega.

Por meio do Ministério da Saúde, o governo federal pagará ao Instituto Butantan quase R$ 2,7 bilhões por 46 milhões de doses da vacina Coronavac, incluindo os 6 milhões que foram importados da China e que estão sendo distribuídos nesta semana. Cada dose custará R$ 58,20.

Segundo os termos do contrato assinado entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan no começo deste mês (veja contrato no fim da reportagem), o pagamento será realizado em até 30 dias, contados a partir da emissão da nota fiscal das vacinas pelo instituto. A nota fiscal só pôde ser emitida após a autorização para uso emergencial da vacina, obtida no domingo (17) junto à Anvisa.

Por enquanto, Butantan bancou importação e produção da Coronavac

Como o governo federal ainda vai pagar a vacina Coronavac, os 6 milhões de doses importados da China pelo Butantan foram custeados inicialmente com recursos do próprio instituto, que é ligado à Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, explicou a assessoria de imprensa do Butantan. São essas doses que deram início ao plano de vacinação nesta semana.

Os 4,8 milhões de doses envasados pelo Instituto Butantan em São Paulo, que aguardam liberação da Anvisa, e os estudos clínicos feitos desde julho também foram custeados inicialmente pelo instituto, segundo a assessoria de imprensa do Butantan.

A antecipação da importação e da produção das doses da Coronavac no Brasil foi uma estratégia do governo de São Paulo para pressionar a liberação dos imunizantes pela Anvisa. A União só pode pagar pelas vacinas após o aval do uso pela Anvisa.

Próximos lotes das vacinas

O contrato assinado entre o governo federal e o Butantan permite que a União contrate, posteriormente, mais 54 milhões de doses da Coronavac produzidos pelo instituto. O custo será estabelecido em um aditivo contratual.

Na Fiocruz, que é ligada ao próprio Ministério da Saúde, a previsão é que a fabricação comece a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), substância que dará origem à vacina desenvolvida pela Oxford em parceria com a AstraZeneca. A meta é atingir a marca de 50 milhões de doses até abril e 100,4 milhões de doses até julho de 2021.

Segundo a Fiocruz, a partir do segundo semestre deste ano não será mais necessária a importação do IFA, que passará a ser produzido também no seu laboratório no Rio de Janeiro, após conclusão da transferência de tecnologia. A previsão é que mais 110 milhões de doses de vacinas sejam produzidos de agosto a dezembro inteiramente na instituição. Os custos não foram divulgados.

O Ministério da Saúde segue realizando negociações com outros laboratórios para compra de vacinas, tais como Janssen (EUA), Moderna (EUA), Pfizer (Alemanha), Bharat Biotech (Índia) e Gamaleya (Rússia).

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz

    20/01/2021 17:03:02

    Como assim vacinar 84% acima de 18 anos? A Anvisa só autorizou o uso emergencial apenas para grupos de risco. Não autorizou a vacinação em massa da população. Essa informação não fecha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Guercio Duarte

      20/01/2021 16:11:31

      Infelizmente vivemos num País Fracassado, sem futuro e terrivelmente politizado sem que os verdadeiros problemas nacionais sejam devidamente analisados e resolvidos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        José Ricardo

        20/01/2021 15:43:31

        Quem vai pagar não é o gov. Federal, somos nós, o povo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Luiz

          20/01/2021 14:51:05

          Imaginem só se é o "Bozo", que vai pagar as vacinas. Esse genocida jamais faria isso, né não? Gente, que vai pagar os bilhões pela vachina não é ogov. federal - nosso dinheiro, lembre-se -é a grana do Dória. Esse incrível patriota, que só defende o bem e o belo. Estamos salvos! a Coronavac extirpará do nosso meio esse vírus cruel, que se espalhou pelo mundo só porque o Bolsonaro não usou máscara p/ ir a uma padaria. Os chinesses? Rindo a toa, zombando dos otários, eheheh...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Francisco H

            20/01/2021 11:10:13

            "O governo federal pagará ao Instituto Butantan quase R$ 2,7 bilhões por 46 milhões de doses da vacina Coronavac, incluindo os 6 milhões que foram importados da China e que estão sendo distribuídos nesta semana. Cada dose custará R$ 58,20." O pagamento se dará após a emissão da nota fiscal, que é possível após certificação pela ANVISA.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Reginaldo Gabriel Guimarães

              20/01/2021 0:44:10

              350 milhões de doses? Achei que o Brasil tinha uma população de 210 milhões....pra que tanta vacina? São várias doses por pessoa?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • V

                Valmir Gonçalves Garcia

                ± 2 minutos

                Duas doses

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • F

              Fábio Murakami

              20/01/2021 0:04:19

              Ou seja: Dória não esclareceu direito ao rebater Pazuello. Que pagou no final das contas foi o governo federal. Reportagem mostrando a verdade e desmascarando os de má-fé.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zyss

                19/01/2021 21:42:50

                China trava importação de insumos para a produção das vacinas contra a Covid-19 no Brasil t.co/hcEKeqtlj5

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • Z

                  Zyss

                  20/01/2021 0:55:54

                  Cresce um pouco e aja como homem.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  19/01/2021 22:48:33

                  Uai, o governo brasileiro não "detesta" a China? Tomou no respectivo e nós pagamos a conta.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcus Pinheiro Machado

                19/01/2021 21:06:02

                "NOIS"!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • O

                  Osvaldo

                  19/01/2021 18:29:48

                  Menos estado ! Reformas já ...tributária,administrativa,política etc...continuam desviando assunto ..só falam de covid e vacina ...seus hipocondríacos ..

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Sonia Amaral

                    19/01/2021 18:08:21

                    Lendo agora sobre o custo unitário da coronavac cheguei a conclusão de que a busca desmedida pela igualdade mata e tem um preço monetário muito elevado. Pois bem, se o governo importasse e disponibilizasse de graça apenas para os necessitados, a conta de 20 bi saia pela metade e todos estariam felizes. Mas, sabe comé, os puros de coração, só q não, gritariam: saúde eh direito de todos, os ricos estão sendo privilegiados e por aí. Se a iniciativa privada não tivesse sido barrada (o gov proibiu as empresas de comprarem para os seus funcionários e os hospitais também), a logística seria melhor e a vacinação mais rápida

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • M

                      maryyapaz

                      20/01/2021 22:13:04

                      Não acredito que você pensa que as empresas pagariam para vacinar seus empregados desonerando o orçamento público. É óbvio que descontariam no imposto a pagar a despesa com as vacinas de seus empregados.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • B

                      Breno Souto Avelheda

                      19/01/2021 20:48:14

                      Isso é verdade. Eu e minha família todos pagaríamos tranquilamente pelas nossas doses, o que já é um valor pequeno no final de tantos custos pra fazer a vacinação. Mas também não vou reclamar, pois pago imposto pra cacete a minha vida inteira. Não vou continuar pagando a mesma carga tributária pra ainda ter que pagar minha vacina

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • A

                    ANTONIO

                    19/01/2021 17:25:18

                    Pagamos inclusive o salário de gente extremamente incompetente com o pançauelo e Bolsonaro.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • T

                      TIAGO

                      20/01/2021 0:00:34

                      A questão correta a se fazer não é ‘quem paga?’ mas sim ‘quem vai roubar?’

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        LEONARDO BARBASKI

                        19/01/2021 16:14:00

                        O Ministério da Saúde paga e sempre pagou a vacinação. E quem financia o ministério são os impostos que invariavelmente todos os brasileiros pagam, ou seja, tá certo. Melhor isso do que ficar pagando pra burocrata fazer coisa sem sentido algum...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          19/01/2021 16:07:52

                          Quem paga? Os nossos impostos.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          5 Respostas
                          • M

                            Mirtão

                            19/01/2021 21:25:33

                            Desculpe o cara. Ele não sabe o que diz.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Charles Costa

                            19/01/2021 20:57:05

                            “VB” leia novamente a matéria, vc não entendeu, normal para a nossa sucateada educação método Paulo Freire! Sp deu um “cheque caução “, onde após aprovação da Anvisa, é feito o pagamento ao Butantã, logo, ressarcimento aos cofres públicos do Estado de SP. Não acredite em mim, leia e veja com os próprios olhos ;)

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            19/01/2021 17:57:40

                            LH, a pergunta é "QUEM PAGA A VACINAÇÃO...? Não houve pergunta sobre quem desvia verbas ou quem recebe salários sem merecer...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • V

                            VB

                            19/01/2021 16:30:54

                            Existem impostos Federais, Estaduais e Municipais... São Paulo comprou as vacinas com impostos estaduais, é do dinheiro do Estado de SP e não da União

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LH

                            19/01/2021 16:17:06

                            Concordo, mas os impostos são para isso mesmo e não para pagar "Ajudantes de Vestir Toga" ou mordomias para políticos condenados viajarem em lua-de-mel. Tô certo ou tô errado?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.