Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

#92 - Muro de Berlim, 30 anos da queda: Filipe Figueiredo, do podcast Xadrez Verbal, explica o choque cultural e econômico entre as duas Alemanhas

***1) O Muro de Berlim começou a cair quando o porta-voz do governo da então Alemanha Oriental, Gunter Schabowski, foi apresentar uma nova lei sobre o trânsito de pessoas pelo país dividido pela Guerra Fria. Era o início do fim da divisão que durou 28 anos, de 1961 a 1989. O Muro de Berlim dividia a capital alemã em duas metades, a capitalista e socialista. O colunista da Gazeta do Povo Filipe Figueredo explica quais foram as consequências, para os alemães e o mundo, desse símbolo da divisão ideológica que ruiu há 30 anos. Figueiredo é graduado em história pela USP, professor de política internacional, roteirista do canal Nerdologia e criador dos podcasts Xadrez Verbal e Fronteiras Invisíveis do Futebol, sobre política internacional e história.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]