Nos primeiros 17 dias de março, as queimadas na Amazônia já superaram a média para o mês dos últimos 25 anos. O Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) já registrou 1.294 focos de incêndio até domingo (17). A média histórica, iniciada em 1999, para o mês de março é de 1.034 queimadas no bioma amazônico.
O estado do Mato Grosso é o que vem registrando o maior número de queimadas do bioma. De 1º a 17 de março já foram 932. O estado de Roraima, que liderou o ranking em fevereiro, aparece agora em segundo lugar, com 590 focos de incêndio no bioma no período.
A marca de queimadas na primeira quinzena de março de 2024 já é maior do que a registrada na comparação com os registros para o mês completo desde 2021. Em 2023, foram registradas 1.019 queimadas na Amazônia. O maior registro histórico para março foi registrado em 2019, quando houve 3.383 queimadas no bioma.
O número de focos de incêndio registrados pelo Inpe também está acima da média para o mês quando considerado todo o país. Nos primeiros 17 dias de março de 2024 já houve o registro de 3.169 focos de incêndio, enquanto a média histórica é de 2.384 focos para o mês todo.
Queimadas bateram recorde em fevereiro
Fevereiro de 2024 registrou o pior número de queimadas no Brasil para o mês, desde que os números começaram a ser medidos e divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 1999.
Ao todo, o Inpe registrou 4.568 focos de incêndio no Brasil em fevereiro passado. A marca histórica mais alta até então havia sido registrada em 2016, com 3.238 queimadas em fevereiro daquele ano. A maior parte dessas queimadas ficou concentrada na Amazônia, onde foram registradas 3.158 focos, com destaque ainda para o estado de Roraima, que somou 2.057 queimadas do total.
Malafaia x Edir Macedo: o que está em jogo na disputa pela prefeitura do Rio
“Liberdade de expressão é especial”, diz Musk citando post sobre fechamento de escritório do X no Brasil
Moraes teria usado TSE para investigar participantes de protesto contra magistrados em Nova York
“Fujões” e “covardia”: candidatos repercutem ausência de Boulos, Nunes e Datena em debate
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião