i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Caso "rachadinha"

Mulher de Queiroz via família como “marionete” de Wassef, revelam mensagens

    • Estadão Conteúdo
    • 02/07/2020 16:13
    Frederick Wassef é dono do imóvel onde Fabrício Queiroz foi preso, em Atibaia (SP).
    Frederick Wassef é dono do imóvel onde Fabrício Queiroz foi preso, em Atibaia (SP).| Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

    Em mensagens apreendidas pelo Ministério Público do Rio, a ex-assessora parlamentar Márcia Oliveira de Aguiar, mulher de Fabrício Queiroz, reclamou de táticas impostas pelo advogado Frederick Wassef. Em novembro do ano passado, ela disse à advogada Ana Flávia Rigamonti, que trabalha com Wassef, que não queria mais viver como "marionete do Anjo". "Deixa a gente viver nossa vida. Qual o problema? Vão matar?"

    As mensagens reforçam indícios de que, embora negue, Wassef atuava de forma efetiva na proteção e abrigo de Queiroz e familiares. Segundo as investigações, "Anjo" é o codinome de Wassef, que defendeu o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no processo que apura o esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O advogado nega que o codinome seja uma referência a ele.

    Márcia está foragida desde o dia 18, quando a Justiça do Rio determinou a prisão dela e de Queiroz. Ele foi detido em uma casa de Atibaia (SP) que funcionava como escritório de Wassef e enviado para o presídio Bangu 8. O advogado deixou a defesa do senador após a prisão do ex-assessor de Flávio.

    Nas conversas obtidas pelo MP, Márcia assume que poderia fugir caso tivesse a prisão decretada. "A gente não pode mais viver sendo marionete do Anjo. 'Ah, você tem que ficar aqui, tem que trazer a família'. Esquece, cara. Deixa a gente viver nossa vida. Qual o problema? Vão matar? Ninguém vai matar ninguém. Se fosse pra matar, já tinham pego um filho meu aqui", diz Márcia, em mensagem enviada a Flávia no fim do ano passado.

    O MP teve acesso ao material em dezembro, quando foram cumpridos mandados de busca em endereços ligados a Queiroz e um celular da ex-assessora foi apreendido.

    Os planos de Wassef, segundo os diálogos apreendidos, incluíam alugar uma casa em São Paulo para abrigar toda a família de Queiroz. Naquele momento, o Supremo Tribunal Federal (STF) estava prestes a autorizar a retomada da investigação sobre as "rachadinhas" (apropriação de parte dos salários dos servidores) no antigo gabinete de Flávio, então paralisada devido à discussão sobre o uso de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). As conversas mostram que Márcia e Ana Flávia, que passou seis meses com Queiroz em Atibaia enquanto trabalhava no escritório, achavam a ideia ruim.

    Com o passar dos dias, os áudios enviados por Márcia à amiga eram cada vez maiores e mais frequentes. Em algum deles, Márcia alternava choro com relatos sobre como a situação mexia com sua saúde física e emocional. "Sei que também tá acabando com a (saúde) dele (Queiroz)". Em outra mensagem, a conversa revela que o ex-assessor de Flávio também não concordava com os planos de Wassef.

    Segundo a advogada, Queiroz disse isso ao advogado, mas Wassef insistia no plano de esconder a família. "Ele (Queiroz) não quer ficar mais aí, não", diz Márcia, antes de ponderar: "Ele (Anjo) vai fazer terror, né?" Quando Wassef passava uns dias em Atibaia Ana Flávia tomava cuidado ao falar com Márcia. A fim de evitar que o chefe ouvisse a conversa, ela ia para o quintal.

    Aos poucos, enquanto as duas demonstravam incômodo com a situação, também começavam a questionar a eficácia da estratégia do defensor. "O Anjo tem ideias boas, sim, mas na prática a gente sabe que não é igual às mil maravilhas que ele fala", comenta Ana Flávia. A advogada diz que havia conversado até com a mulher de Wassef na tentativa de frustrar a ideia de alugar uma casa para abrigar a família Queiroz em São Paulo.

    Queiroz estava no "limite"

    Márcia revela, nos áudios, achar que o marido estava no "limite" e temia que o estado emocional dele prejudicasse o tratamento do câncer. Segundo a ex-assessora, Queiroz mantinha a compostura em Atibaia, mas, quando ia para o Rio, despejava toda a carga sobre ela. "Chega a ser insuportável a convivência com ele", diz. "Estou vendo que ele está no limite dele".

    Essa preocupação levava Márcia a evitar se lamentar na presença do marido. É notória a diferença entre as mensagens enviadas ao companheiro e a Ana Flávia. Enquanto para a advogada chegavam áudios e textos grandes, as conversas com o marido se limitavam a informações pragmáticas ou, no máximo, comentários sucintos, como ao dizer que achava "exagero" morar em São Paulo.

    Os diálogos entre Márcia e Queiroz costumavam se dar mais no campo da descontração. Ele enviava, por exemplo, fotos de churrasco, pizza e o que mais estivesse comendo. Márcia revela, nas mensagens trocadas com a amiga, se preocupar com a alimentação do marido. Segundo ela, Queiroz não sabe fazer comida saudável e se alimenta de "besteiras".

    Enquanto a defesa de Márcia e de Queiroz afirma que não trabalha com a hipótese de delação premiada, interlocutores da família sondaram escritórios de advocacia do Rio que trabalham com o instrumento nos últimos dias. A reportagem apurou que um advogado que já defendeu clientes famosos foi sondado, mas disse que não trabalhava com delação. Outros escritórios foram procurados.

    Procurada, Ana Flávia, que não é investigada no caso, disse que não vai comentar. Também afirmou que não tem nada a ver com o processo, já que apenas trabalhava no escritório do advogado.

    Wassef disse que não articulou qualquer rotina de ocultação do paradeiro de Queiroz, e negou der dado ordens à família. Afirmou ainda que nunca teve apelido de “anjo” e que não criou nenhum plano para esconder Queiroz ou alugar casa para que sua família se mudasse. Ele ainda disse ser falso que o ex-assessor tenha passado período de seis meses em seu imóvel em Atibaia. O advogado afirmou ser "vítima de uma campanha de fake news e ilações irresponsáveis”.

    14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 14 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • M

      Matraca Trica

      ± 9 horas

      Essa mulher é bandida, traidora, né gado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Z

        Zé Bochecha

        ± 11 horas

        É o Queiróz que vai ficar muito tempo sem ver uma rachadinha.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          emanoel domingues

          ± 13 horas

          Estão investigando todos os parlamentares da ALERJ, ou ainda estão apenas perseguindo o PR, mais uma vez não vai prosperar, porque mentira tem perna curta. Deveriam investigar a todos da lista do Coaf, principalmente, os dezesseis com movimentação financeira muito acima do 01. Realmente o PR pode ficar tranquilo, pois os seus inimigos fazem muito barulho, esperneiam, mas de fato vivem fora da realidade, na sua bolha envolta de narrativas falaciosas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • I

            IvoHM

            ± 13 horas

            E aí Cloaquinha, Frutinha, Antônio, Avils Sotnas, Amauri, Guilherme, VivaaChina, Cidadão Chinês, dentre outros da torcida, já foram se inscrever como cobaias lá no HC? Vão lá, o Xi Jingling, o Ditadoria e o Manetta agarantiem! E depois contem pra gente o quê nós perdemos...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • V

              VivaoBrasil

              ± 9 horas

              KKKKK torcida do quê ? Para que as coisas melhorem no BRASIL ? Para que todos os CORRUPTOS vão para a cadeia ? Que acabe o foro privilegiado ? Que os CORRUPTOS sejam condenados em primeira instância ? Se é para esta torcida, sim estou torcendo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 14 horas

            MILICIANOS, MILICIANOS, MILICANOS >>>BOLSONARO SEJA MACHO e peça para os seus políticos eleitos votarem a FAVOR DA SEGUNDA INSTÂNCIA. Pessoal que é favorável ao Bolsonaro, tenha coragem e peça a posição firme do Presidente. Vamos ver quem é quem.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              APJr

              ± 14 horas

              Nosso glorioso STF - depois de serem gastos centenas de milhões de reais no processo que terminou na condenação de corruPTos eméritos como Lula da Silva, José Dirceu, Vaccari Neto, Paulo Duque, etc. - botou todo mundo na rua junto com outras centenas de criminosos comuns. Estão todos por aí: julgados, condenados, apenados e livres ! Roubaram bilhões, e andam vagando por este mundo serenos e tranquilos. Agora fazem esse barulho todo pra apurar uma rachadinha ? Pra que ? Se soltaram os outros vão prender esse ? Ele é diferente, roubou mais, é mais perigoso do que os bandidos liberados ? Ou isso tudo cheira mal, tem endereço certo e um propósito bem definido ?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • V

                VivaoBrasil

                ± 13 horas

                apjr, kkkk . Para que prender se depois vão soltar ? Deixa o flávio livre, é "apenas" uma rachadinha. O lulaladrão era um "apartamentozinho" e a dilma uma "pedaladinha". Deixem que roubem . Todos roubam. kkkk

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • I

              IvoHM

              ± 14 horas

              Carlos: ele já falou. Disse que não iria fazer delação premiada pois não havia nada a delatar. Que tal tentar agora sequestro de cachorro pela enteada do presidente?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • I

                IvoHM

                ± 13 horas

                Frutinha: Tem alguém contra? Só se for para auto preservação, uma vez que o STF está prendendo qualquer um que apoie o Presidente sem nem mesmo um inquérito... Mas, Frutinha, eu respeito muito o STF. Nunca critiquei. Afaste esse espírito X9 do seu corpo, hein?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                ± 14 horas

                Ivo, cobre do seu presidente>>>> BOLSONARO SEJA MACHO e peça para os seus políticos eleitos votarem a FAVOR DA SEGUNDA INSTÂNCIA. Pessoal que é favorável ao Bolsonaro, tenha coragem e peça a posição firme do Presidente. Vamos ver quem é quem.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • V

                VivaoBrasil

                ± 14 horas

                kkkkkk nada a declarar. kkkkkkkk Não sabe de nada o queiroz. Movimentou 2 MILHÕES e era MOTORISTA do filho da famiglia. kkkkkk

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • C

              carlos

              ± 15 horas

              Vai, Queiroz! Fala o que você sabe sobre o papai e filhos milicianos. Ajude-nos a botar essa gente perigosa na cadeia!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Frank de Luca

                ± 15 horas

                Tudo que envolve politicos fede , e podre e confirma o erro do povo em eleger los . Nunca reelege qualquer um

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                Fim dos comentários.