Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Como Zambelli

Ramagem pode renunciar se conseguir asilo político nos EUA, diz Sóstenes

Alexandre Ramagem, durante sessão de oitivas da Ação Penal nº 2.668 (núcleo 1)
Alexandre Ramagem, durante sessão de oitivas da Ação Penal nº 2.668 (núcleo 1) (Foto: Ton Molina/STF)

Ouça este conteúdo

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), revelou que o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) "disse que considera renunciar no ano que vem caso seja bem-sucedido no seu pedido de asilo político."

Em almoço com jornalistas nesta segunda-feira (15), Sóstenes ainda revelou que pediu ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que desista de pautar ainda nesta semana a cassação de Ramagem: "Não tem clima. É um desgaste a mais, não está na hora disso", afirmou, acrescentando que, diferentemente do caso envolvendo a ex-deputada Carla Zambelli, a cassação do parlamentar não passou pelas comissões.

Zambelli recebeu votação favorável na Câmara, pela manutenção de seu mandato. O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, porém, anulou a votação. Moraes argumentou que determinou apenas que a Câmara declarasse a perda de mandato, não que decidisse sobre o tema.

VEJA TAMBÉM:

Ramagem saiu do país pela Guiana, diz PF

Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão na mesma ação penal (nº 2.668) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parte de um grupo de processos que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil. Após a condenação, ele foi para os Estados Unidos. Os investigadores acreditam que Ramagem teria utilizado a fronteira terrestre com a Guiana para sair do país.

O STF mandou incluir o nome do deputado no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), como foragido. A Polícia Federal investiga possíveis financiadores da viagem de Ramagem ao país governado por Donald Trump. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, falou da investigação: "A rota foi clara. Foi via Guiana, saindo clandestinamente do Brasil, não passando por nenhum ponto migratório, embarcando do aeroporto de Georgetown para Miami. Esse foi o caminho, a investigação agora segue para ver se há outros envolvidos e quais são as circunstâncias."

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.