• Carregando...

#82 - A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela da reforma da Previdência; e a crise no Chile

***1) Na quarta-feira (23) as emendas da PEC paralela a proposta da reforma da Previdência vão ser analisadas na Comissão de Constituição e Justiça. A proposta tem como relator Tasso Jereissati (PSDB-CE). O senador fez algumas modificações no texto principal, como garantir que a pensão por morte não pode ser inferior a um salário mínimo e incluir estados e municípios. A estimativa de economia para a União juntando o texto principal com a PEC paralela é de R$ 962 bilhões ao invés de R$ 870 bilhões. Mas existe o risco dos senadores aprovarem o pacote de "bondades", reduzindo a economia, e rejeitarem as ditas "maldades", ponto central para alcançar o valor estimado. Fernando Jasper, editor de República, explica quais são as implicações econômicas e sociais dessa PEC.

***2) Nos últimos dias o Chile vem sofrendo com uma série de protestos que se intensificaram de tal maneira que já são considerados os mais violentos desde a redemocratização. No domingo (20) o presidente, Augusto Pinochet, estabeleceu um toque de recolher. Além disso, já foi decretado estado de emergência e o Exército está nas ruas. A situação do país vizinho é explicada por Durval Ramos, editor da Gazeta do Povo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]