i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ala ideológica

Regina Duarte pisa em ovos ao formar equipe para Secretaria de Cultura

  • PorRoger Pereira, especial para a Gazeta do Povo
  • 03/03/2020 19:08
Regina Duarte
Regina Duarte, durante reunião com o presidente Jair Bolsonaro em Brasília.| Foto: Marcos Corrêa/PR

Finalmente desvinculada da Rede Globo, a atriz Regina Duarte toma posse nesta quarta-feira (3) como secretária especial de Cultura do governo Bolsonaro. Seria natural, ao assumir um cargo, que a nova secretária se cercasse, nas diretorias mais próximas, de pessoas de sua confiança. Um movimento que pode mexer com o chamado núcleo ideológico do governo, formado por pessoas próximas ao escritor Olavo de Carvalho. Há risco de que essas trocas signifiquem a exoneração ou o rebaixamento de comissionados ligados a Olavo de Carvalho, que vinha exercendo influência direta sobre a pasta quando comandada por Roberto Alvim.

Regina já promoveu uma troca na Cultura, com a saída da pastora Janícia Ribeiro Silva, conhecida como Reverenda Jane, da secretaria adjunta da pasta, por Odecir Luiz Prata da Costa, servidor federal de carreira e ex-diretor de Incentivo à Produção Cultural da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). “A troca de uma pessoa extremamente de direita por uma extremamente de esquerda”, afirmou a pastora em live nas redes sociais.

Próximo à atriz e presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) na gestão Dilma Rousseff (PT), o produtor Humberto Braga é cotado para voltar ao governo, o que implicaria na exoneração do maestro Dante Mantovani do cargo. Na última segunda-feira (2) o Ministério do Turismo nomeou Marcos Teixeira Campos, também funcionário de carreira, ligado ao movimento dos artistas do Rio de Janeiro, para exercer o encargo de substituto eventual do presidente da Funarte.

Mas a Sefic seria o órgão mais cobiçado pelo aliado de Regina Duarte, por controlar os projetos beneficiados pela Lei Rouanet. Até esta terça-feira (3) o secretário era Camilo Calandreli, que se antecipou e entregou o cargo. O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, segundo os sites da revista Veja, Época e O Antagonista, também não estaria nos planos da nova secretária.

Olavo de Carvalho usou sua página no Facebook para comentar as possíveis trocas na Cultura. Dizendo que podia ser apenas uma fofoca dos veículos de imprensa, o escritor sugeriu que “se a Regina Duarte quer mesmo se livrar de indicados do Olavo de Carvalho, a pessoa principal que ela teria de botar para fora do Ministério seria ela mesma”.

Ele disse ter sido o primeiro a ser consultado sobre o nome da atriz pelo presidente Jair Bolsonaro e concluiu: “Ela decerto não me deve gratidão nenhuma por isso, mas me deve — e estou cobrando em público — uma confirmação ou desmentido desse zunzum”. A Secretaria Especial de Cultura não comentou.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Fernando Cavalcante

    ± 0 minutos

    Tiro no pé. Ela não tem nossa confiança. Esta secretaria nem deveria existir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo roberto costa da silva

      ± 2 horas

      Nada a falar da integridade de Regina Duarte, como também de seu exacerbado apoio ao Presidente. O que fez que ele fizesse seu convite à Regina. Entretanto, pensar que Olavo de Carvalho tenta governar à distância através do filho Carlos Bolsonaro é perigoso e pode comprometer as palavras do Presidente ao convidar personalidades para compor seu ministério.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        marina alves dos santos

        ± 8 horas

        As razões da Secretária ou a confirmação final dos escolhidos não sei; mas que soa estranho pessoas de esquerda no comando, isso soa. Votei contra essa gente, principalmente. Fosse Bolsonaro ou outro qualquer de direita. Como ele estava mais próximo desse objetivo, votei nele mas contra a esquerda. Dá-me ranço!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.