Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fora da base do governo

Relator da PEC da Segurança diz que União Brasil tem raiz de oposição ao PT

"União Brasil tem raiz de oposição ao PT", diz deputado Mendonça Filho (União-PE)
"União Brasil tem raiz de oposição ao PT", diz deputado Mendonça Filho (União-PE) (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, afirmou, nesta quinta-feira (4) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu consolidar uma base de sustentação no Congresso e que o União Brasil, pela sua origem, tem perfil naturalmente oposicionista em relação ao PT.

Segundo o parlamentar, a promessa de um governo amplo, feita por Lula durante a campanha de 2022, não se cumpriu. “Na prática, o governo não tem base política de sustentação dentro do parlamento. Desde o primeiro dia tenta construir, mas não conseguiu. Lula prometeu um governo amplo, de unidade nacional, mas o que vimos foi um governo cada vez mais ideológico, radicalizado pelo PT”, disse Mendonça Filho em entrevista à CNN Brasil

A declaração do deputado ocorre após a Federação União - Progressistas anunciar, na terça-feira (2), a decisão de deixar a base do governo Lula. O comunicado, divulgado durante coletiva de imprensa em Brasília, determinou ainda que todos os filiados com cargos no Executivo entreguem imediatamente seus postos.

Ainda durante a entrevista, Mendonça destacou que o União Brasil, resultado da fusão entre Democratas e PSL, carrega uma identidade de oposição, sobretudo entre aqueles oriundos do antigo DEM. Ele próprio ressaltou seu alinhamento a princípios liberais na economia e à defesa de liberdades individuais, que, segundo ele, são incompatíveis com a agenda petista.

Mendonça Filho foi anunciado relator da PEC da Segurança Pública, na Comissão Especial que vai tratar da proposta, na quarta-feira (3). A PEC foi enviada ao Congresso Nacional em abril pelo presidente Lula e figura entre as prioridades do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

VEJA TAMBÉM:

“Caminho do União Brasil não será o do PT”, afirma Mendonça Filho sobre eleições de 2026 

Apesar de reconhecer que há uma ala pragmática dentro da legenda, disposta a colaborar com o governo, Mendonça reforçou que o partido deve seguir caminho distinto em 2026. “Respeito meus colegas, mas quem visualiza 2026 entende que o caminho do União Brasil não será o do PT”, afirmou.  

O relator da PEC da Segurança ainda ressaltou que o União Brasil já tem uma pré-candidatura posta à Presidência: a do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ele citou também a possibilidade de composição com outros nomes da centro-direita, como os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). 

“Esse vai ser o quadro que comandará e norteará o nosso caminho a partir do próximo ano”, concluiu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.