O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta quinta-feira (10) que os partidos do Centrão saíram fortalecidos no primeiro turno das eleições municipais. Segundo ele, o resultado demonstra uma "vitória muito grande" e impactará nas eleições do Congresso Nacional.
"A relação direta da eleição municipal é com a eleição congressual, não é com a de presidente. Ela define praticamente nos estados quem vai se eleger e quem não vai se eleger”, disse em conversa aos jornalistas no Senado.
A Gazeta do Povo mostrou que partidos do Centrão, como PSD, MDB, PP e União, acabaram levando mais prefeituras que o PL, mesmo com um total de votos menor. Em Alagoas, berço eleitoral de Renan Calheiros, o MDB levou 65 das 102 prefeituras.
Calheiros ainda reforçou que as eleições para presidente em 2026 podem ter um efeito de “pulverização”. "A eleição demonstrou o papel preponderante do centro. A polarização não se expressou na prática como se esperava”, declarou.
Renan Calheiros revelou que tem proposto dentro do MDB a criação de uma comissão interna para incentivar candidaturas majoritárias nos estados. "Isso nunca foi deixado ao acaso. Sempre que o MDB cresceu, foi graças a estímulo, organização e diálogo. O foco sempre esteve na base", destacou.
Quanto aos dois anos que restam de seu atual mandato, Renan descartou qualquer intenção de concorrer novamente à Presidência do Senado, cargo que já ocupou quatro vezes. Ele tem defendido que a bancada do MDB se reúna para decidir se lançará um candidato próprio ou se apoiará outro nome. O principal favorito na eleição, marcada para fevereiro, é o senador Davi Alcolumbre (União-AP).
O que explica o rombo histórico das estatais no governo Lula
Governo Lula corre para tentar aprovar mercado de carbono antes da COP-29
Sleeping Giants e Felipe Neto beneficiados por dinheiro americano; assista ao Sem Rodeios
Flávio Dino manda retirar livros jurídicos de circulação por conteúdo homofóbico
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião