i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista exclusiva

Menos floresta e mais cidade: Ricardo Salles explica o novo foco da política ambiental brasileira

  • Brasília
  • 19/12/2019 20:48

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, retornou recentemente de Madri, na Espanha, onde esteve para representar o Brasil na COP25, evento internacional sobre mudanças climáticas. A participação foi um reflexo de como tem sido sua atuação no comando da pasta ao longo do primeiro ano do governo Jair Bolsonaro: discursos firmes, posicionamentos contestados por outros países e críticas pesadas de adversários. A ex-ministra Marina Silva, por exemplo, chamou a atuação brasileira no evento de “vexame internacional”.

Salles concedeu entrevista exclusiva à Gazeta do Povo na última terça-feira (17), na qual, entre outros assuntos, criticou o trabalho dos que antes dele exerceram o comando do ministério. Segundo ele, as gestões anteriores fizeram acordos internacionais em que realizaram concessões a outros países sem extraírem os benefícios correspondentes para o Brasil. Salles também afirmou que os governos – e os ministros – prévios a Bolsonaro desassistiram a população da Amazônia: “mais de 20 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia foram deixados para trás”.

A alteração desses rumos é uma das ações que Salles definiu como principal realização no comando do ministério em 2019. A outra é a mudança do eixo da pasta, que passou a ser para as questões urbanas – como o saneamento básico, a gestão do lixo e a qualidade do ar.

Leia a seguir a íntegra da entrevista do ministro à Gazeta do Povo.

Qual o balanço que o senhor faz deste primeiro ano de gestão, e quais as metas para o próximo?

Salles: Como disse o general Heleno no início do ano, há momentos, em determinadas áreas, cujo grande mérito é corrigir coisas erradas, mais do que, em um primeiro momento, fazer coisas diferentes. Basicamente é o que nós estamos fazendo no Ministério do Meio Ambiente. Temos feito uma análise e ações muito claras no sentido de dar racionalidade, bom senso e equilíbrio para a tomada de decisões aqui por parte do ministério. Do ponto de vista administrativo, questões com maior eficiência, trazer políticas públicas que tragam resultados efetivamente para a sociedade. Uma delas, foi escolher, efetivamente, como prioridade do ministério os temas que nós chamamos de agenda de qualidade ambiental urbana.

Então a agenda de qualidade ambiental urbana começa com o tema de maior importância hoje no Brasil para a área ambiental dos brasileiros, que é a falta de saneamento. Então a articulação que nós fazemos com o Ministério do Desenvolvimento Regional, com a Câmara dos Deputados, com o Senado, nos órgãos do governo, no sentido de apoiar e fazer avançar o saneamento que nessa semana já teve novidade no Congresso Nacional [o marco legal do saneamento foi aprovado].

O segundo tema importante da agenda urbana é a parte de gestão do lixo, de resíduos sólidos. Outro tema que foi abandonado no Brasil, tanto quanto o saneamento. Nossos índices de saneamento são vergonhosos. Também é muito ruim a parte de gestão do lixo, resíduos sólidos. O Brasil tem uma espécie de epidemia do lixo, caos do lixo, em praticamente todos os municípios do país, em todas as regiões. É um tema superimportante, tem tudo a ver com o meio ambiente, é de extrema importância para o meio ambiente, contamina o solo, o lençol freático, transmite doenças às pessoas e é um tema que foi deixado de lado. Então também é prioridade nessa agenda urbana.

Em terceiro lugar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos. Nós só não temos uma qualidade do ar pior porque o Brasil, felizmente, tem o etanol, que é um combustível limpo, renovável e que polui muito menos porque não é de material oriundo de combustível fóssil, ao contrário da gasolina e do diesel. Mas, ainda que tenhamos o etanol, e foi muito bom ter o etanol no Brasil, nós temos um problema sério com o transporte coletivo nas grandes cidades. Os ônibus, em geral, têm a sua alimentação a diesel. Poucos são aqueles que avançaram, seja para o gás ou para o elétrico, isso graças a uma política que não soube prestigiar a troca da matriz de combustível do sistema de transporte coletivo.

Aí você tem também a parte de geradores de energia nos edifícios residenciais e comerciais, muitos deles a diesel, tem caminhões circulando nas cidades e nos centros urbanos, nas regiões metropolitanas, caminhões antigos, desregulados. Há toda uma política com relação à qualidade do ar que precisa ser feita.

Então, de um lado, saneamento, gestão de resíduos sólidos, qualidade do ar. Depois, uma outra agenda, também dentro do item urbano, que é a reabilitação de áreas contaminadas. Temos muitas áreas que foram fábricas, postos de gasolina, ou foram depósito de materiais de diversas naturezas e que são abandonadas porque não temos uma política pública de reabilitação dessas áreas. O que acaba acontecendo? Essas áreas são invadidas, em geral por população mais pobre, e que vai viver em áreas com alto grau de contaminação. Nós temos que resolver esse problema.

O quinto ponto da agenda urbana é o aumento de áreas verdes em perímetro urbano. Isso ajuda na permeabilidade, na questão de enchentes, mas também ajuda na sensação de temperatura e na melhoria da qualidade do ar. Essa parte de agenda verde, áreas verdes em perímetro urbano, também é um tema muito importante.

Também lançamos, antes mesmo até da ONU, o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. O Brasil tem um litoral, uma faixa costeira muito extensa. Eu diria que tanto do Sul ao Norte, passando pelo Sudeste e na região Nordeste, temos grandes problemas na costa brasileira. Quer seja pelo lixo, aquele que flutua, que vem boiando, tanto aquele que vem de navegação, do exterior, em razão das correntes, quanto aquele que é levado pelos corpos hídricos, pelos rios, levado para o mar. Quando chove, como as cidades não têm política pública de coleta de lixo, o lixo é chamado de poluição difusa: chove, vai pro córrego, vai para o rio, esse rio deságua no mar, polui todo o mar. E junto com a poluição do lixo, a falta de saneamento. A gente vê aquelas línguas negras de esgoto chegando no mar.

Então veja como essas agendas se inter-relacionam. A agenda do lixo, com a agenda do saneamento, com a agenda de combate ao lixo no mar. Tudo isso tem a ver com o mesmo esforço. Que é onde vivem 80% das pessoas. 80% dos brasileiros vivem nas cidades e são as cidades que não têm saneamento, não cuidam da gestão do lixo, não têm a qualidade do ar. Então as pessoas estão diariamente expostas a esse problema de qualidade ambiental e que se refere diretamente na saúde. Então essa é a agenda de qualidade ambiental urbana., prioridade número um do Ministério do Meio Ambiente e que a gente está fazendo caminhar. É uma agenda difícil, porque envolve o país inteiro, precisa de recurso, precisa de política pública, mas está avançando bem.

Segundo, nós temos toda a agenda de biodiversidade. Nós temos no Brasil um grande acervo de riqueza de biodiversidade, de natureza, seja de fauna ou de flora, e nós precisamos transformar isso em conhecimento, em pesquisa e investimento para que se tenha a valorização desse ativo da biodiversidade. Agora, não faremos isso em um sistema burocrático, que é refratário ao investimento privado em pesquisa e desenvolvimento, patentes, temos que valorizar as patentes, temos que simplificar o registro dessas pesquisas.

Faz parte aqui do ministério o Conselho do Patrimônio Genético, que justamente foi criado para registrar as pesquisas e transformar o resultado da exploração econômica da biodiversidade em recurso para o país, uma espécie de royalties da biodiversidade. Isso está aqui no ministério, só que a gente tem que desburocratizar, facilitar. Eu diria, tem milhares de pedidos de pesquisa e desenvolvimento aqui empacados porque o ministério não soube dar agilidade a isso, então há toda uma revisão desse sistema também.

Isso ajuda no outro tema do ministério que é a conservação dos nossos biomas, em especial da nossa Amazônia, que corresponde a praticamente 50% do nosso território, um tema de atenção, de cuidado mundial, não só aqui no Brasil, mas nós precisamos dar uma solução para a Amazônia. Como nós vamos cuidar da Amazônia, uma região que é mais rica do país em termos de recursos naturais, mas que tem o pior índice de desenvolvimento humano. Portanto, mais de 20 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia e foram deixados para trás. A qualidade de vida dessas pessoas não melhorou, o saneamento na região não melhorou, a gestão do lixo não melhorou, a educação, a saúde, oportunidade de emprego e renda para essas pessoas não melhorou.

Então faz parte do esforço do governo do presidente Bolsonaro trazer, incluir esses mais de 20 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia a um padrão de qualidade de vida, a atividades de desenvolvimento econômico sustentável, essas pessoas precisam ter emprego, precisam ter renda para viver melhor, para respeitar mais as normas ambientais. A ausência de desenvolvimento econômico na região é um convite ao desrespeito às regras ambientais.

Isso o senhor fala por meio da industrialização da região?

Salles: Você transformar. Essa agenda da bioeconomia nada mais é do que você pegar biodiversidade, essa riqueza de fauna, de flora, de micro-organismos, enfim, tudo que tem na Amazônia, e dar valor agregado a isso. É uma indústria de transformação de valor agregado ao que tem na floresta. Então a indústria farmacêutica instalar lá sua pesquisa, fábricas, para que essas pessoas tenham emprego, para que elas entendam e vejam, sintam na pele e no bolso que realmente a floresta para elas, a floresta em pé, tem valor. Indústria de cosméticos, processamento de alimentos, enfim. Tudo aquilo que se diz que a floresta vale mais em pé do que devastada, hipótese com a qual nós concordamos, mas é preciso que o fruto desta riqueza da floresta amazônica chegue até as pessoas que vivem lá.

A pessoa não pode simplesmente contemplar a floresta, não ganhar nenhum centavo a partir daquilo que está lá e ainda ser impedido de trabalhar. Temos que dar para ela uma alternativa de trabalho, de oportunidades, de desenvolvimento que seja compatível com a preservação ambiental.

Não podemos esquecer que 80% da Amazônia está preservada, 60% da vegetação nativa no Brasil em seus diversos biomas, nos seis biomas, 60% está preservado. Nós temos um Código Florestal no Brasil, que é uma norma ambiental extremamente restritiva, que diz que 20% da Mata Atlântica não pode ser mexido, 35% do Cerrado, 80% da Amazônia, das propriedades que lá estão. Então não há nenhum país do mundo que tem uma norma ambiental tão restritiva quanto é o Código Florestal, junto com outras leis ambientais que também existem, lei da Mata Atlântica, lei do Cerrado. Então nós já temos o marco regulatório, todo ele construído para conservação. O que nós precisamos é que as pessoas realmente entendam e valorizem e tenham reconhecido financeiramente esse critério importante da conservação.

Então a Amazônia é uma área de especial interesse, nós temos que fazer a regularização fundiária de toda a Amazônia, não tem sentido ter uma região toda que é terra de ninguém, ninguém sabe o que pertence ao quê, onde terminam as divisões, os limites de propriedade, áreas públicas, áreas privadas, áreas invadidas. Precisa resolver isso. Aliás, importante que no Brasil todo a questão da propriedade, da regularização fundiária é extremamente frágil. Se você for no sul do país tem problema de regularização fundiária, falta de títulos de propriedade, títulos que não estão bem definidos. Você tem esses problemas no Sul, tem problemas no Sudeste, tem problemas no Centro-Oeste, tem problemas no Nordeste e tem problemas na região Norte. Ou seja, não é algo exclusivo da Amazônia, mas é algo que traz problemas para o Brasil inteiro, em especial na Amazônia.

Então, com relação à Amazônia, regularização fundiária, zoneamento econômico ecológico (ZEE), que é uma espécie de plano diretor, com as potencialidades, as capacidades, a questão de infraestrutura, enfim, é o mapeamento e a determinação do que deve ser feito, quando, como, cada local da Amazônia.

Em terceiro lugar, o pagamento pelos serviços ambientais. Ou seja, todo mundo que preserva, que cuida, das nascentes, das áreas de preservação permanente, da reserva legal instituída pelo Código Florestal, essas pessoas precisam receber por isso, porque é uma restrição ao direito de propriedade, é uma imposição de um custo não desprezível sobre cada um dos proprietários e produtores. Mas a partir do momento em que ele preserva, é justo, é correto que ele receba uma compensação por isso, ainda que pequena. Então precisamos dar esse instrumento.

O Acordo de Paris, através da regulamentação do artigo 6.º, que foi frustrado agora na COP25, em Madri, poderia ser uma fonte importante de recursos em razão da transação do crédito de carbono para gerar recursos para o pagamento de serviços ambientais. Infelizmente, o protecionismo dos países ricos impediu a regulamentação do artigo 6.º e nós seguimos sem essa alternativa. Mas se de um lado temos a necessidade de regularização fundiária da Amazônia, do zoneamento econômico ecológico, pagamento pelos serviços ambientais, também, como já dito, a agenda da bioeconomia, que é o aproveitamento, com essa capacidade, esse grande potencial, essa biodiversidade que até hoje não virou realidade.

Você não vê grandes laboratórios farmacêuticos, empresas de cosméticos, de alimentos, instaladas na Amazônia, gerando empregos, gerando recursos, para aqueles que vivem na região. Eles ficaram para trás no desenvolvimento do país.

Exige-se muito em termos de conservação, mas não se dá a eles condição de ter recursos advindos de uma floresta preservada. É preciso combater isso. O desmatamento da Amazônia vem subindo. Faz sete anos que o desmatamento da Amazônia vem crescendo.

Então nós temos que nos perguntar: quais são os fatores que levam ao aumento do desmatamento da Amazônia? Quais são os fatores? É a ausência de oportunidade, é a ausência de alternativa econômica, é uma fragilidade regulatória, problemas fundiários, enfim; uma somatória de problemas que precisam ser resolvidos para a gente ter, de maneira sustentável e duradoura, uma manutenção e um cuidado maior com a floresta.

O presidente Jair Bolsonaro disse que no Brasil o desmatamento é cultural. É também a opinião do senhor?

Salles: O Brasil, o Estado brasileiro… é importante lembrar o seguinte. O Estado brasileiro, o governo brasileiro, no passado, na época da abertura das grandes fronteiras agrícolas, incentivou que as pessoas fossem para aquelas regiões. Grandes volumes de agricultores saíram daquelas regiões, sobretudo do Rio Grande do Sul, saíram de lá para abrir novas fronteiras agrícolas. E o Estado, o governo brasileiro no passado, tinha o entendimento de que quem fosse abrir essas fronteiras agrícolas ganharia terra. Isso era um conceito, realmente.

O que o presidente falou é verdade. Havia, no Brasil, um incentivo governamental para que as pessoas abrissem as fronteiras agrícolas, fizessem realmente a abertura de novas áreas, tirassem a vegetação, para transformar aquilo em área produtiva. Foi o Estado brasileiro que incentivou isso no passado. Então, quando o presidente se refere a isso, ele está dando esse fato, não adianta esquecer isso. Foi o governo que disse: ocupe, produza, que a terra será sua. Quem não abriu a sua propriedade perdeu a terra.

Por isso que existem as chamadas terras devolutas, porque a pessoa ganhou a terra, não abriu a propriedade, ou seja, não desmatou para produzir, e, portanto, o Estado arrecadou de volta essas terras. Essas terras são chamadas devolutas. É importante entender o processo histórico, que não começou hoje, tem toda uma raiz, e que explica o porquê da expansão agrícola. Essa é a explicação a que o presidente se referiu.

Qual a opinião do senhor sobre Greta Thunberg? O senhor também a considera uma “pirralha”?

Salles: Ela é uma menina muito jovem, obviamente está sendo usada por diversos interesses. Até me admira os pais permitirem que a filha tenha tamanha exposição, uma menor de idade. De qualquer forma, a bandeira da preservação ambiental é uma bandeira positiva. Todos os países – inclusive aqui no Brasil, nós temos uma grande preocupação com a questão do meio ambiente, que diz respeito à qualidade de vida das pessoas, ao futuro – agora, isso não pode, de maneira nenhuma, tirar da análise desses fatos a racionalidade. Porque são temas complexos.

O mundo inteiro tem problemas. Se aponta o dedo pro Brasil muitas vezes, dizendo que o Brasil tem problemas de desmatamento, mas o Brasil é um país ambientalmente muito sustentável

Nós temos, como já disse, a Amazônia 80% preservada, 60% da vegetação nativa é preservada, temos o Código Florestal, temos o etanol, que é o combustível renovável mais limpo do mundo, nenhum desses países têm… nós temos uma matriz energética no Brasil 85% limpa, eles têm carvão, eles têm gás, eles têm termelétrica. Para gerar energia eles queimam. Então não tem nada a ver conosco.

Então nós não podemos permitir que haja um disfarce da discussão comercial, de discussões econômicas, sempre rotuladas de discussões filosóficas. Tem interesses econômicos muito sérios. O meio ambiente é importante por si só? Sim. Ele deve ser preservado? Não há dúvida. O Brasil valoriza o meio ambiente? Enormemente. Nós temos uma agricultura extremamente sustentável, florestas preservadas, área de preservação permanente, reserva legal… quer dizer, nós temos o marco regulatório – que aliás, muitos desses países, para não dizer todos eles, não têm.

Agora, instrumentalizar uma pauta do meio ambiente também serve a eles para outra coisa, que é disfarçar a discussão sobre os combustíveis fósseis, que são os responsáveis por 80% das emissões de gás de efeito estufa no mundo. São os combustíveis fósseis. Não tem nada a ver com floresta, não tem nada a ver com agricultura. Então o que eles querem? Não se discutir combustíveis fósseis, não se discutir a necessidade de transição energética, e jogar a conta dos gases do efeito estufa para a floresta amazônica, para a agricultura. Disfarçar, portanto, um ônus que é deles. Quem devastou toda a sua floresta nativa, praticamente, foi a Europa. Quem não tem um código florestal é a Europa. Se você olhar as construções que estão na Europa, estão tudo em cima de área de preservação permanente. Se fosse no Brasil ia ter que mandar demolir tudo. Então é preciso entender essas questões e colocar como elas são de verdade.

O senhor foi suspenso pelo partido Novo. Como está a situação atual do senhor no partido? O senhor considera ir ao Aliança pelo Brasil?

Salles: Essa questão partidária para mim não tem a menor importância. Eu fui convidado para ser ministro na cota pessoal do presidente, em razão de uma série de alinhamentos que nós temos no ponto de vista da necessidade da razoabilidade, do bom senso, do equilíbrio. Não se trata de eleições, eu não sou candidato a nada, portanto a questão partidária para mim não tem nenhuma importância. Eu tenho muitos alinhamentos com a visão liberal do Estado, um Estado enxuto, eficiente, que não atrapalha a vida das pessoas, que não onera a produção. Isso tem alinhamento com as bandeiras do partido Novo. Tem vários representantes do partido Novo, tanto o governador Zema de Minas Gerais, que é uma grande pessoa, deputados federais aqui, alguns deputados estaduais que eu conheço, não conheço todos.

Agora, a questão partidária, de maneira alguma, é tratada por mim como sendo um tema do momento. Hoje a nossa missão é cuidar bem do Ministério do Meio Ambiente, é entregar os resultados que a sociedade brasileira espera, e é sobre isso que eu me dedico diariamente.

O senhor está retornando agora da COP 25. Nas redes sociais o senhor disse que o evento não deu em nada. A ex-ministra Marina Silva chamou a participação do Brasil de “vexame internacional”. O que poderia ter sido feito para o Brasil ter tido um resultado melhor?

Salles: Em primeiro lugar, lamento que a Marina Silva tenha dito uma coisa dessas, porque quem entregou todos os benefícios, fez todas as concessões, abriu efetivamente o Brasil para que essas exigências ocorressem sem saber exigir em troca o que os brasileiros e o Brasil têm de direito para receber. Nós estamos representando um país, nós não podemos ir lá e fazer como fizeram, por ocasião de assinatura do Acordo de Paris, todo tipo de compromisso, de comprometimento, de concessões, e não exigir em troca recursos e condições para a população brasileira. Isso é fazer cortesia com o chapéu dos outros. Só que nesse caso, com o chapéu do contribuinte brasileiro.

O que nós fizemos? Foi ir lá e defender o Brasil. Aliás, tinham vários parlamentares, e pessoas brasileiras, falando mal do seu próprio país no exterior. Isso é inacreditável. Você não vê, em outros países, outras jurisdições, gente do próprio país falando mal do seu país no exterior. Isso é uma vergonha. Nós fomos lá defender o Brasil, dizer o que nós somos realmente, dizer que os países ricos foram quem destruiu as suas florestas e quem poluiu o meio ambiente, gás de efeito estufa… foram eles. Não fomos nós.

E quando da assinatura do acordo de Paris, havia um compromisso de que os países ricos dariam US$ 100 bilhões aos países em desenvolvimento a partir do ano que vem. Foi essa a fatura que nós fomos cobrar, no que diz respeito à regulamentação do artigo 6º, que são os elementos do mercado de carbono, tanto intragoverno, 6.2, quanto no setor de créditos privados, 6.4. Nós fomos lá dizer o seguinte: vocês prometeram os recursos, criaram esse mercado de carbono. Agora vocês têm que liberar o mercado para que o Brasil, e outros países também, possam vender os seus créditos. O que nós vimos lá foi uma postura protecionista desses países. Fecharam seus mercados. Não deixaram que se regulamentasse esse artigo 6º.

Nós estávamos lá para defender o Brasil. Defender os brasileiros. Não fomos lá para fazer média com ninguém. Não fomos lá receber troféu de simpatia, de gesto, de nada disso. Nós fomos lá defender o Brasil. E quem não fez isso no passado prejudicou o nosso país. Tinha que ter tido uma postura mais firme, tangível, fazer concessões mediante negociação. Só dar aquilo que a gente recebe em troca. O Brasil foi o único país que não fez isso. O Brasil, em administrações passadas, aceitou compromissos, assumiu uma série de posições sem exigir nada em troca. Ou seja, é o brasileiro que está pagando a conta desses que fizeram cortesia com o chapéu dos outros.

E o que poderia ter sido melhor agora?

Salles: Nosso objetivo era regulamentar o artigo 6º. Que permitiria a concretização desse mercado de créditos de carbono. O Brasil receber por tudo aquilo que faz bem feito. A agricultura, a conservação da sua vegetação, as florestas. Créditos, portanto, para vir aqui no montante que o Brasil precisa. São bilhões de dólares por ano, que precisariam vir em razão do Acordo de Paris. E o que nós vimos lá foi uma estratégia claramente protecionista, criando uma série de obstáculos formais, mas que na verdade tinha como objetivo esconder, disfarçar aquela intenção de não deixar esse mercado acontecer, justamente porque nós somos muito mais competitivos do que eles.

Em 2019 vários fundos com recursos para ações na área ambiental foram paralisados mesmo havendo recursos: foi o caso do Fundo Amazônia, por exemplo. Por que esses recursos não foram empregados em 2019? Quais são os planos do ministério para executar esses recursos?

A nossa preocupação em relação a recursos sempre foi de dar eficiência, transparência e atingir resultados. No caso específico do Fundo Amazônia, são recursos doados ao governo brasileiro em relação à redução do desmatamento. Esse recurso foi doado ao governo, quem gere o recurso é o BNDES, portanto um banco que pertence ao povo brasileiro. Povo este que escolheu Jair Bolsonaro como presidente da República, e justamente escolheu Bolsonaro para moralizar as coisas, para colocar as coisas no seu devido lugar.

Então quando nós olhamos as coisas que o Brasil tem, nós dizemos: esses recursos, sim, têm que ser utilizados para gerar resultados, não está aqui para pagar consultoria, não está aqui para virar seminário, não está aqui para virar meio de vida para quem trabalha nessa intermediação. Nós queremos que o resultado final seja alcançado. Tem que ter transparência, tem que ter meta, tem que ter prazo, e é justamente essa a nossa intenção ao reformular a política pública de utilização desses recursos. O que se fazia antes, em várias frentes, era distribuir dinheiro para entidades, e para pessoas, que faziam lá relatórios que não tinham praticamente nenhuma materialidade e ficava o recurso sendo distribuído sem muito controle.

Então nós mudamos essa concepção e nós temos praticamente seis meses, oito meses de um intenso trabalho para colocar justamente no eixo aquilo que no nosso modo de ver estava colocado durante anos. Daqui para frente, entendemos que isso vai trazer resultados.

98 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 98 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Cecília

    ± 6 dias

    As cidades do Brasil têm muito poucas praças e áreas verdes para o lazer da população. O Brasil tem mais de 13% do seu território de áreas preservadas, mas elas estão situadas muito longe dos centros urbanos. É preciso mais áreas verdes no entorno das cidades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Andreas Milla

      ± 4 dias

      O Brasil tem muito mais do que isso de florestas preservadas. Como a Embrapa demonstrou, e que a NASA confirmou, o Brasil possui 66,3 % do seu território preservado, o que é inigualável. Existem muitas cidades no Brasil que realmente tem poucas áreas verdes, mas tem outras que são até referência internacional no mundo. Por outro lado, a questão dos esgotos e a contaminação dos rios que ela causa é um problema ainda muito sério no Brasil, bem como a destinação de alguns tipos de lixo. Está muito correto o ministro ao afirmar que os maiores problemas ambientais do Brasil estão nas cidades e precisam ser resolvidos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 7 dias

    Quem tem dúvidas de que a Poluição é de fato o maior problema deste Planeta? Quem tem dúvidas de que o Ser Humano é quem precisa de maior proteção, especialmente em seus básicos de sobrevivência? Os Cenários de Efeito estufa e considerações da Amazônia são exatamente os trunfos dos dominadores, dos países de primeiro mundo, sabidamente os maiores poluidores. Quem preservou a Amazônia foram os países que a compõe. Há que se perguntar o por que do interesse de tantas ONGs e países desejando ditar o que fazer por aqui, quando não fizeram por lá. Quem tem conhecimento da realidade não tem medo de críticas, ao contrário, aumenta a condição de mostrar a realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 8 dias

    OS ADEPTOS DO DEUS-ASNO (LULA) CONTINUAM A VOCIFERAR EXCREMENTO CONTRA O MINISTRO. DEVERIAM VISITAR A AMAZÔNIA, VER COMO VIVEM SEUS HABITANTES E TENTAR AJUDÁ-LOS E NÃO MANTE-LOS NA POBREZA ETERNA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marçal

      ± 4 dias

      Qual a lógica que vc usa p definir q uma pessoa q não concorda com algo deste governo se torna, imediatamente, petista? Só é uma pessoa boa e não petista quem concorda com tudo? Não né!?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willy Rossi Dierkes

    ± 8 dias

    Excelente matéria; A qualidade dela se pode medir pelo nível de boçalidade das opiniões dos que a criticam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Bugno

    ± 9 dias

    Esse é o primeiro Ministro dessa pasta em muito tempo que entendeu o real problema. As cidades são o grande problema ambiental do Brasil, e um tão grande que é inegável que tem impacto nos rios, lagos e toda vegetação ao seu redor. Falta de saneamento despejando esgoto nas praias e córregos, invasões descontroladas em áreas de mananciais, despejo de lixo urbano em áreas impróprias no meio de matagais, e por aí vai. O Ministério das Cidades se preocupa somente com financiamento de municípios e infraestrutura, não faz a gestão de impacto ambiental das cidades e raramente interfere na (falta de) gestão dos municípios nesse ponto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 9 dias

    O cara é tão sem noção que acredita que foi nomeado Ministro das Cidades. Não caiu a ficha da persona que é ministro do Meio Ambiente. criado em 1992, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem como missão promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formulação e ....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      O Ministério das Cidades não existe mais e preocupação ambiental é algo que deve existir em qualquer lugar, desde florestas até cidades grandes. Inacreditável eu ter que escrever aqui uma coisa tão ÓBVIA como essa. Você é que é sem noção de coisa alguma. Triste!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Beto

      ± 8 dias

      Willy, vc leu a matéria mais não entendeu nada. Leia novamente. Boas festas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Willy Rossi Dierkes

      ± 9 dias

      Sem noção é você que pensa que meio ambiente é mato, passarinho e a Marina coachando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 9 dias

    "Acéfalo, irracional, esquizofrênico, demente!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    ± 9 dias

    DIGO, HARAQUIRI: Técnica de suicídio praticada por membros da classe guerreira japonesa. A pessoa que comete haraquiri faz uma incisão em seu abdome, de determinada maneira prefixada, e estripa-se a si mesma.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      A decisão é sua. Nós aqui continuamos optando pela vida e por fazer as coisas direito, ao contrário do que vinha sendo feito nas últimas décadas. Mas se ver as coisas sendo feitas da forma correta é demais para você aguentar...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    ± 9 dias

    TEMOS QUE SOBREVIVER DURANTES ESSES TRÊS ANOS DE GOVERNO ACÉFALO. NÃO PODEMOS ESMORECER. TEMOS MUITO A PERDER. IMAGINEM SE ESSE POVO ESTIVESSE NO PODER HÁ DUAS DÉCADAS? QUE TIPO DE UNIVERSIDADE TERÍAMOS? QUANTO DE FLORESTAS AINDA POSSUIRÍAMOS? QUAL SERIA A POPULAÇÃO INDÍGENA? QUANTOS APOSENTADOS ESTARIAM PRATICANDO O AHAKIRI?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Teríamos universidades sem ideologia, ensinando e formando profissionais de verdade (muito melhor do que esse LIXO em que nossas universidades se tornaram) e índios saindo finalmente da pobreza e se tornando cidadãos. Se para vc isso é ruim, para mim (e para a maioria dos brasileiros) é ótimo. E se você não quiser sobreviver aos próximos três anos deste governo, fique à vontade. Deixe este país para quem quer ver ele funcionando de verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Airton Gernano da Silva

      ± 9 dias

      Acéfalo, irracional, esquizofrênico, demente!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 9 dias

    Papo bonito, mas convenhamos que a boa vontade dos europeus vai ser dificil de recuperar. Dispensaram recursos do Fundo daAmazonia, dizendo que não precisavam do dinheiro, criaram caso, sem a menor necessidade, com a Merkel e o Macron. Agora vai lá com o pires na mão pedir dinheiro? Não sei como nossa diplomacia vai desfazer este nó.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      F*dam-se os europeus. Eles que se divirtam com os seus amiguinhos muçulmanos. Nós temos é que cuidar da nossa vida e do nosso país. Os europeus desistiram de manter sua civilização milenar, jogaram a toalha. Mas nós não precisamos fazer o mesmo - e nem pretendemos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mello

    ± 9 dias

    Sou médico, produtor rural e kickboxer. Apoio totalmente a agenda do governo Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Acho que ele agradece não ter gente burra como você entre seus pacientes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mmf

      ± 9 dias

      Espero nunca ser seu paciente

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Geraldo F.

    ± 9 dias

    ninguem está preocupado com o ribeirinho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      BIG MAN

      ± 9 dias

      só um animal como vc

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Geraldo F.

    ± 9 dias

    A visão ministro reflete a realidade do mundo amazônico, ofensas e críticas são feitas por pessoas que desconhecem a realidade da região norte, evidentemente petistasbarquinho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Geraldo F.

    ± 9 dias

    A visão ministro reflete a realidade do mundo amazônico, ofensas e críticas são feitas por pessoas que desconhecem a realidade da região norte, evidentemente petistas ou influenciados pela globo Manaus e Boa Vista são duas ilhas o acesso se dá somente por avião ou balsas via Porto Velho , Santarém ou Belém. Foi construída uma ponte em Manaus de R$1 bilhão que liga nada a lugar nenhum pois os ecochatos não deixam terminal a BR193 ligando Porto Velho a Manaus e iria baratear o frete rodoviário e tirar estas capitais do isolamento.Ninguém está preocupado com o para acessar hospital e a civilização e o único meio de transporte que ele tem eh um barquinho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Beto

      ± 8 dias

      Se não fosse a Marinha e a FAB os ribeirinhos estariam perdidos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander

    ± 9 dias

    Está correto em corrigir danos ambientais que as cidades geram. O estrago que aglomerados urbanos causam, sem a devida fiscalização, é infinitamente maior que fazendas e sítios em áreas rurais. A fiscalização deve existir sempre, em todos os setores, mas a desproporção com que o produtor rural sempre foi tratado nesta área, dava a entender que ele era o grande vilão nesta história. Assim, sempre foi fácil para os cidadãos metropolitanos (que de barriga cheia), nunca pouparam críticas absurdas a quem os alimenta

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JCouto

    ± 9 dias

    Perfeito! Pena que nem desenhando a esquerdalha entende

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      E você, Little Man, é formado em quê? Estupidez Avançada? E outra: você é mais um daqueles ******s que acha que se mede o grau de conhecimento e competência de uma pessoa apenas pelos títulos que ela possui? Logo aqui no Brasil, onde nosso meio acadêmico é medíocre? É, você é bem LITTLE, mesmo. De "Big" só tem mesmo a burrice.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 9 dias

      BIG MAN: Gritão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BIG MAN

      ± 9 dias

      VC É FORMADO EM QUÊ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato

    ± 9 dias

    Espero que as florestas resistam a mais 03 anos, e ai nos livramos deste desgoverno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • R

      Renato

      ± 6 dias

      Beto: Isso é verdade Beto, mas nem por isso temos que continuar com políticos ruins, o Sr. presidente foi muito bom para retirar o o PT do poder, mas infelizmente esta se mostrando dia após dia totalmente despreparado para a empreitada de ser o governante que precisamos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Renato

      ± 6 dias

      Vitor Chvidchenko: O sr. pode citar como presente fazer isso????

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Devíamos é nos livrar de gente como você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Beto

      ± 8 dias

      Aguentamos 16 anos do desgovernos petistas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 9 dias

      Fuja loco!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BIG MAN

    ± 9 dias

    Esse é o verdadeiro energúmeno1! o original!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Mais que você é impossível, Little Man.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DLG

    ± 9 dias

    "Gazeta, cadê as notícias sobre o Queiroz e as rachadinhas do senador Flavio Bolsonaro, filho do presidente? Vocês não ouviram falar sobre isso? Ministro Moro, algum comentário? Está tudo bem?" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/bolsonaro-deve-sancionar-fundo-eleitoral-processo-de-impeachment/ Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Esquerdista acusando as "rachadinhas do Queiroz" e ignorando os bilhões roubados no Petrolão são caso de muita cara de pau, falta de vergonha na cara, falta de caráter ou demência mental grave.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 9 dias

      A delação do Palocci e os 500 BILHÕES roubados pelos petistas ? Deve dar uns 3000 anos de “rachadinha” do Queiroz... Mas os vermelhinhos não conseguem enxergar a roubalheira dos companheiros de seita...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 9 dias

      Cadê a notícia sobre o mandante do adélio, e do lulinha? Já esqueceram?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 9 dias

    Sr. Ministro Salles, cada declaração fico adimirado pela sua coragem que desbaratou toda maracutaia do Cop25, como sr. disse vamos desenvolver amazonia mas de maneira sustentavel, vamos fazer indio trabalhar, produzir e pagar impostos , igual a todos nós brasileiros, desmatamento é sinonimo de desenvolvimento, já imaginou se não tivesse desmatado toda região Sul,Sudeste, Centro oeste, Brasil seria hoje igual aos paises da Africa central, Amazonia é nosso dos brasileiros, vamos desenvolver todas suas recursos naturais, do poder energeticos, mineração e agricultura de maneira sustentaval, Amazonia é a grande esperança ao futuro dos brasileiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alexandre Paranaense

      ± 9 dias

      A falta de diplomacia no início do Governo Bolsonaro, dispensando recursos do Fundo da Amazonia, brigando gratuitamente com a Merkel e o Macron, influenciou, decisivamente, ao não avanço na questão. Fazer o quê? Continuar brigando ao invés de ter uma agenda mais positiva? Cuidado com o acordo União Européia-Mercosul, ele pode r pelo vinagre pela falta de diplomacia do governo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 9 dias

    A esquerdalha além de burra quer continuar no terceiro mundo....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Shayman

    ± 9 dias

    Que alegria ver um governo trabalhando pelo Brasil! Parabéns Ministro! Eu que já trabalhei na Amazônia e conheço sua realidade, ao invés desses ecochatos de cidade que aqui reclamam, sei exatamente do que o senhor está falando. A falta de visão desses que transformaram dogmas pseudo científicos em religião e mugem sem parar o alarmismo ambiental, com a pirralha como sua sacerdotisa máxima, é fruto de décadas de informação manipulada por interesses econômicos e ideológicos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MONICA RISCHBIETER

    ± 9 dias

    Surreal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      O seu comentário, sem dúvida é. Aliás, é coisa de retardado ficar falando "surreal" ao invés de apresentar críticas e argumentos consistentes - como o ministro fez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 9 dias

    Sinistro Malles. Esse bozóide trouxildo, tá no ministério errado, aliás tá no país errado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Para quem queria um país de Lulas e Dilmas, sem dúvida ele está no "país errado". Aliás, eu também - e maioria do povo brasileiro também. O único que está no "país certo" aqui - o país da mediocridade e da estupidez crônica - é você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      AMAURI

      ± 8 dias

      Mirtão: E a mãe, bozóide maldito, vai bem?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 9 dias

      Acho que é você que está no país errado. Momó!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 9 dias

    Raposa cuidando do galinheiro. Que recrie então e seja o ministro das cidades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Cidades também possuem meio-ambiente, sabia, *******?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Willy Rossi Dierkes

      ± 9 dias

      Santa ignorância.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELIANA T

    ± 9 dias

    Que falta de visão e inteligência. Menos floresta significa Natureza em desequilíbrio, ocasionando ainda mais Tornados, queimadas, enchentes, erosões , etc. Atualmente já vemos mostra do que a Natureza faz .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Alguém por acaso falou em menos florestas? Não leu quando ele falou no Código Florestal e no fato de nosso país ter uma área de mata nativa preservada muito maior do que a maior parte do resto do mundo? Aliás, você LEU de verdade a matéria? E você sabe ENTENDER o que lê?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 9 dias

      E rios transformados em esgotos nas cidades, aí tudo bem ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BIG MAN

      ± 9 dias

      interpretação de texto, muita gente é reprovada na escola por isso!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bernardo Coelho

      ± 9 dias

      Em que parte da entrevista ele fala em menos florestas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BIG MAN

      ± 9 dias

      vc é formado em quê??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 9 dias

      Acho q falta inteligência aí pra senhora.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos

    ± 9 dias

    Este governo quer vender a madeira, explorar o fundo do solo. Onde não tiver minério, vai servir de pasto e plantação de grãos. Amém. Os incêndios são para adiantar a abertura do caminho na floresta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Mirtão, não sei se ele é um burro autêntico ou se está só representando. O importante é que o efeito é o mesmo - ele só consegue passar vergonha por aqui.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 9 dias

      Você é muito burrro ou se faz de?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    R de Menezes

    ± 9 dias

    20 milhões de brasileiros na pobreza numa das regiões mais ricas do mundo. Parabéns ao min Salles por enfrentar o problema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Marcos bobão, vai estudar economia... Os países mais ricos do mundo são aqueles que possuem a maior liberdade econômica - justamente aqueles que seguem aquilo que você chama, com nojo, de "neoliberalismo" (termo ****** inventado pela esquerda para se referir ao liberalismo econômico). Agora, se quiser continuar na torcida para o país dar errado e para os pobres continuarem pobres, fique à vontade... só não conte com a nossa adesão. Eu tô fora.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos

      ± 9 dias

      E o povo continuará pobre. Inventam-se os mais absurdos subterfúgios para justificar crimes ambientais e lesa-pátria. Povo vai continuar na pindaíba. O governo não está preocupado com o povo, a não ser pelo fatos de arrebanhar súditos para defender as políticas nefastas. Saiu a "esquerda comunista e socialista" para entrar um tal de "neoliberal", que vai tirar proveito das riquezas que restam do país enquanto nós, os bobalhões da república ficamos de graça na internet e no whatsup.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 9 dias

    1- 100% de nosso alimento vem da natureza (95% dele é resultante de alterações ambientais para aumentar a produtividade); Sem isso 90% da população não teria sequer nascido. Todo país quer produzir alimentos internamente de maneira autônoma para não ser vulnerável num caso de guerra ou escassez. Os países europeus não são competitivos, por isso protegem seus produtores dificultando a produção em países como o Brasil. 2- As queimadas não representam sequer 0,1% da poluição global. O que polui é a queima fóssil, a indústria e o plástico. 3- Pessoas adoram o raciocínio simplório e hipócrita do mainstream global que põe a culpa do mal cheiro do nosso quintal toda no vizinho que podou a roseira!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freud Explica

    ± 9 dias

    Ministro do 1/2 ambiente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Freud teria vergonha e raiva de você estar usando o nome dele para só escrever m**rda aqui.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Barbosa

    ± 9 dias

    Que palhaçada essa gazeta. Depois do ridículo weintraub, agora dão voz ao sales, um chorume rejeitado mundialmente. Falta agora o especial damares, pra fechar a trilogia do horror. A história vai cobrar, gazeta, nao perdem por esperar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Guilherme, "chorume" são você e toda essa esquerda patética que quase destruiu o Brasil, amiguinhos de ONGs fajutas e corruptas e adoradores daquela menina sueca boçal retardada que não entende nada de clima. VOCÊS é que são chorume. A escória intelectual da humanidade. Vá para a lata do lixo, que é o seu lugar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Marcos, a direita, durante TODO o governo PT, estava protestando e gritando contra os absurdos que este governo fez com o país. Eu SEMPRE me manifestei contra o governo petista. Um monte de gente séria a direita também o fez, desde o primeiro mandato do Lula. Se você não viu nem percebeu nada, a gente não tem culpa de você ser ignorante, iletrado, estúpido e pessimamente informado. Vá pastar, palhaço.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Felipe Bugno

      ± 9 dias

      Nem assinante você é. Está chorando que esse jornal realmente estava interessado em informar o povo ao invés de militar por uma agenda de extrema esquerda?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 9 dias

      Esquerda sendo esquerda... Quem não concorda comigo, deve ser calado ... Assim mataram algo entre 100 e 150 milhões de pessoas, em mais de 40 tiranias marxistas pelo mundo ...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos

      ± 9 dias

      É um jornal de "direita". São as pessoas da tal direita que tem dinheiro no bolso para pagar a assinatura. Aliás, me pergunto onde estava e o que fez a tal "direita" durante os 13 anos de PT. Não botavam as caras, porque tinha um bêbado e analfabeto ludibriando o povo. Não precisa se expor, gastar com fake news etc. A maioria dos leitores deste jornal se entitula de "direita", como se direita e esquerda não comessem no mesmo cocho. Leitores da Gazeta estão com a barriguinha cheia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sandro Rones

    ± 9 dias

    GAZETA, VOCÊS TEM NOÇÃO DO QUE VOCÊS ESTÃO APOIANDO? NÃO ESQUEÇAM, O CARRO ANDA E O MUNDO GIRA. TÁ TUDO REGISTRADO. A HISTÓRIA E O TEMPO COBRAM.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Sim, a história e o tempo cobram. Aqui no Brasil, o PT foi expulso do poder. Lula foi preso e Dilma pode ser presa em breve... A maior parte da população está acordando e ficando de **** cheio da doutrinação esquerdista e ecoterrorista nas escolas... A farsa está acabando. Você tem razão, a história e o tempo cobram. E isto já está acontecendo. Em breve, tipos como você serão apenas dignos de pena pela sociedade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 9 dias

      Estão apenas entrevistando o nosso ministro de meio-ambiente, por sinal, excelente ministro. Muito satisfeito com meu voto no Bolsonaro, botou para correr os malucos bolivarianos do governo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabricio

    ± 9 dias

    Vê-se claramente nos comentários que as pessoas não conhecem a realidade amazônica. Precisa, sim, de políticas eficientes e que produzam resultados práticas para meio e para a população dessa região. Aqui tem muita pobreza. Peguem um barco e viagem por dias nos vários afluentes do Amazonas e verão as realidades de perto...Muito blá blá blá. Floresta em pé todo mundo quer, e é bom, mas principalmente para as ongs. Precisa planejar direitinho qual o melhor caminho pra amazônia, de acordo com as potencialidades econômicas, que vão do ecoturismo a indústria farmacêutica, alimentícia, mineral, etc...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nani Marcos

    ± 9 dias

    Trágico. Nossa Amazônia corre perigo. Alguém deveria soltar esse ministro no meio da floresta, sozinho, sem comida, sem gps. Quem sabe aprenderia alguma coisa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Dããã, a nossa Amazônia corre perigo, dããã... A Greta falou que o planeta vai acabar e eu acredito, dããã... Deu no G1 que a Terra está sendo destruída e eu acredito, dããã.... Por favor, vá estudar em vez de ficar apenas repetindo as boçalidades da mídia vendida.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Dias

      ± 9 dias

      Aí Nani. Te desafio a ir eu, você e ele para o meio da mata nas condições que você disse. Aposto que a primeira a começar a chorar é se urinar de medo cai ser você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      dalby karke

      ± 9 dias

      Por que Nani, porque o Ministro começou a fazer a coisa certa? Parece que a meleca que se fazia com os recursos públicos para você era coisa linda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 9 dias

    Nessa parte o ministro é um desastre, é uma pena que não tenhamos furações, vulcões e outros desastres naturais. Daí o esperto do ministro para de falar besteira, sim o mundo esgotou os recursos, precisamos mudar urgentemente nosso estilo de produção. Vai virar favela e casas de cohab no meio da mata. Desenvolvimento sem sustentabilidade é burrice!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Ninguém aqui está propondo desenvolvimento sem sustentabilidade. Aposto que você nem leu a matéria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      dalby karke

      ± 9 dias

      Que papo sem pé nem cabeça! Se o mundo esgotou os recursos, como é que você ainda está aí, vivo e escrevendo? Na natureza, quando se esgotam os recursos, os seres daquele ambiente simplesmente morrem, deixam de existir. Esse papo é totalmente infundado, sem nenhuma base científica, e no entanto tem sempre gente papagaiando essa asneira. Quanto às favelas e casas de cohab no meio da mata, criadas na tua imaginação, por certo é conceito pré-existente e não formulados após a leitura da entrevista, pois o que o Ministro defende é exatamente o oposto. Releia!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo G. Hansen

    ± 9 dias

    ESSE MINISTRO CRITICA O MEIO AMBIENTE ANTERIOR, MAS FOI JUSTAMENTE O TRABALHO ANTERIOR QUE GEROU ESSES BILHÕES QUE ELE ENALTECEU EM MADRI! E AGORA QUER DESMATAR AS ÁREAS INDÍGENAS PARA CRIAR BOI, SOJA, CANA DE AÇUCAR, RETIRAR MINÉRIOS PARA POLUIR À VONTADE RIOS, MAR, TERRA E AR! TREMENDA CONTRADIÇÃO! JPHansen

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Quis dizer "religiosos ambientalistas"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Religiosos ambientalismos são um caso perdido. É doença terminal, não tem jeito não.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 9 dias

      dalby karke: Não tem, são manipulados facilmente por todos, acéfalos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      dalby karke

      ± 9 dias

      Essa doença tem cura? Como fazer um religioso ambientalista pensar com a razão?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]