Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mandato tampão

Roberto Cidade é eleito governador do Amazonas em votação indireta na Aleam

Em eleição indireta, Roberto Cidade (União Brasil) foi eleito governador do Amazonas.
Em eleição indireta, Roberto Cidade (União Brasil) foi eleito governador do Amazonas. (Foto: Arthur Castro/Governo do Amazonas)

Ouça este conteúdo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) elegeu nesta segunda-feira (4) Roberto Cidade (União Brasil) como novo governador do estado, tendo Serafim Corrêa (PSB) como vice. A escolha foi feita por votação indireta dos deputados estaduais, em sessão extraordinária.

Por ser presidente da Aleam, Cidade já exercia o governo do Amazonas interinamente desde o início de abril, após a renúncia simultânea do então governador Wilson Lima e do vice Tadeu de Souza. Lima e Souza deixaram os cargos dentro do prazo de desincompatibilização para disputar as eleições de 2026.

Como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, ele assumiu o comando do Executivo de forma provisória, conforme a linha sucessória prevista na Constituição estadual, até a realização da eleição indireta que o confirmou no cargo de forma efetiva nesta segunda-feira.

O novo governador assume o comando do estado em caráter tampão e permanecerá no cargo até janeiro de 2027.

A chapa formada por Cidade e Corrêa recebeu os 24 votos dos parlamentares, em decisão unânime e sem abstenções. A votação marca a primeira eleição indireta da história do Amazonas, realizada exclusivamente pelos deputados estaduais.

A posse está prevista para as 17h desta segunda-feira, no plenário da Aleam.

VEJA TAMBÉM:

Quatro chapas estavam na disputa:

  • Chapa 1: William Bittar (PSDB), governador, e João Ricardo (PL), vice;
  • Chapa 3: Cícero Alencar (Democracia Cristã), governador, e Roque Marinho (Democracia Cristã), vice;
  • Chapa 4: Sérgio Bezerra (Novo), governador, e Audriclea Viana (Novo), vice;
  • Chapa 5: Daniel Araújo (PT), governador, e Daiane Araújo (PT), vice.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.