• Carregando...
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.| Foto: Muhammad Mahdi Karim/GNU GPL 1.2

A partir deste sábado (3) o Ministério da Saúde inicia uma operação de emergência para tentar conter o avanço da dengue em todo o país, com o aumento do número de casos da doença em diversos estados.

O Centro de Operações de Emergência (COE) será instalado em Brasília, que já decretou estado de emergência contra a dengue, depois de registrar um aumento de 1.060% nos casos da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do centro é dar mais agilidade ao monitoramento e análise do cenário nacional e, assim, reforçar a assistência nos estados e municípios, inclusive no fornecimento de matéria-prima para as unidades básicas de saúde e hospitais.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade serão destinados R$ 140 milhões por mês para o combate à doença nos estados brasileiros. O Centro de Operações de Emergência vai integrar secretarias e áreas técnicas da pasta ao conselho de estados e municípios para agir com maior agilidade no enfrentamento à dengue, informou o ministério.

Até agora, decretaram estado de emergência o Acre, o Rio de Janeiro, Minas Gerais, alguns municípios de Goiás, e o Distrito Federal. O Paraná também vive uma situação crítica, com uma das maiores taxas de incidência da doença, mas ainda não decretou estado de emergência.

Neste ano, o Brasil já registrou 262.242 casos prováveis de dengue. Dados do painel de monitoramento de arboviroses do governo apontam 29 mortes pela doença neste ano e outros 173 casos seguem em investigação.

Ainda neste sábado a ministra da Saúde deve se reunir com prefeitos para discutir as ações integradas de combate à dengue, e na segunda-feira (5) está prevista uma nova reunião com governadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]