Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Secretário da ONU minimiza possibilidade de Trump esvaziar COP 30 no Brasil

António Guterres
António Guterres reconheceu que decisão de Trump gerou "alguma descrença", mas que confia na realização da conferência. (Foto: Laurent Gillieron/EFE)

Ouça este conteúdo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, minimizou nesta quarta (22) a possibilidade de que o anúncio do presidente Donald Trump de deixar o Acordo de Paris esvazie a COP 30, que será realizada em novembro em Belém.

Isso porque Trump assinou, entre outros atos, uma medida executiva que retira o país do acordo climático, retoma com força a produção de veículos automotores e reforça a prospecção de petróleo nos Estados Unidos. Guterres reconheceu que isso levou a “alguma descrença” no mundo em relação a ações contra as mudanças climáticas.

No entanto, afirmou que “é fundamental reafirmarmos o nosso objetivo de garantir que as temperaturas não subam mais que 1,5 °C em relação à época pré-industrial”.

VEJA TAMBÉM:

A jornalistas em Davos, onde participou de um painel no Fórum Econômico Mundial, Guterres disse que a ONU está “completamente empenhada” na realização da conferência climática no Brasil.

“Quero manifestar total apoio ao presidente Lula e ao Brasil na preparação da COP 30. As Nações Unidas estarão completamente empenhadas para ajudar a garantir o sucesso da COP 30, o que é essencial”, emendou.

A preocupação com um esvaziamento da COP 30 em Belém, em novembro, ficou clara no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o anúncio do embaixador André Corrêa de Lago como presidente do evento, nesta terça (21).

Ele reconheceu que os Estados Unidos “são um ator essencial” do cenário climático mundial, tanto pelo tamanho da economia como por serem “um dos maiores emissores”. “Não há a menor dúvida de que terá um impacto significativo na preparação da COP”, pontuou.

Avaliação semelhante a de Guterres em Davos, que afirmou que “é bom não esquecer o enorme dinamismo da economia americana”.

“E é bom não esquecer que hoje a ciência está do lado das economias verdes. E as energias renováveis são muito mais baratas do que as produzidas por fósseis”, emendou.

VEJA TAMBÉM:

Apesar de Trump ter assinado a ordem executiva para a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, o governador paraense Helder Barbalho (MDB-PA) disse que o convite a ele está mantido, e que o espera na conferência.

A COP 30 reunirá líderes mundiais, cientistas, empresários, ONGs e representantes da sociedade civil de mais de 190 países, com discussões voltadas para ações concretas contra as mudanças climáticas.

Entre os principais desafios estão alinhar compromissos entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, garantir financiamento climático e abordar os impactos socioeconômicos em populações vulneráveis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.