Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Washington

Secretário do Tesouro dos EUA recebeu Eduardo no mesmo dia que cancelou reunião com Haddad

Secretário do Tesouro dos EUA recebeu Eduardo no mesmo dia em que cancelou reunião com Haddad
Scott Bessent recebeu Eduardo em Washington no mesmo dia em que cancelou a reunião que teria com Haddad sobre o tarifaço. (Foto: EFE/Fernando Bizerra)

Ouça este conteúdo

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, recebeu o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) na última quarta-feira (13), em Washington. O encontro ocorreu no mesmo dia em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniria com o americano. No entanto, a reunião foi cancelada pelo secretário.

Nas redes sociais, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou uma foto ao lado do secretário e do jornalista Paulo Figueiredo. Eduardo disse ter conversado com Bessent sobre a relação entre Brasil e Estados Unidos.

“Na quarta-feira, 13 de agosto, tivemos uma excelente reunião com o secretário do Tesouro, Scott Bessent. Foi uma oportunidade única poder conversar sobre Brasil e Estados Unidos com alguém tão bem preparado. Obrigado pela receptividade e prestatividade. Que os laços de amizade entre Brasil e EUA se tornem ainda mais fortes”, disse o deputado no X.

Na segunda-feira (11), Haddad atribuiu o cancelamento do encontro à articulação feita por “forças de extrema direita” junto à Casa Branca. O ministro e o secretário conversariam por videoconferência para discutir o tarifaço de 50% imposto pelo presidente Donald Trump contra o Brasil.

“A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca teve conhecimento da minha fala […], agiu junto a alguns assessores e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, disse Haddad em entrevista à GloboNews.

No mesmo dia, Eduardo e Figueiredo negaram qualquer interferência política no cancelamento da reunião. “Haddad prefere culpar terceiros pela própria incompetência, enquanto Lula só fala besteira por aí e inflama a crise diplomática”, disseram.

Nesta tarde, Figueiredo afirmou que a reunião com o secretário foi “muito agradável”. “Tenho enorme admiração pelo Scott Bessent, o homem que está liderando o renascimento da economia americana, enquanto ajuda o Brasil de uma forma inestimável”, destacou o jornalista no X.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.