Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Segundo voo para resgatar brasileiros e parentes em Gaza decola nesta quinta

KC-30
Será o 11º voo de repatriação de brasileiros no território conflagrado entre Israel e o Hamas, com expectativa de resgatar 102 pessoas. (Foto: divulgação/FAB)

Ouça este conteúdo

O 11º voo de repatriação de brasileiros e parentes diretos que estão na região do conflito entre Israel e Gaza decola para o Egito ainda nesta quinta (7) da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Será o segundo voo para o resgate de pessoas no território palestino e aguardará a saída do grupo no Cairo, capital do Egito.

Segundo informações da Força Aérea Brasileira, a operação será realizada com um avião KC-30, que é o modelo militar do Airbus A330-200, e que levará também 11 toneladas de alimentos não perecíveis e assistência humanitária.

Ainda não há informações fechadas de quantas pessoas serão repatriadas neste voo. O Ministério das Relações Exteriores identificou 102 brasileiros e familiares próximos interessados no resgate da Faixa de Gaza.

VEJA TAMBÉM:

O voo decolaria do Rio às 9h, mas a previsão foi atualizada e só será realizada quando houver uma autorização concreta da saída dos cidadãos da cidade de Rafah, na fronteira de Gaza com o Egito.

Segundo informou o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, 85 brasileiros e familiares foram reunidos próximos à Rafah, e outras 17 pessoas estão em cidades próximas.

“Conseguimos concentrar 85 brasileiros e familiares próximos em Rafah, retirando-os dos teatros de operações mais intensos de Khan Younes, Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, e colocando-os muito próximos do passo de fronteira. Aguardamos apenas a autorização para a evacuação”, disse Candeas à CNN Brasil.

Desde o primeiro voo de resgate da Operação Voltando em Paz, o governo brasileiro fez a repatriação de pouco mais de 1,4 mil pessoas, entre cidadãos e parentes diretos. Esta segunda fase do resgate de Gaza ocorre quase três semanas depois do último voo realizado, também com pessoas que estavam no território palestino.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.