
Ouça este conteúdo
O 11º voo de repatriação de brasileiros e parentes diretos que estão na região do conflito entre Israel e Gaza decola para o Egito ainda nesta quinta (7) da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Será o segundo voo para o resgate de pessoas no território palestino e aguardará a saída do grupo no Cairo, capital do Egito.
Segundo informações da Força Aérea Brasileira, a operação será realizada com um avião KC-30, que é o modelo militar do Airbus A330-200, e que levará também 11 toneladas de alimentos não perecíveis e assistência humanitária.
Ainda não há informações fechadas de quantas pessoas serão repatriadas neste voo. O Ministério das Relações Exteriores identificou 102 brasileiros e familiares próximos interessados no resgate da Faixa de Gaza.
VEJA TAMBÉM:
O voo decolaria do Rio às 9h, mas a previsão foi atualizada e só será realizada quando houver uma autorização concreta da saída dos cidadãos da cidade de Rafah, na fronteira de Gaza com o Egito.
Segundo informou o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, 85 brasileiros e familiares foram reunidos próximos à Rafah, e outras 17 pessoas estão em cidades próximas.
“Conseguimos concentrar 85 brasileiros e familiares próximos em Rafah, retirando-os dos teatros de operações mais intensos de Khan Younes, Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, e colocando-os muito próximos do passo de fronteira. Aguardamos apenas a autorização para a evacuação”, disse Candeas à CNN Brasil.
Desde o primeiro voo de resgate da Operação Voltando em Paz, o governo brasileiro fez a repatriação de pouco mais de 1,4 mil pessoas, entre cidadãos e parentes diretos. Esta segunda fase do resgate de Gaza ocorre quase três semanas depois do último voo realizado, também com pessoas que estavam no território palestino.







