• Carregando...
Resgate de brasileiros
Voo de repatriação com 214 brasileiros deve pousar no Rio de Janeiro na madrugada desta quinta (12).| Foto: divulgação/Secom

O segundo voo da operação de resgate a brasileiros em Israel decolou no começo da tarde desta quarta (11) do aeroporto de Tel Aviv com 214 pessoas. A decolagem ocorreu por volta das 12h30 (horário de Brasília) com destino à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com pouso previsto para às 3h de quinta (12).

O grupo tem, ainda, cinco bebês e quatro animais de estimação – três gatos e um cachorro – em um avião KC-30 (Airbus A330-200). O resgate faz parte da operação Voltando em Paz, mobilizada desde o final de semana pelo governo com a Força Aérea Brasileira (FAB) e que terá, ao todo, seis voos até domingo (15), com a expectativa de trazer 900 brasileiros de volta.

Este é o segundo voo de repatriação de brasileiros, que teve na última madrugada a chegada do primeiro grupo com 211 pessoas em Brasília. Um terceiro voo já está em Roma, onde faz uma escala técnica, aguardando a autorização do governo israelense para voar a Tel Aviv.

A partida deste segundo voo do aeroporto israelense ocorreu pouco depois de sirenes soarem pela capital em alerta para possíveis ataques do Hamas. O exército do país empreendeu um contra-ataque severo a Gaza neste quinto dia de conflito, e prepara uma incursão por terra no território.

De acordo com o governo brasileiro, há cerca de 2,7 mil brasileiros registrados para a repatriação ou para receberem orientações. Destes, pelo menos 30 estão em Gaza ainda sem uma perspectiva de resgate, por conta das condições de segurança na região.

A saída para estas pessoas é através da fronteira Sul da Faixa de Gaza com o Egito, que está fechada após a cidade de Rafah ter sido bombardeada durante a madrugada. O governo informou que o governo egípcio já se comprometeu a auxiliar na saída dos brasileiros da região, mas que depende de uma diminuição da ofensiva israelense.

Desde o início dos conflitos, no sábado (7), mais de 2,2 mil pessoas morreram, sendo 1,2 mil em Israel e pouco mais de 1 mil em Gaza. Entre elas dois brasileiros, os jovens Ranani Glazer, de 23 anos, e Bruna Valeanu, de 24, que estavam em um festival de música eletrônica que foi um dos primeiros locais atacados pelo Hamas durante a ofensiva contra o território israelense.

Ainda há uma brasileira desaparecida, e sem pistas de onde poderia estar. Também na mesma coletiva, o Itamaraty confirmou que recebeu a informação do exército israelense de que há brasileiros entre os reféns do Hamas, mas que ainda busca informações e mais detalhes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]