Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Risco de veto

Sem clima no Senado, Ciro Nogueira propõe novo texto para PEC da Imunidade

Ciro Nogueira propõe novo texto para PEC da Imunidade. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI), tem uma ideia para salvar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Imunidade no Senado Federal. Para o parlamentar, a solução seria limitar a proteção de parlamentares de investigações da Suprema Corte apenas para crimes de opinião.

“Isso fortalece o Parlamento, a democracia e a liberdade de expressão. Democracias fortes são as que têm Parlamentos fortes. Nada mais da essência do Parlamento do que a livre manifestação do pensamento, seja qual for a orientação política”, escreveu o parlamentar em sua conta no X.

VEJA TAMBÉM:

A PEC 3/21, que restringe investigações e prisões de parlamentares, também chamada de “PEC da Blindagem” ou “PEC das Prerrogativas”, foi aprovada em dois turnos pelos deputados no dia 16. Nesta semana, a PEC vai à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde o presidente e o relator da matéria já declararam ser contrários à proposta.

Entre outros pontos, a PEC exige que a abertura de qualquer ação penal contra um parlamentar pelo STF seja previamente autorizada pela Câmara ou pelo Senado. Na prática, a Polícia Federal poderá investigar e a Procuradoria-Geral da República poderá denunciar, mas, se o Legislativo impedir a abertura da ação penal, o STF ficaria de mãos amarradas para levar o processo adiante e julgar o parlamentar.

O mecanismo pode beneficiar diretamente parlamentares já investigados no STF. Entre eles estão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro; Elmar Nascimento (União-BA), Júnior Mano (PSB-CE) e o líder do governo, José Guimarães (PT-CE).

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.