Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Viagem da primeira-dama

Sem Lula, Janja aproveita cinco dias de agenda histórica e cultural na Rússia

Sem Lula, Janja aproveita cinco dias de agenda “histórica e cultural” na Rússia
Sem Lula, Janja aproveita cinco dias de agenda histórica e cultural na Rússia. (Foto: Ricado Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

Durante cinco dias, até o próximo dia 8, a primeira-dama Janja Lula da Silva visitará locais históricos e culturais da Rússia. Ela integra a comitiva que acompanhará a cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial. Entre os passeios que ela fará antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país estão a visita a teatros, museus e catedrais.

Em publicação sobre a agenda de Janja, o governo brasileiro afirma que a primeira-dama também promoverá a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que ela tem promovido desde que foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20. Entre os compromissos que envolvem a Aliança Global, Janja deve participar de um evento na Universidade Higher School of Economics (HSE). 

 O governo brasileiro também afirma que Janja terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira. 

Além disso, a convite do governo russo, a primeira-dama tem na agenda visitas ao Teatro Bolshoi, ao Kremlin (sede do governo russo) de Moscou, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial. 

A agenda de Janja contempla ainda uma visita à cidade de São Petersburgo, capital cultural da Rússia, onde ela deve se encontrar com professores e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petersburgo, além de visitar o Teatro Mariinsky, uma das principais companhias de balé da Rússia, onde irá assistir o balé “Lago dos Cisnes”.

VEJA TAMBÉM:

Divulgação de agenda ocorre após críticas e questionamentos 

Não é a primeira vez que a primeira-dama viaja antes de Lula: em março, ela chegou antes ao Japão, onde acompanhou o presidente em compromissos oficiais. Em outras oportunidades, Janja ainda fez viagens internacionais sozinha, como ocorreu durante as Olimpíadas de 2024 em Paris. Na oportunidade, apesar de ter sido oficialmente escalada para representar o Brasil, os dados sobre a agenda da primeira-dama só foram divulgados após a chegada dela na França.

As viagens de Janja têm sido alvo de críticas da oposição e de questionamentos sobre os custos e a necessidade de sua presença em determinadas agendas. A divulgação de detalhes sobre a agenda da primeira-dama na Rússia ocorre após um parecer da Advocacia Geral da União (AGU) emitido em abril prever, além da publicação dos compromissos, a prestação de contas sobre as viagens e ainda a criação de um cargo não remunerado para Janja no Palácio do Planalto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros