Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pai de Jhonathan de Jesus

Mecias de Jesus renuncia ao Senado para assumir vaga no TCE de Roraima

Roberta Acioly assumirá no lugar de Mecias de Jesus. Tribunais de contas atraíram partidos após de envolvimento do TCU no caso Master.
Roberta Acioly assumirá no lugar de Mecias de Jesus. Tribunais de contas atraíram partidos após de envolvimento do TCU no caso Master. (Foto: Andressa Anholete/Senado Federal)

Ouça este conteúdo

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) renunciará ao mandato nesta quarta-feira (11) para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR). Em seu lugar entrará a suplente Roberta Acioly (Republicanos-RR). A enfermeira e cirurgiã-dentista nasceu em Santo André (SP), mas construiu sua carreira política em Roraima.

O senador é um dos que apoiam o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. "O Senado não pode se calar quando um Poder ultrapassa seus limites. Faço isso com responsabilidade e coragem, como sempre fiz", justificou o parlamentar. Ele é pai do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus, que cuida da fiscalização sobre a liquidação do Banco Master pelo Banco Central (BC).

VEJA TAMBÉM:

Primeira suplente de Mecias, Roberta Acioly herdará vaga após renúncia. Primeira suplente de Mecias, Roberta Acioly herdará vaga após renúncia. (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

Em nível nacional, o TCU ampliou seu protagonismo com o caso Master. A Corte ainda analisa um pedido de afastamento do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, e uma representação que aponta abusos do STF na condução de inquéritos.

A aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz transformou esse protagonismo em um interesse, por parte dos partidos, em incluir um de seus nomes no TCU. Enquanto o PT articula o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a indicação do deputado federal Odair Cunha (PT-MG), o PL deve apoiar o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ). Já o Novo anunciou a deputada federal Adriana Ventura (SP) como candidata à vaga.

O órgão, porém, pode ganhar ainda mais interesse por conta da possibilidade de aposentadoria antecipada do ministro Augusto Nardes, segundo informaram interlocutores à CNN Brasil.

Apesar do nome, os tribunais de contas não pertencem ao Poder Judiciário, sendo órgãos autônomos. Eles possuem poder para suspender contratações e afastar servidores, uma vez que exercem o controle externo das instituições, especialmente nas áreas fiscal e contábil.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.