• Carregando...
Senador Carlos Viana, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, chefia uma comitiva de parlamentares brasileiros em Israel.
Senador Carlos Viana, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, chefia uma comitiva de parlamentares brasileiros em Israel.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Carlos Viana (Podemos-MG) se reuniu com a família do brasileiro que está desaparecido desde 7 de outubro, quando iniciou a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8), após o parlamentar postar um vídeo com familiares do brasileiro-israelense, Michel Nisenbaum.

No vídeo, a filha de Michel conta que ele sumiu no dia do ataque, e que recebeu um contato do governo de Israel de que o brasileiro possivelmente seja refém do grupo terrorista, em Gaza. “Ele estava na base militar com uma das filhas no momento em que começou a tocar a sirene, no dia do ataque, e desde então não temos mais notícias dele. Não sabemos se está vivo, morto ou machucado. Queremos ajuda de todos para trazê-lo para casa”, disse.

O brasileiro Michel tem 59 anos, trabalha com um comércio e desde os 13 anos vive em Israel. A mãe dele senhora Mariela, explicou que o filho toma remédios controlados e têm doenças crônicas. “Ele tem diabetes e doença de crohn. Ele precisa tomar os medicamentos e, infelizmente, a Cruz Vermelha não tem acesso aos reféns do Hamas”, disse.

O senador Viana cobrou uma ação do governo federal, para que realizem um esforço pela libertação do brasileiro. “Assim como o governo brasileiro se preocupou tanto em repatriar nossos irmãos que estavam em Gaza, deveria também se preocupar com esse brasileiro que pode estar nas mãos dos terroristas”, disse Viana.

Como presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, Viana chefia uma comitiva de parlamentares brasileiros que está em Israel desde a última quarta-feira (6). Os parlamentares já tiveram reuniões com congressistas israelenses, com o alto comando dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e se reuniram com famílias que têm entes queridos sequestrados pelo Hamas.

O brasileiro que segue desaparecido é Michel Nisenbaum, que vive há mais de 45 anos em Israel, trabalha com computação e tinha recém-começado a atuar como guia turístico, antes de desaparecer no dia 7 de outubro. Ele é pai de duas filhas, tem quatro netos, com um quinto previsto para o próximo ano.

Na última quinta-feira (30), o governo brasileiro confirmou a presença do brasileiro-israelense entre os reféns mantidos pelo grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani, sobre a possível libertação de Michel, que poderia acontecer "nos próximos dias".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]