• Carregando...
A atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, faz parte da corrente majoritária que defende a tese “Lula Livre para mudar o Brasil”.
A atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, faz parte da corrente majoritária que defende a tese “Lula Livre para mudar o Brasil”.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Da necessidade de uma união progressista para combater o “retrocesso histórico” do governo Bolsonaro à articulação do “Socialismo Petista”. A tese “Lula Livre para mudar o Brasil” – até o momento – saiu vencedora das eleições internas petistas realizadas no último domingo (8). A vitória só é declarada depois da realização do 7º Congresso Nacional do partido, no qual o tema é discutido e a tese pode sofrer alterações.

O texto foi defendido pela corrente majoritária do PT, “Construindo um Novo Brasil” (CNB), da qual a atual presidente da legenda, a deputada federal Gleisi Hoffmann, faz parte. Até a última quarta (11), 87,6% das urnas tinham sido apuradas e a chapa contava com 52,9% dos votos válidos.

“Socialismo Petista”

“O nosso Programa Democrático Popular se articula do ponto de vista estratégico com o projeto histórico do Socialismo Democrático, o “Socialismo Petista”, reafirmado ao longo de toda a trajetória do PT”, diz a tese sobre o objetivo de construir com o apoio das maiorias populares uma “sociedade livre, plural e solidária”.

O plano defende a criação de uma plataforma de medidas emergenciais que consiga desenvolver o país. Focando em reformas do Estado, política, tributária (com tributos as grandes fortunas, por exemplo), entre outras. “De um lado, é preciso barrar as políticas regressivas da extrema direita. De outro, é preciso propor ao país uma alternativa progressista consistente ao desastre civilizatório que é o governo Bolsonaro, e trabalhar para que ela alcance o mais amplo respaldo social e político”, diz o texto.

Críticas ao governo Bolsonaro, país “coadjuvante agachado e fanfarrão”

A tese defende que nos primeiros meses o governo de Jair Bolsonaro já causou “enormes prejuízos ao Brasil” e seus “efeitos são desastrosos”. Comenta também a situação econômica interna em que as pessoas sofrem com a “prolongada paralisia econômica e da absoluta omissão do governo frente a ela”. Além do “irresponsável desmonte das políticas sociais”. Quadro considerado agravado “por uma reforma da previdência elitista e excludente que penaliza o andar de baixo da sociedade para beneficiar o capital financeiro”.

Com relação à política externa feita por Bolsonaro, a tese petista ressalta que  “desde o fim da ditadura militar o Brasil não tinha uma imagem tão negativa no mundo”. E “todo o prestígio acumulado” no governo Lula está sendo “jogado fora pelo governo Bolsonaro”.

“O país deixou de ser um admirado protagonista para tornar-se um coadjuvante agachado e fanfarrão”, diz o texto. Além disso os choques do presidente com as instituições como STF, universidades, imprensa, centrais sindicais são citados como uma forma de “descompromisso do governo com as instituições democráticas”.

“Lula Livre” 

A defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também faz parte da pauta. É considerada “crucial para a recuperação da plena democracia no país”. Mas pode ser justamente o que impede a união com outros partidos de esquerda e de centro.

As mensagens atribuídas ao ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato divulgadas pelo site The Intercept são o argumento para sustentar que a condenação de Lula foi uma fraude e defender o afastamento de Moro e do coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol.

“Hoje, não resta a menor dúvida de que o golpe dado na Presidenta Dilma, a prisão política de Lula e a eleição de Bolsonaro fazem parte do mesmo projeto autoritário e antipopular que a Lava Jato, tal como uma Organização Criminosa, contribuiu decisivamente para implantar no país”, diz a tese.

União de "forças progressistas" 

A proposta petista é construir uma unidade forças progressistas no parlamento e na sociedade. “A atuação conjunta das bancadas de esquerda e centro-esquerda na Câmara e no Senado é muito importante, ainda que não seja suficiente para enfrentar o rolo compressor do Governo, com seus aparatos de poder e escandaloso fisiologismo”.

Essa união envolve, além dos parlamentares, governadores, outros setores da esquerda e “até com personalidades e setores de centro”. Também a preparação para as eleições municipais de 2020, um dos objetivos centrais. A defesa dos direitos das minorias, como negros, mulheres e a população LGBT também faz parte da tese.

Defesa do fortalecimento do Foro de São Paulo

No cenário internacional, o texto cita as consequências da crise de 2008 e a guerra comercial entre Estados Unidas e China, que pode “conduzir a economia global a uma nova recessão”. A corrente majoritária pretende aprofundar as relações do PT com “forças político-partidárias no mundo que se opõem ao ideário neoliberal e da extrema direita”. Defende o fortalecimento do Foro de São Paulo como instrumento de articulação entre os partidos de esquerda e progressistas.

“Mas os interesses do grande capital e as pretensões de poder unilateral dos EUA, em um contexto de desaceleração econômica mundial, conduziram a uma profunda contra-ofensiva da direita, levando à crise interna e ameaça de invasão imperialista na Venezuela, desestabilização das democracias do continente, golpes de Estado no Brasil, Paraguai e Honduras, derrota dos progressistas na Argentina.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]