Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidência da República

Sóstenes diz que decisão sobre candidatura de Flávio Bolsonaro está consolidada no PL

O senador Flávio Bolsonaro é o pré-candidato do PL a presidente da República
O senador Flávio Bolsonaro é o pré-candidato do PL a presidente da República (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que a decisão da legenda sobre a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro a presidente está consolidada e não há espaço para recuo dentro da sigla. A declaração foi dada nesta segunda-feira (15) em um evento do partido.

“O Flávio já está decidido. Não tem volta. O partido já abraçou isso como um fato político”, afirmou Sóstenes durante almoço com jornalistas, em Brasília. De acordo com o deputado, apenas o próprio Flávio ou o ex-presidente Jair Bolsonaro poderiam eventualmente rever a decisão. “Só eles dois podem voltar atrás, se quiserem. Fora isso, não existe essa hipótese”, disse o líder do PL nesta segunda-feira (15).

O parlamentar reforçou que o PL trabalha com esse cenário como definitivo e que não há discussões internas sobre alternativas. Para ele, o partido precisa lidar agora com os desdobramentos políticos da escolha, especialmente nos estados onde a disputa ao Senado ficará aberta.

VEJA TAMBÉM:

Líder do PL diz que Bolsonaro pediu sua candidatura ao Senado

Sóstenes confirmou que seu nome passou a ser cogitado para uma eventual disputa ao Senado pelo Rio de Janeiro, mas disse não ter entusiasmo pessoal pela candidatura. Segundo ele, a prioridade segue sendo a reeleição para a Câmara, embora reconheça que o cenário no estado é “totalmente aberto”.

“O Senado, para ser bem sincero, não me enche os olhos. Eu prefiro ficar na Câmara. Mas, se o partido entender que é uma missão necessária, especialmente a pedido do [ex-]presidente Bolsonaro, eu não vou me negar”, afirmou.

O deputado relatou que Bolsonaro já pediu, em mais de uma ocasião, que ele colocasse o nome à disposição. Ao mesmo tempo, destacou que ainda há indefinições importantes, como a possibilidade de o governador Cláudio Castro não disputar o Senado. “Se isso acontecer, o cenário muda completamente. Podem ficar duas vagas em aberto”, disse.

Segundo Sóstenes, nenhuma decisão será tomada de forma individual. “Uma candidatura majoritária não passa só pelo PL. Precisa conversar com outros partidos, com o grupo político do Rio. Isso tudo ainda está em avaliação”, afirmou.

Ramagem não cogita renunciar ao mandato neste momento, diz líder do PL

O líder do PL também falou sobre a situação do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), alvo de decisões do STF e que atualmente está nos Estados Unidos. Segundo Sóstenes, Ramagem não cogita renunciar ao mandato neste momento.

“Ele não considera renunciar neste ano. Existe, sim, a possibilidade de uma renúncia no ano que vem”, afirmou. De acordo com o deputado, a decisão está relacionada ao andamento de um pedido de asilo político nos Estados Unidos, o que torna estratégica a manutenção do mandato no curto prazo.

Sóstenes criticou a tentativa de acelerar a perda de mandato do parlamentar, sem seguir o rito tradicional da Câmara. “O correto seria respeitar o trâmite normal, passar pela CCJ. Levar direto ao plenário não é correto com nenhum parlamentar”, disse. Para ele, dar tempo a Ramagem permitiria que o próprio deputado tomasse a decisão sobre o futuro político “com a situação pessoal resolvida”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.