Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Placar indicava iminente aprovação

STF interrompe julgamento sobre presença de crianças em paradas gay

Nunes Marques dá 5 dias para PGR e AGU se manifestarem sobre reativação do X
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, que pediu vista para julgamento polêmico envolvendo participação de crianças em eventos LGBTQIA+ (Foto: Carlos Moura/STF)

Ouça este conteúdo

O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que discutia a constitucionalidade de uma lei estadual do Amazonas, que proíbe crianças e adolescentes de participarem de paradas LGBTQIA+, foi suspenso nesta sexta-feira (8) após um pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques.

A decisão interrompe temporariamente o processo que estava sendo conduzido em formato virtual e já contava com quatro votos favoráveis à derrubada da norma — dos ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Com mais dois dos sete votos faltantes, o tribunal aprovaria integramente a participação de crianças em paradas gay, por exemplo.

O relator, ministro Gilmar Mendes, havia sustentado que a lei do Amazonas representa um “instrumento de exclusão social”, por cercear “o próprio pluralismo que orienta nosso texto constitucional”. Além disso, considerou que ela invade competência legislativa da União e reforça estigmas discriminatórios.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.