Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ex-presidente

STF mantém prisão de Fernando Collor por 6 a 4

STF mantém prisão de Fernando Collor por 6 a 4
Ex-presidente Fernando Collor de Mello foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão. (Foto: Alan Santos/PR)

Ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor por 6 votos a 4. O referendo da ordem expedida pelo ministro Alexandre de Moraes foi concluído na noite desta segunda-feira (28) no plenário virtual.

Em 2023, Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo a BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras, e a UTC Engenharia. O caso era investigado em um desdobramento da Operação Lava Jato.

O voto de Moraes, pela rejeição dos recursos de Collor e manutenção da prisão, foi acompanhado por Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

VEJA TAMBÉM:

O ministro André Mendonça abriu a divergência e defendeu que o ex-presidente fosse solto. Acompanharam o entendimento de Mendonça: Gilmar Mendes, Nunes Marques e Luiz Fux.

O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido, pois já atuou como advogado em processos da Lava Jato. Collor está preso desde a última sexta (25) em uma ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveria, em Maceió (AL).

A defesa pediu a transferência do ex-presidente, que tem 75 anos, para a prisão domiciliar em virtude comorbidades graves como doença de Parkinson, apneia do sono e transtorno afetivo bipolar. Nesta segunda (28), Moraes pediu aos advogados que apresentem os documentos médicos necessários para justificar a mudança.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.