Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recurso da PGR

STF retoma julgamento contra Alckmin por suposto caixa dois

STF retoma julgamento contra Alckmin por suposto caixa dois
Alckmin nega qualquer irregularidade em sua campanha para o governo de São Paulo em 2014. (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar, no dia 28 de fevereiro, o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) para reverter o arquivamento de uma ação contra o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) por suposta improbidade administrativa.

Em outubro de 2024, o ministro Dias Toffoli, relator do caso na Corte, arquivou o processo que investigava supostos repasses da Odebrecht (atual Novonor), no valor de R$ 8,3 milhões, por meio de caixa dois para a campanha de Alckmin ao governo de São Paulo em 2014, quando foi reeleito.

O vice-presidente nega qualquer irregularidade. A ação foi protocolada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e o caso tramitava na 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo.

VEJA TAMBÉM:

Toffoli argumentou que as provas utilizadas no processo eram ilegais, pois tinham como base o acordo de leniência da Odebrecht. O STF anulou todas as provas obtidas em sistemas Drousys e My Web Day B da empreiteira em todas as esferas do Judiciário.

O recurso é analisado na Segunda Turma do STF, mas o julgamento havia sido interrompido por um pedido de vista (mais tempo para análise) apresentado pelo ministro Gilmar Mendes.

Agora, o colegiado julgará o tema no plenário virtual entre os dias 28 de fevereiro e 11 de março. A Segunda Turma é formada pelos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Nunes Marques e André Mendonça.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.