• Carregando...
Dias Toffoli
O presidente STF, Dias Toffoli, aparece na planilha da Odebrecht. Mas circunstâncias ainda não estão claras. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil| Foto: Agência Brasil

O empreiteiro Marcelo Odebrecht entregou à Polícia Federal (PF) um documento no qual explica a identidade de alguns codinomes citados em e-mails apreendidos em seu computador. No material enviado à Lava Jato de Curitiba, ele diz que o "amigo do amigo do meu pai" é o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Marcelo Odebrecht, contudo, não acusou o ministro de participação no esquema de corrução revelado pela Lava Jato.

O codinome foi citado em um e-mail de 13 de julho de 2007 enviado por Marcelo Odebrecht aos executivos da empreiteira Adriano Maia e Irineu Meireles para tratar sobre questões referentes a hidrelétricas no Rio Madeira, na Região Norte, com a Advocacia-Geral da União (AGU). À época, Toffoli era advogado-geral da União no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

LEIA TAMBÉM: Perícia da PF indica repasses de R$ 1,5 milhão da Odebrecht a Rodrigo Maia e seu pai

"Amigo do amigo de meu pai se refere a José Antônio Dias Toffoli. A natureza e o conteúdo dessas tratativas, porém, só podem ser devidamente esclarecidos por Adriano Maia, que as conduziu", diz o documento enviado por Marcelo Odebrecht. O pai de Marcelo, por sua vez, é Emílio Odebrecht, empreiteiro que tinha proximidade com Lula. O ex-presidente petista, nas planilhas de codinome da empreiteira, era chamado de "amigo de meu pai".

Procurado pela reportagem, o ministro Dias Toffoli não se manifestou.

FIQUE POR DENTRO: ‘Insatisfeita’ com sentença, Lava Jato quer aumentar pena de Lula no caso do sítio de Atibaia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]